Aventureiros, tem paredão de escalada indoor em São Paulo!

3

Pode ser pra treinar porque você curte viagens mais aventureiras que envolvam escalada ou apenas como um passatempo na capital paulista – esse foi o meu caso. Mas quero compartilhar que Sampa tem um espaço chamado Casa de Pedra, no bairro Perdizes, que dá pra você passar uma tarde fazendo exercícios e se aventurando por lá.

A parte legal para amadores tipo eu é que você consegue escalar até uma altura legal já na sua primeira vez lá (uns 8 metros), porém com total segurança. Gente, muito maneiro conseguir chegar lá no teto! Meu conselho é não olhar pro chão e focar no seu objetivo. Se você olhar pra baixo, vai ter uma noção da altura que está subindo, e aí ferrou!!! Rsrs…

escalada sao paulo-2
Foto: Rafael Leick, blog The Way Travel

Assim que você chega, deve se preparar com as roupas e equipamentos adequados (eles alugam na recepção o que você não tiver). Vá com roupas bem confortáveis, tipo calça legging (evite bermudas que prendam o movimento). Alguns acessórios indispensáveis são a cadeirinha, que é tipo um cinto que você veste, com regulagens na perna e na cintura, e que te prende à corda; os freios, que suavizam o peso do escalador evitando quedas abruptas; a corda, que também é uma espécie de amortecedor; um saco para magnésio, que fica preso à nossa cintura e serve pra secar as mãos e dar mais aderência durante a escalada (sim, tem hora que dá um suadouro!); e sapatilhas, que devem estar bem justas no pé pra dar mais firmeza na hora da atividade.

escalada sao paulo
Foto: Rafael Leick, blog The Way Travel

A Casa de Pedra oferece diferentes tipos de escalada: Top Rope (foi a que eu fiz!!!), a mais segura para iniciantes e não dá margem para queda e com mais de 32 paredes pra você testar suas habilidades em diferentes inclinações e graus de dificuldade; a Escalada Guiada, mais desafiador e que representa fielmente um ambiente natural, mas que dá margem para pequenas quedas, e por isso serve para escaladores de nível intermediário ou avançado; e Boulder, uma escalada em pequenos blocos na natureza com paredes pequenas de até 4 metros, mais direcionada para treinos longos.

Algumas dicas para quem está indo apenas se aventurar por diversão igual eu fiz:

  • não é preciso agendar ou marcar aula, é só chegar e receber as primeiras instruções.
  • boa notícia para os viajantes solo: apesar da escalada ser realizada sempre em duplas, você não precisa vir necessariamente com um amigo, os instrutores ajudam a encontrar um parceiro.
  • escalar não é difícil! Tenha força no muque. Direcionar bem o quadril também fez uma boa diferença pra mim. Bata um papo com os instrutores sobre as melhores dicas pra chegar no topo.
  • Se cansou de escalar parede e quer dar um tempinho pro seu braço, lá tem até slackline pra você não ficar parado!

escalada sao paulo-3

A Casa de Pedra tem vários planos (até anual!), mas eu fiz o que eles chamam de degustação, custa R$179 por pessoa e você pode ficar lá até um dia inteiro por esse valor. Funciona de segunda a sexta-feira das 9h às 23h e sábados, domingos e feriados das 14h às 20h.

E se você se empolhar depois da sua primeira experiência e quiser seguir treinando para fazer uma viagem mais, assim, aventureira, olha só essa lista da Casa de Pedra com vários muros para escalada esportiva espalhados pelo Brasil!

Carla Boechat é jornalista, mestranda, curiosa que só, carioca da clara, inquieta e turista por vocação - e criação. Sempre com a mochila e um sorriso prontos, aposta que toda estrada pode esconder uma dica em potencial. E aqui é assim: se ela foi e gostou, virou post!

Discussion3 Comentários

  1. S o lugar j impressionante, e praticando o canionismo fica ainda mais! Onde nesse, os mais aventureiros tem a oportunidade de passar por lugares de mais dif cil acesso, por dentro de cachoeiras e c nions, atrav s das t cnicas verticais, com rapel..

Leave A Reply