Barra da Tijuca {e arredores}: o novo destino queridinho do Rio

1

Nesse mês em que estive no Brasil, arrumei um tempinho pra aceitar um convite pra passar uns dias no Rio de Janeiro, em especial na Barra da Tijuca e arredores. Sou frequentadora da Barra há muitos anos, pois tenho uma tia que morava lá e eu sempre visitava, além de vários amigos. E, olha, como essa região evoluiu, cresceu e está charmosa! Tô pra te falar que fiquei encantada.

Barra da Tijuca é uma região administrativa da Zona Oeste do Rio de Janeiro, que engloba os bairros Barra da Tijuca, Camorim, Grumari, Itanhangá, Joá, Recreio dos Bandeirantes, Vargem Grande e Vargem Pequena.

Eu trabalhei nas Olimpíadas 2016 e vi de perto as mudanças (muito positivas) que esse evento trouxe pro Rio de Janeiro. O transporte público melhorou com o VLT, o BRT e a extensão do metrô até o Jardim Oceânico. A Zona Portuária ganhou vida nova com o Boulevard Olímpico e seus museus, grafites, aquário, food trucks.

E a região da Barra da Tijuca… Uau! Ali teve um boom.

Na Zona Oeste agora você encontra hotéis de luxo por preço melhor que muitos com menos estrelas da Zona Sul. Que tal se hospedar num 5 estrelas de frente pra praia com quartos a partir de 400 reais (para duas pessoas, com café da manhã, serviço de praia, piscina e bem mais)? Quem conhece o Rio sabe que esse preço é uma pechincha! O próprio Riq Freire (o mago dos blogs de viagens do Brasil!) afirma que a Barra da Tijuca é o destino de praia com o melhor custo x benefício de todo o Brasil.

Hotel Grand Mercure Riocentro

Sim, essa é uma região para não apenas estar de olho, mas pra ir ver de perto e não perder nenhum detalhe. Chegar à Zona Oeste ficou mais fácil com a extensão do metrô até o Jardim Oceânico (e agora nem precisa mais fazer baldeação em Ipanema!) e com o BRT. O Uber e a versão mais recente Cabify baratearam os deslocamentos pela cidade. Se você acha que na Barra tudo é longe, saiba que muitos hotéis oferecem transfer gratuito até a praia ou shopping mais próximos.

Aliás, vamos dar nomes aos bois e parar de chamar tudo de Barra da Tijuca? Poxa, tem cada cantinho por ali guardando segredos tão especiais que quero nomeá-los de acordo aqui.

O Recreio com sua linda Pedra do Pontal e os requintados quiosques na praia. Vargens Grande e Pequena, com seus sítios e tradicionais restaurantes, onde você pode se sentar à mesa com o dono, dividir uma gelada pós praia e experimentar o melhor pastel de camarão ou de siri da vida. Guaratiba com sua natureza que te faz sentir em uma cidade do interior, como se tivesse parado no tempo e voltasse ao Rio de 50 anos atrás quando a Zona Oeste quase não tinha construções.

Quer mais uma dica pra se sentir no interior em meio à loucura da cidade grande? Pegue um barquinho e atravesse pra Ilha da Gigoia.

E tem bem mais. Grumari, Macumba, Prainha, Abricó, Joatinga, Pepê, Secreto, Perigoso. Conhece todas essas praias? Cara, sério. Sou uma apaixonada de carteirinha pelo posto 12 (Leblon), mas preciso confessar que as melhores praias do Rio estão do lado de cá. Sem disputa por seu espaço na areia, mais seguras, muitas vezes mais limpas. Duvido você olhar pra aquele mar azul e não se apaixonar.

E os impecáveis jardins do sítio Burle Marx? O maior museu de arte popular do Brasil na Casa do Pontal? A Maxi Cana, alambique aberto a visitação que produz o destilado mais puro do mundo?

E, ao final do dia, retornar para seu hotel com vista pra praia, relaxar em sua piscina na cobertura, jantar nos seus restaurantes de culinária louvável. Tive a honra de conhecer e me hospedar em 2 hotéis 5 estrelas, o Hilton Barra e o Grand Mercure Riocentro, e no 4 estrelas Blue Tree Premium Design. Todos luxuosíssimos, com destaque para a arquitetura desse último, cuja fachada é uma das mais bonitas do Rio.

Piscina na cobertura do Hilton Barra

Sim, a Zona Oeste é o novo destino de fim-de-semana dos cariocas e está sendo cada vez mais descoberta pelos turistas que vêm pra Cidade Maravilhosa. Se depois de tudo isso que eu te contei, você ainda não se convenceu, espere pelos posts que estão por vir aí. Você não vai acreditar em tudo que essa região guarda com tanto amor <3

Pesquise aqui os preços dos melhores hotéis do Rio de Janeiro!

Atenção, leitor, fiz esta viagem maravilhosa a convite da Associação de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro e do Rio Convention & Visitors Bureau.

Quer mais dicas do que fazer no Rio? Você não pode deixar de ler:

77 dicas do que fazer no Rio de Janeiro – pra ninguém ficar em casa

Um dia em Santa Teresa: roteiro do que fazer no bairro

Guia de Botafogo: 5 restaurantes estrelados do bairro

Onde se hospedar no Rio – bairro a bairro

Carla Boechat é jornalista, mestranda, curiosa que só, carioca da clara, inquieta e turista por vocação - e criação. Sempre com a mochila e um sorriso prontos, aposta que toda estrada pode esconder uma dica em potencial. E aqui é assim: se ela foi e gostou, virou post!

Discussion1 Comentário

  1. Pingback: Onde ficar na Barra da Tijuca: no sofisticado Grand Mercure Riocentro | Fui, gostei, contei | por Carla Boechat

Leave A Reply