Café do alto: café da manhã nordestino que vale por um almoço em Santa Teresa, Rio

0

U-a-u! Não dava para começar esse post com outra expressão. No início do ano estive no Café do Alto, no bairro de Santa Teresa, no Rio, para conhecer o famoso café da manhã nordestino do lugar (também há  uma unidade do restaurante no Leblon!), e fiquei pasma com a fartura e autenticidade de lá. O climinha aconchegante, somado às músicas típicas, decoração super cuidadosa. atendimento simpático e delícias nordestinas sem fim, me fizeram sair de lá, além de satisfeitississississíma, mais apaixonada pela culinária do Nordeste.

aDSC_0913

Funciona assim: você pode optar pelo café da manhã all inclusive (onde se come e se bebe à vontade) ou o a la carte (com um cardápio especial, onde você vai direto ao ponto e experimenta alguma iguaria específica, as opções são muitas e você pode ver no site deles). Eu fui de all inclusive mesmo! E praticamente almocei lá. A organização da mesa também é  uma graça, e a cafeteira antiguinha dá um charme à refeição.

aDSC_0936

aDSC_0941

aDSC_0955

aDSC_0987

Além de uma mesa linda com vááárias opções, como macaxeira cozida, batata doce, milho, banana da terra, bolo de rolo, curau de milho, manteiga de garrafa, pães, frios, bolo de milho, bolo de macaxeira, bolo de chocolate, sucos diversos (tomei o de cupuaçu!), ovo mexido com carne seca e tomate, frutas, granola, iogurte, geleias…

aDSC_0932

aDSC_0923

aDSC_0926

aDSC_0929

…você ainda recebe um papel para marcar quais sabores de tapioca e cuscuz deseja comer. Fui de tapiocas de queijo do reino, de coco com leite condensado e de brigadeiro. Ca-ra-ca! Essa última é uma falta de educação de boa! São tapiocas relativamente pequenas, justamente para você provar de mais de um sabor. De cuscuz fui no de milho com manteiga – achei normal, talvez o de coco fosse mais saboroso.

aDSC_0947 (1)

aDSC_0960

Minha sugestão especial, que recebi do garçom que me atendeu: comer o bolo de rolo com uma fatia de queijo do reino em cima. Não tem erro!!! O doce com o salgado ficam uma combinação arretada de boa.

aDSC_0960

Chegou ainda à minha mesa de brinde um queijo coalho empanado com geleia de tamarindo para experimentar. Uma coisa, desmanchou na boca, e só não repeti porque não tinha condições de comer mais!

aDSC_0935

aDSC_0975

Como se pôde perceber, aqui come-se muito bem! O all inclusive vale se você estiver com fome mesmo, e custa R$44 por pessoa. O Café do Alto fica bem no Largo dos Guimarães, ao lado de outros tradicionais restaurantes de Santa Teresa, como o Bar do Arnaudo, o Espírito Santa, o Portella e o Adega do Pimenta. Santa Teresa é um bairro delícia para se curtir num dia de fim-de-semana.

aDSC_1013

aDSC_1021

Dá para começar pelo Café do Alto e depois partir para conhecer o Parque das Ruínas (com uma vista linda do nosso Rio de Janeiro), a escadaria Selarón (ícone turístico, com seus degraus coloridos feitos pelo artista chileno Selarón, já falecido) e o Museu Chácara do Céu, outro recanto lindo do bairro, ao lado do Parque das Ruínas. São passeios legais para se fazer tanto sozinho, como em família, com amigos ou com crianças. Santa Teresa é como fazer uma viagem dentro do próprio Rio de Janeiro, pois é um bairro com personalidade e jeitinho de antigamente, com seus casarões e povo acolhedor.

Café do Alto
Abre aos sábados, domingos e feriados das 9h às 13h.
Endereço: Rua Paschoal Carlos Magno, 143, Santa Teresa, Rio de Janeiro
Tel: 21-2507-3172
Email: santateresa@cafedoalto.com.br

*** Para pesquisar mais hotéis e pousadas no Rio de Janeiro através do Booking, clique aqui.

Carla Boechat é jornalista, mestranda, curiosa que só, carioca da clara, inquieta e turista por vocação - e criação. Sempre com a mochila e um sorriso prontos, aposta que toda estrada pode esconder uma dica em potencial. E aqui é assim: se ela foi e gostou, virou post!

Leave A Reply