Fui Gostei Contei

Café do alto: café da manhã nordestino que vale por um almoço em Santa Teresa, Rio

U-a-u! Não dava para começar esse post com outra expressão. No início do ano estive no Café do Alto, no bairro de Santa Teresa, no Rio, para conhecer o famoso café da manhã nordestino do lugar (também há  uma unidade do restaurante no Leblon!), e fiquei pasma com a fartura e autenticidade de lá. O climinha aconchegante, somado às músicas típicas, decoração super cuidadosa. atendimento simpático e delícias nordestinas sem fim, me fizeram sair de lá, além de satisfeitississississíma, mais apaixonada pela culinária do Nordeste.

aDSC_0913

Funciona assim: você pode optar pelo café da manhã all inclusive (onde se come e se bebe à vontade) ou o a la carte (com um cardápio especial, onde você vai direto ao ponto e experimenta alguma iguaria específica, as opções são muitas e você pode ver no site deles). Eu fui de all inclusive mesmo! E praticamente almocei lá. A organização da mesa também é  uma graça, e a cafeteira antiguinha dá um charme à refeição.

Além de uma mesa linda com vááárias opções, como macaxeira cozida, batata doce, milho, banana da terra, bolo de rolo, curau de milho, manteiga de garrafa, pães, frios, bolo de milho, bolo de macaxeira, bolo de chocolate, sucos diversos (tomei o de cupuaçu!), ovo mexido com carne seca e tomate, frutas, granola, iogurte, geleias…

…você ainda recebe um papel para marcar quais sabores de tapioca e cuscuz deseja comer. Fui de tapiocas de queijo do reino, de coco com leite condensado e de brigadeiro. Ca-ra-ca! Essa última é uma falta de educação de boa! São tapiocas relativamente pequenas, justamente para você provar de mais de um sabor. De cuscuz fui no de milho com manteiga – achei normal, talvez o de coco fosse mais saboroso.

Minha sugestão especial, que recebi do garçom que me atendeu: comer o bolo de rolo com uma fatia de queijo do reino em cima. Não tem erro!!! O doce com o salgado ficam uma combinação arretada de boa.

Chegou ainda à minha mesa de brinde um queijo coalho empanado com geleia de tamarindo para experimentar. Uma coisa, desmanchou na boca, e só não repeti porque não tinha condições de comer mais!

Como se pôde perceber, aqui come-se muito bem! O all inclusive vale se você estiver com fome mesmo, e custa R$44 por pessoa. O Café do Alto fica bem no Largo dos Guimarães, ao lado de outros tradicionais restaurantes de Santa Teresa, como o Bar do Arnaudo, o Espírito Santa, o Portella e o Adega do Pimenta. Santa Teresa é um bairro delícia para se curtir num dia de fim-de-semana.

Dá para começar pelo Café do Alto e depois partir para conhecer o Parque das Ruínas (com uma vista linda do nosso Rio de Janeiro), a escadaria Selarón (ícone turístico, com seus degraus coloridos feitos pelo artista chileno Selarón, já falecido) e o Museu Chácara do Céu, outro recanto lindo do bairro, ao lado do Parque das Ruínas. São passeios legais para se fazer tanto sozinho, como em família, com amigos ou com crianças. Santa Teresa é como fazer uma viagem dentro do próprio Rio de Janeiro, pois é um bairro com personalidade e jeitinho de antigamente, com seus casarões e povo acolhedor.

Café do Alto
Abre aos sábados, domingos e feriados das 9h às 13h.
Endereço: Rua Paschoal Carlos Magno, 143, Santa Teresa, Rio de Janeiro
Tel: 21-2507-3172
Email: santateresa@cafedoalto.com.br

Chegou até aqui? As dicas que compartilhei foram úteis para você? Esse conteúdo foi produzido sem patrocínios, com investimento do meu bolso, e trago gratuitamente para ajudar na sua viagem. Se você curtiu o meu trabalho e gostaria de colaborar para que eu possa continuar produzindo artigos completos e úteis como esse, deixo minha chave pix para você ficar à vontade em contribuir voluntariamente com o valor que quiser. Apoie produtores independentes! Obrigada pelo carinho de sempre.

Minha chave pix: contato@fuigosteicontei.com.br

*** Para pesquisar mais hotéis e pousadas no Rio de Janeiro através do Booking, clique aqui.

Sair da versão mobile