Se você segue alguns blogs e perfis de viagem, com certeza já se deparou em algum momento com fotos de um ônibus enferrujado em meio a paisagens desérticas. Pouco se sabe a respeito da história desse veículo, mas ele rapidamente se tornou um dos lugares mais instagramáveis do Atacama. Diante de tanta popularidade, vários turistas começaram a se perguntar como chegar no ônibus abandonado do Deserto do Atacama para também garantir sua foto cinematográfica.

A inspiração para muitas dessas imagens vem do filme Into the Wild, baseado na história real do viajante Christopher McCandless, que viveu os últimos meses da sua vida em um ônibus em um parque nacional no Alasca. A repercussão do filme fez de Alex Supertramp, nome adotado por ele durante as suas viagens, um símbolo de liberdade e de renúncia ao materialismo. Eu já estive lá mais de 5 vezes! Amei cada vez que fui.

O cenário pode ser bastante distinto, mas o ônibus abandonado do Atacama evoca o mesmo espírito de independência e aventura. Descubra a seguir onde fica e como chegar neste que é um dos pontos turísticos mais singulares do Atacama.

A Fui Gostei Trips te leva ao ônibus abandonado do Atacama! Quer saber mais? Preencha esse formulário e uma pessoa de nossa equipe vai entrar em contato com você por email em português! Não se esqueça de olhar seu Spam!

Onde fica o ônibus abandonado do Atacama?

O ônibus abandonado fica numa região conhecida como Vallecito, situada entre a Cordilheira de Sal e a Cordilheira Domeyko. Por causa do atrativo, empresas de turismo, assim como a Fui Gostei Trips, também começaram a se referir a esse local como Valle del Bus ou Valle de la Micro.

No entanto, a localização exata é difícil de determinar. Ele fica escondido entre pequenas elevações rochosas, cobertas de sal, características dessa zona. Para encontrar o ônibus abandonado numa pesquisa pelo Google Maps e ver sua localização por satélite, digite Magic Bus Atacama.

Em tempo: a estrada que leva a esse ônibus foi recentemente fechada e apenas carros com autorização podem entrar lá. A Fui Gostei Trips já possui essa autorização para levar seus clientes para o passeio completo.

Como chegar ao ônibus abandonado no Atacama?

Para chegar ao ônibus abandonado, saindo de San Pedro de Atacama, é preciso pegar a Ruta 23 em direção a Calama. Depois de 15km, aproximadamente, há uma placa escrito Llano de la Paciencia e, logo em seguida, um desvio para a esquerda, onde se deve entrar. Esse é a estrada de terra que leva para as Lagunas Escondidas.

A partir deste ponto, as coisas se complicam um pouquinho. Não existe absolutamente nenhuma sinalização que indique o caminho para o ônibus abandonado e outros desvios de terra podem confundir o motorista.

O primeiro desvio que se vê ao percorrer a estrada para as Lagunas Escondidas está a cerca de 3.5 km. Trata-se de uma entrada paralela para o Valle de la Luna, situado à esquerda. Mas essa é apenas uma referência, pois é necessário seguir reto. Depois de uns 10km, há uma segunda entrada à esquerda. Essa, sim, conduz ao destino desejado, depois de aproximadamente 20min dirigindo em linha reta. O terreno é bastante irregular e com muitos pedregulhos.

Dirija por uns 20 minutos mais ou menos, e vá prestando bastante atenção no seu lado direito. O ônibus está atrás de uma pequena montanha e se você não se atentar, vai parar em Coyo! Para voltar, é necessário fazer exatamente o mesmo caminho.

Dá pra ir sozinho?

Dar, dá… Mas boa sorte! Como você pode ver, o caminho não é bem sinalizado e as condições de estrada são muito precárias. Não é incomum ouvir histórias de turistas que decidiram ir por conta própria a lugares remotos como esse e acabaram se perdendo.

Sem contar a perda de tempo significativa em alugar um carro, pegar a estrada e ter que voltar (sem ver o ônibus abandonado!) por não ter encontrado o caminho. Além disso, por estar em uma área afastada e isolada, não há nenhum tipo de comunicação por telefone ou internet. Para poder contatar as centrais das agências, em casos de emergência, por exemplo, motoristas e guias utilizam rádios ou até mesmo telefones satelitais.

Tour para o Magic Bus e para as Lagunas Escondidas

Eu sei, eu sei… Você realmente quer chegar até o ônibus abandonado e esse texto não está te motivando. Não é que não seja possível ir, apenas não é recomendado fazer isso desacompanhado e sem conhecer a região. Mesmo motoristas experientes podem ter certa dificuldade para encontrar o Magic Bus atacameño.

Escolha uma agência de confiança que, mais do que levar e trazer de volta em segurança, proporcione uma experiência inesquecível. Nesse passeio, a Fui Gostei Trips visita primeiramente as sete Lagunas Escondidas, sendo que em duas delas é possível se banhar. Nessas águas, o corpo não afunda nem que você queira, por causa da quantidade de sal. É servido um delicioso coquetel, com comidinhas e aquela cervejinha ou vinho para abrandar a secura do deserto.

Depois, o passeio segue para o Valle de la Micro, onde você vai poder entrar, subir e tirar muitas fotos no ônibus abandonado.  Tudo parte do nosso pacote VIP que Cabe no seu Bolso, para garantir momentos especiais pelo melhor custo-benefício.

Quer saber mais sobre nossos passeios? Nos escreva no contato@fuigosteitrips.com.br. Temos atendimento em português, diversas opções de passeios e amamos ajudar em cada detalhe da sua viagem!

Esses outros assuntos podem te interessar:

Nossas dicas de barzinhos em San Pedro de Atacama

Qual a melhor época para visitar o Deserto do Atacama

Dicas de hospedagem em San Pedro de Atacama

10 motivos para visitar o Deserto do Atacama

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui