Como comprar travessia para Colonia del Sacramento sem pagar imposto

19

Estou planejando minha próxima viagem para Buenos Aires-Colonia del Sacramento-Montevideo e já adiantando reservas de hoteis e restaurantes e compras de translados. E foi no meio disso tudo que descobri algumas mudanças em impostos implementadas pela AFIP, autoridade equivalente à Receita Federal na Argentina. Em dezembro de 2013, a AFIP aumentou de 20% para 35% o imposto sobre compras com cartão de crédito e de débito no exterior. Como isso nos afeta? Simples. Ao tentar comprar minha travessia de barco de Buenos Aires para Colonia del Sacramento através do site argentino da SeaCat, uma das empresas que faz o trajeto, vi que minha passagem estava sofrendo um acréscimo de 35% relativo a impostos argentinos.

6684713639_81e5ac19d3_o

Já que não sou moradora da Argentina, pesquisei a efetividade e como evitar esse imposto. A solução é bem simples. Ao entrar no site oficial da SeaCat ou da BuqueBus (no da Colonia Express não há essa opção), lá em cima, no canto direito (como mostra a figura abaixo, num exemplo do site da SeaCat), você pode optar por clicar na bandeira do Uruguai. Clique e o site será automaticamente atualizado para a versão uruguaia. Assim você poderá efetuar sua compra sem pagar impostos argentinos e economizará algum dinheirinho para gastar melhor durante a viagem 😉 Atenção: o valor da passagem aparecerá em pesos uruguaios. Faça a conversão e você verá que há diferença de valores entre as duas versões do site – a argentina e a uruguaia.

seacat

Aproveitando, posso ajudar a esclarecer quais são as opções de travessia para Colonia del Sacramento (só viajo em Outubro, mas já pesquisei bastante). A mais utilizada é a via marítima, e é essa que vou explorar aqui com vocês. As empresas que fazem o trajeto são BuqueBus, SeaCat e Colonia Express.

A BuqueBus é a maior e mais cara, oferecendo mais opções de horários. Ela possui tanto barcos lentos (3 horas) como rápidos (1 hora de travessia). O terminal de Buenos Aires possui caixas automáticos, câmbio do Banco República  e guarda-volumes.

Já a SeaCat é mais recente e com catamarãs menores, mas é dos mesmos donos da BuqueBus. Costuma ter preços melhores por uma qualidade de serviço bem semelhante à da BuqueBus – e com as mesmas comodidades do terminal de Buenos Aires, já que partem do mesmo porto.

Por fim, a Colonia Express é a mais barata de todas, no entanto li vários relatos de que ela não é muito confiável. As partidas podem ser canceladas em cima da hora e você ficar na mão. Se estiver com o tempo corrido, o mais indicado é evitar qualquer imprevisto e optar por algumas das duas empresas acima.

Todas as três companhias oferecem pacotes com passagens de ida e volta no mesmo dia, geralmente mais baratos, na opção chamada DayTour. Conselho: compre suas passagens com alguma antecedência, seja ida e volta ou apenas de ida, pois os preços aumentam conforme a proximidade da data de partida.

Se tiver mais alguma dica para facilitar a travessia ou de como comprar as passagens, compartilhe comigo nos comentários. Viajo somente em outubro e estou juntando todas as informações úteis para divulgar aqui no Blog 😉

Carla Boechat é jornalista, mestranda, curiosa que só, carioca da clara, inquieta e turista por vocação - e criação. Sempre com a mochila e um sorriso prontos, aposta que toda estrada pode esconder uma dica em potencial. E aqui é assim: se ela foi e gostou, virou post!

Discussion19 Comentários

  1. Giulianna Almeida

    Olá, Carla.
    Li seu depoimento e achei bem interessante.
    Poderia dizer se deu tudo certo com a compra sendo do Uruguai?
    Viajarei agora em agosto e quero fazer isso.
    Muito obrigada!

  2. Carla, que maravilha de post! Super útil e bem escrito.
    Gostaria de saber: você teve algum problema com a compra no site uruguaio? Chegando lá, deu tudo certinho? rsrs. Fiquei com um certo receio de comprar. Viajo agora em abril e isso seria ótimo.

    Outra coisa, você comprou pelo cartão de crédito? Se sim, lembra como foi feita a conversão?

    Obrigada e desculpe por tantas perguntas! haha

    • Oie Marina!
      Obrigada!!!
      Não tive problema algum, deu tudo certinho!
      Pode comprar sim, minha experiência foi bem positiva.
      Comprei com o cartão de crédito, mas não me lembro mais como foi a conversão… Desculpa!

  3. Carla,

    Você saberia informar se crianças pagam a passagem inteira ou tem alguma tarifa diferencial?

    Vamos com duas crianças de 6 anos e fiquei em duvida se elas entram na categoria infantes ou menores!

    grato!

  4. Oi Carla,

    Estou pesquisando as passagens para Colonia-Buenos Aires (ida e volta), e o preço no site argentino é o dobro do site uruguaio. Só que ao comprar no site uruguaio, ele pede identidade uruguaia, e bloqueia o país de residência e emissão do documento para o Uruguai. Quando tu comprou o teu foi assim também? como foi a imigração se a passagem dizia que o país de residência era o Uruguai?

    Obrigada!

    • Ei, Bruna!!
      Ja fiz essa compra ha alguns anos, mas me lembro que na época coloquei meu passaporte brasileiro mesmo e deu tudo certo.
      Nao tive problema algum, mas como ja faz uns anos, não sei se algo mudou…

  5. Carla, gostei do seu post!
    Li vários comentários em outros blogs e quase todas as pessoas não conseguiram comprar pelo site, qual a bandeira do seu cartão de crédito? O meu é Visa e não consigo passar da tela de informações do cartão! Fiz pelo site da Seacat e fui ” obrigada” a trocar para Argentina, não deixou prosseguir pelo site Uruguay, você teve esses problemas na hora da compra?
    grata

  6. Tentei pelo site uruguaio da seacat, mas na hora de adicionar passageiros fala que é apenas para residentes uruguaios, caso não seja, o site orienta a entrar pelo site argentino. Será se mudaram e não é mais possível comprar sem impostos pela seacat?

  7. Olá Carla,
    ME parece que não é mais possível comprar pelo site seatcat do uruguay, ao informar os dados do passageiro o site só permite informar documentos emitidos no uruguay, até tem uma mensagem dizendo que se vc não for uruguaio é para comprar no site argentino. vc sabe se isto procede?

  8. Carla, tentei comprar pela versão do site de Uruguai, porem aparece uma mensagem dizendo que se eu não for residente do Uruguai (o que é comprovado pelo documento de identidade), devo comprar no site Argentino. Como você procedeu?

    • Regina, na epoca em que comprei (ja faz alguns anos), coloquei meu documento brasileiro onde pedia o documento uruguaio e deu certo. Mas esse mês receber varias mensagens aqui de pessoas dizendo que não estão conseguindo, então parece que mudou alguma coisa.. Que pena!

  9. Carla, muito bom o post! Estava tentando comprar as passagens pelo site Uruguaio e lá só aceitavam documentos emitidos no Uruguai, com uma mensagem abaixo falando que se não fosse do Uruguai, deveria comprar pelo site Argentino (mais caro). Quando você comprou já existia essa restrição? Será que teria problema comprar como cidadão uruguaio?

    • Ei, Bruno! Estou recebendo algumas mensagens falando isso, e começo a ter a impressão de que algo mudou.
      Na época nao recebi essa mensagem falando que deveria comprar pelo site argentino.
      Mas me lembro que coloquei meu passaporte brasileiro onde pediam um documento local. E não tive problema nenhum na época..

  10. Carla boa tarde, estou vendo para comprar a travessia via seacat porém no site só está me permitindo adicionar passageiros do uruguai e as opções de identidade é só passaporte ou identidade do uruguai, tenho como comprar usando só a identidade do brasil?

Leave A Reply