Dica pra quem curte cerveja: conheça o novíssimo Recife Beer Tour

0

Um grande amigo de Recife que sabe tudo de cerveja me enviou uma dica maravilhosa essa semana de  um tour cervejeiro que ele está começando a organizar na capital pernambucana: o Recife Beer Tour. O José Jayme é autoridade no assunto, ele já está à frente, junto à Nívia, sua esposa, da Bike da Breja – uma bicicleta itinerante que já é sucesso em Recife e que vende cervejas artesanais e importadas. Olhem os dois aqui!


Pois é! Pernambuco está vivendo uma explosão de cultura cervejeira. De um ano para cá, o estado ganhou oito cervejarias artesanais com registro no Ministério da Agricultura, número que antes era zero, sem falar nas cervejarias caseiras que ainda não têm registro, mas se multiplicam em todo o estado, principalmente na região metropolitana do Recife. Hoje, no Nordeste, há apenas uma cervejaria artesanal fora do estado de Pernambuco que possui tal registro. Ou seja, Pernambuco está se destacando de longe!

Ekaut 2

E para tornar mais acessível esse mercado que não para de crescer, foi criado Recife Beer Tour, coordenado pela empresa de turismo Opera Tour, prometendo uma viagem cultural, gastronômica e também de conhecimento no que há de melhor em termos de cerveja em nosso país.

Há dois roteiros turísticos para grupos de no máximo 15 pessoas que acontecem todos os sábados. Vejam mais informações abaixo:

1. Roteiro Sul:

Começa com uma visita à fábrica da Debron, primeira cervejaria artesanal a produzir comercialmente em Pernambuco. AÉ apresentada a história dessa marca, os estilos fabricados lá, o processo produtivo e, ao final, há uma degustação orientada. Na sequência, segue-se com um guia de turismo para um rápido tour pelo Recife Antigo, onde se situa o Apolo Beer Café. Neste local, há uma aula de harmonização de cervejas pernambucanas com comidas regionais, tudo sob orientação de um beer sommelier da casa.

2. Roteiro Norte:

O passeio começa pelo centro histórico de Olinda, de onde segue para a fábrica da Duvália. É apresenrada a história dessa micro cervejaria familiar, que funciona na casa onde os proprietários passaram toda a sua infância. Você entenderá o processo produtivo de uma cervejaria de pequeno porte, além de degustar seus principais rótulos. Na sequência, o tour continua para uma visita à fábrica da Ekäut, uma cervejaria recifense de médio porte. Oportunidade de conhecer a fabricação e degustar seus rótulos num ambiente agradável com vista para a Mata Atlântica.

Curti demais os dois tours e já quero fazer quando for a Recife! E se engana quem acha que a relação do estado pernambucano com a cerveja não tem história. Em 1640 durante o período da invasão holandesa, o conde Maurício de Nassau trouxe da Holanda o mestre cervejeiro Dirck Dicx, que instalou na capital pernambucana a primeira cervejaria das Américas, a La Fontaine. Claro que por anos essa tradição foi esquecida, e outras cidades fomentaram a cultura cervejeira ao longo dos tempos, mas pelo visto o jogo começou a virar e Pernambuco está correndo atrás do prejuízo a passos largos.

Se você também curtiu, os passeios devem ser agendados previamente através do telefone 98127-8591/ 98166-0808 ou pelo e-mail operatourescolar@gmail.com até a quinta-feira de cada semana.

José Jayme e Nivia, obrigada por compartilharem essa dica aqui no blog! Ah, e se você não sabe, os dois são autores do blog Juntando Mochilas, com ótimas dicas de viagens no estilo mochilão!

Se você gosta de cerveja, também vai gostar de ler os posts abaixo:

12 dicas para um Oktoberfest inesquecível em Munique

Casarão 1903 – bar com cartas de cervejas TOP em Botafogo, RJ

Roteiro de 5 bares em Praga – pra beber cerveja como os tchecos!

Roteiro de 3 pubs em Amsterdam – com mapa!

Pub francês com cerveja artesanal no coração do Itaim Bibi, SP

Bar do Gomez – melhor boteco de Santa Teresa, RJ

Carla Boechat é jornalista, mestranda, curiosa que só, carioca da clara, inquieta e turista por vocação – e criação. Sempre com a mochila e um sorriso prontos, aposta que toda estrada pode esconder uma dica em potencial. E aqui é assim: se ela foi e gostou, virou post!

Leave A Reply