Himalaia Brasileiro…em Búzios?

2

Você sabia que, logo ali em Búzios (RJ), existe uma região conhecida como o Himalaia Brasileiro? Confesso que frequento a cidade há alguns anos e só agora descobri esse esconderijo através do queridíssimo Google, numa busca por trilhas e praias diferentes na região.

carla 389carla 376

Você deve estar se questionando: que raios é esse tal de Himalaia Brasileiro? Aqui nem tem neve! Rs… pois é. É que há 520 milhões de anos atrás, a região que hoje abriga o município de Armação dos Búzios fazia parte de uma gigantesca cadeia de montanhas, semelhante ao Himalaia. Este antigo “Himalaia brasileiro” foi gerado durante a colisão entre blocos continentais da América do Sul e da África. Daí a união entre o Brasil e a África gerou um continente ainda maior denominado Gondwana, que começou a se fragmentar há 130 milhões de anos e deu origem ao oceano Atlântico, separando novamente os dois países.

carla 377 carla 407

Vestígios que afirmam a existência do Gondwana podem ser encontrados nos costões rochosos localizados em Búzios, mais espeficicamente na Ponta da Lagoinha, na Ponta do Marisco e em Geribá. Inesperado, né? Búzios está sob rochas metamórficas e minerais e preserva boa parte do Himalaia Brasileiro. Estive na Ponta da Lagoinha esses dias e posso afirmar que o lugar é deslumbrante.

carla 402 carla 434 carla 435

Como chegar à Ponta da Lagoinha: nem espere por placas de sinalização. A Ponta da Lagoinha fica na primeira entrada à esquerda após a Praia da Foca (vindo da Praia do Forno). Não há placa de sinalização, mas você pode parar o carro do outro lado da rua, onde há um hotel e um pequeno lago com gansos. O ônibus turístico de Búzios também leva até o local. Por sorte, conseguimos ir no intervalo entre uma dessas paradas turísticas e encontramos a Ponta da Lagoinha praticamente deserta, com apenas o guarda-vidas do local e mais um casal a passeio.

Tome cuidado: há MUITOS ouriços nas pedras. Tente ir com a maré baixa para poder aproveitar melhor as piscinas naturais. Dois guarda-vidas ficam ali diariamente das 8h às 18h para orientar e evitar qualquer acidente. A descida por trilha é bem pequena, não passando de 500 metros de caminho levemente acidentado.

carla 359

Veja aqui as opções de hotel em Búzios. Pesquise por preço, localização, avaliação ou número de estrelas e encontre os melhores preços.

Atenção, leitor: ao fazer sua reserva a partir deste link indicado, o Fui, Gostei, Contei receberá uma pequena comissão sem você pagar nenhuma taxa a mais por isso. O Booking.com é um dos parceiros do Blog e líder mundial em reservas de acomodações. Obrigada pela preferência! 🙂

Carla Boechat é jornalista, mestranda, curiosa que só, carioca da clara, inquieta e turista por vocação - e criação. Sempre com a mochila e um sorriso prontos, aposta que toda estrada pode esconder uma dica em potencial. E aqui é assim: se ela foi e gostou, virou post!

Discussion2 Comentários

Leave A Reply