Faz pouco tempo que o Mercado de San Miguel é essa badalação que tanto ouvimos falar: foi em 2009 que ele foi inaugurado com uma nova proposta gourmet, depois de ficar dois anos fechado em reformas. Sua fachada de ferro fundido data de 1916, e ali antes funcionava um mercado comum, que foi perdendo fôlego ao longo dos anos para competir com os grandes supermercados da cidade. Por isso que o San Miguel precisou se renovar e hoje temos a sorte de contar com um local super agradável e de ótima gastronomia.
Boa parte de sua arquitetura foi mantida, e o que se vê ali hoje é um lugar concorrido para ir com amigos, tomar um vinho, comer umas tapas, jogar conversa fora. Sim, o San Miguel é badalado desse jeito, tanto que de quinta a sábado ele fecha às 2h da manhã (nos outros dias fecha à meia noite). O difícil é conseguir uma mesa, todas ficam lotadas e o tanto de gargalhadas que se ouve é de animar qualquer um – mesmo em pé, depois de um dia inteiro andando muito, eu não queria ir embora de lá (ambiente com gente feliz me conquista). O clima informal, e ao mesmo tempo muito bem cuidado, é ótimo. E, olha, experimentei muitaaaas comidinhas de lá para trazer dicas das melhores para vocês.
– Para petiscar: amei experimentar os wraps de salmão com gula do Alevín Cocina Creativa, a 6 euros cada – hehehe, gula são pedaços fininhos de peixe branco e uma iguaria que realmente recomendo! Também experimentei as ostras do Daniel Sorlut, produtor francês, a 2,50 euros cada uma.