Onde ficar no México: Cancun, Playa Del Carmen, Tulum…?

4

Taí uma dúvida que me corroía antes da viagem ao México e que me perseguiu por todos os dias lá: me hospedo em Cancun ou me arrisco nas outras praias também? Para não ter erro, e talvez por falta de um planejamento melhor na época, acabei fechando minhas 7 diárias no Krystal Cancun (Leia em Resort Krystal Cancun: vale a pena all inclusive?). No nosso próprio hotel alugamos um carro e todos os dias enfrentávamos uma maratona de mais de 200 km para conseguir dar conta de conhecer todos os mini paraísos de lá. Sim, foi cansativo. Mas nunca vou poder dizer que não valeu a pena.

117501010_55d1b70457_o
Foto: mickou

No entanto, agora que já fui e aprendi a lição, posso compartilhar com você: se possível, e se o seu período por lá permitir, banque o cigano no México. Durma um pouquinho em cada lugar. Assim você aproveitará com muito mais calma cada uma das praias, sem se preocupar em ainda pegar carro para retornar cansado à noite ao hotel.

Minhas sugestões de onde se hospedar são Cancun, Playa del Carmen, Tulum, Akumal e Isla Mujeres (esses são os lugares onde estive e que você encontra dicas aqui no blog). Arriscaria incluir ainda Chichen Itza, que infelizmente não conheci, mas sobre o qual ouvi maravilhas (você pode ler mais sobre esse destino no relato da querida Mônica Barros no blog Apaixonados por Viagens, Chichen Itza, muito mais que ruínas). E você não precisa necessariamente ficar em todas essas cidades quando for. Vale intercalar dois ou mais destinos no seu trajeto, pesquisando o que casa melhor com seus interesses. Veja minhas impressões:

CANCUN

2123008311_86b3e9659f_o
Foto: michaelseangallagher

É o clichê do México! Como ir ao caribe mexicano e não se hospedar num dos grandes resorts de Cancun? Te entendo. E te apóio. Cancun tem mesmo uma noite animada, restaurantes conceituados, shoppings para se acabar. Ali é onde está o fervo e a multidão. Onde acontecem os famosos Spring Breaks nas piscinas dos hotéis. Onde você sentirá cheirinho de metrópole, de badalação, de ostentação. Ou, se preferir, onde encontrará o requinte que precisa nas grandes redes de resorts.

Para pesquisar hoteis em Cancun, clique aqui.

PLAYA DEL CARMEN

4258915210_572ed3d1aa_b
Foto: Diriye Amey

Charme puro! Para mim, essa é uma palavra que define bem Playa. Andar pela Quinta Avenida, com aquela infinidade de restaurantes e lojinhas estilosas, isso, sim, é um luxo. Playa é ponto ótimo para quem quer atravessar para Cozumel (é de lá que saem as embarcações para a ilha dos mergulhadores) e também para quem pretende fazer bate-volta a Cancun, Tulum, Akumal, pois ela está bem no meio do caminho para esses destinos. Sem falar que Playa fica pertinho dos principais parques de lá (Xcaret, Xel-Há e Xplor). Ela tem localização central e é perfeita para quem quer um ambiente aconchegante, mas ainda não quer se isolar nas praias rústicas da riviera maia.

Para pesquisar hoteis em Playa del Carmen, clique aqui.

TULUM

4628149896_fc26e6a3cf_b
Foto: archer10 (Dennis)

Esqueça o movimento das ruínas maias. Você vai até essa parte histórica apenas para conhecer, turistar e tirar fotos. O que muita gente não sabe é que, andando um pouco mais e saindo do tumulto, você encontra uma vila super tranquila e linda. Um lugar não apenas de passagem, que vale se hospedar mesmo.. Opte pelas pousadas de charme à beira da praia que ficam ao longo da orla. Tulum é para quem deseja esquecer a badalação da cidade grande e viver uns dias com os pés na areia. (No entanto, já ouvi dizer que no reveillon rolam festas bafônicas! Foi lá que a it girl Carol Buffara passou seu último ano novo). Em Tulum você se sente exclusivo, vivenciando um luxo acessível com pinta de vida simples.

Para pesquisar hoteis em Tulum, clique aqui.

AKUMAL

4881439964_ebc4a616a0_b
Foto: permanently scatterbrained

Rústica, simples, pequena. O que mais me encantou nesta praia foram as pessoas de lá. Fui extremamente bem recebida. A praia é pequena, mas é ótimo ponto para mergulho, devido às tartarugas gigantes da região. O mar de lá é incomparável. Lugar para descansar e relaxar.

Para pesquisar hoteis em Akumal, clique aqui.

ISLA MUJERES

6664622771_054f056c03_b
Foto: Aurimas Adomavicius

Alto astral! Foi isso que senti em Isla. A energia de lá é contagiante e foi onde meu coração apertou de verdade por não ter ficado mais que um dia. Infelizmente, ela não é tão acessível para quem quer fazer muito bate-volta para conhecer outras praias. Para chegar lá, você pega uma embarcação a partir de Cancun. A ilha não é muito grande, mas você pode explorá-la com calma em alguns dias. Os bares e barracas de massagem à beira da praia dão o tom do lugar. A Calle Hildalgo e seus restaurantes são apaixonantes. Eu adoraria ter me hospedado lá para curtir tudo com mais calma.

Para pesquisar hoteis em Isla Mujeres, clique aqui.

Carla Boechat é jornalista, mestranda, curiosa que só, carioca da clara, inquieta e turista por vocação - e criação. Sempre com a mochila e um sorriso prontos, aposta que toda estrada pode esconder uma dica em potencial. E aqui é assim: se ela foi e gostou, virou post!

Discussion4 Comentários

  1. Oi Carla boa tarde, amando seus relatos, pois vou para Cancún porem, não fechei o hotel ainda…
    E lendo este post to pirando kkk
    Você poderia me ajudar a planejar, quantos dias em cada praia ? por favooooor

      • Oi Carla 😀
        Então pelo que li pensei em ficar em em Playa Del Carmem, Isla Mujeres e Cancun …
        Que são os locais x ne…
        Vou ficar por la uns 8 dias.

        • Ei, Thalita!
          Olha, com 8 dias eu dividiria 2 para Isla Mujeres, 2 para Cancun e 4 para Playa del Carmen (ficaria mais aqui, pela proximidade para ir pra Cozumel, Tulum, pros parques..). Achei que vale a pena alugar um carro para esses deslocamentos (só tenha atenção com a polícia mexicana, que é muito corrupta. Tem um post aqui no blog falando mais sobre isso).
          Espero ter ajudado 😀

Leave A Reply