Os bloquinhos do carnaval do Rio de Janeiro 2014

0

– “Imprensa que eu gamo”.
– “Calma, calma, sua piranha”.
– “Só o cume interessa”.
– “Imaginô? Agora amassa”.
E para quem quer tirar a fantasia do armário e cair no samba, no axé, no pagode, no funk, no brega, a hora é agora. Faltam, oficialmente, duas semanas para o início do carnaval. E é nos próximos dois fins-de-semana que a festa ferve de jeito. Tem ideia de que são esperadas mais de cinco milhões de pessoas nos quase 500 blocos autorizados pela prefeitura do Rio? Mas como se encontrar e decidir entre tantas opções?Não, gente. O Fui, Gostei, Contei não virou o samba do crioulo doido – ainda. Nem a autora aqui pirou e saiu falando obscenidades por aí. Parece um diálogo maluco entre dois tarados, mas, juro!, me refiro apenas a alguns dos quase inocentes bloquinhos de carnaval do Rio de Janeiro, que já começaram a esquentar os tambores faz algumas semanas. Ué, mas o carnaval esse ano não é só em março? Pois é, mas aqui é Rio, verão, praia, sol, turistas, cariocas, samba, cerveja e carnaval.

Pensei nos bairros que costumam atrair mais turistas e que concentram os bloquinhos mais disputados da cidade e fiz uma seleção esperta para vocês curtirem os últimos ensaios antes do carnaval oficial. Preparados?

5505549833_ae595db494_b
Foto: Rodrigo_Soldon

15/02 (sábado)
10h – Desliga da Justiça (Gávea)
Os ritmistas se vestem de super-heróis e isso atrai foliões de todos os públicos: jovens solteiros, famílias, crianças. Toca de samba a axé. Vá fantasiado também e entre no clima!

12h – Spanta Neném (Lagoa)
É o único dia em que esse bloco é mais democrático. Isso porque nos demais ensaios os ingressos individuais custam uma bagatela de cerca de 200 reais. Aproveite que nesse dia é de graça! (mas depois da rua, a festa continua no Clube de Remo do Flamengo a quem estiver disposto a desembolsar a grana)

14h – Imprensa que eu gamo (Laranjeiras)
Bloco dos coleguinhas jornalistas. Uma tradição do carnaval carioca e oportunidade de aumentar o networking na maior diversão. Todos os anos a camiseta do bloco é assinada por cartunistas ou chargistas conhecidos, como Chico Caruso, Aroeira, Lan, Miguel Paiva, Ziraldo, Veríssimo. Esse ano é a vez da estilista Bárbara Tércia.

15h – GB Bloco (Laranjeiras)
Já aproveita que é no mesmo bairro do anterior e emenda na folia! Esse aqui é garantia de animação também.

17h30 – Banda de Ipanema (Ipanema)
Fundado em 1965, é a mãe das bandas carnavalescas. Em 2003 tornou-se o primeiro bem imaterial tombado no Rio. Sempre está inundado de gente.

9059894190_57a761eb72_b
Foto: FaceMePLS

16/02 (domingo)
10h – Me Esquece (Jardim Botânico)
Sempre reúne gente bonita. Pode acordar cedo sem traumas.

10h – Vira-lata (São Conrado)
Probleminha técnico neste dia. Dois blocos super animados e cheios de gente bonita no mesmo horário! Mas isso tem uma vantagem: a galera se divide e não fica tããão lotado. Esse bloco vai além do samba e mistura funk, pagode e axé.

12h – Calma, calma, sua piranha (Botafogo)
Quem lembra de um vídeo que vazou com uma suposta entrevista do Sílvio Santos onde, em certo momento, ele diz “Calma, calma, sua piranha”? Hahaha.. o povo não perde a piada, né? Esse bloco é bem animado, foi criado mais recentemente e é um pouco menor, ou seja, opção para fugir das multidões dos demais.

17h – Orquestra Voadora (Flamengo)
Os ensaios para o carnaval estão sendo feitos todos os domingos, no mesmo horário, com saídas do MAM. Não é muito fácil encontrar informações específicas na internet sobre esse ensaio, mas pessoas fantasiadas já estão antecipando seu carnaval por ali. São hits de diferentes estilos em clima de fanfarra.

5501054508_4e3818fbb8_b
Foto: Digo_Souza

22/02 (sábado)
8h – Céu na terra (Santa Teresa)
Já é quase Carnaval e os blocos começando cada vez mais cedo. Pula da cama e se joga nas ladeiras de Santa!

10h – Imaginô? Agora amassa! (Leblon)
Irreverente, divertido e reúne a galera transadinha do Leblon.

14h – Só o cume interessa (Urca)
Iniciou como uma brincadeira de clubes de montanhismo (entendeu o trocadilho no nome? rs), cresceu e virou blocão.

16h – Simpatia é quase amor (Ipanema)
Como eles mesmos dizem, é o bloco da burguesia de Ipanema. Um dos mais antigos do Rio, está completando 30 anos e sempre arrasta multidões.

18h – Bloco das Carmelitas (Centro)
O nome surgiu como uma homenagem descontraída ao Convento de Carmelitas, em Santa Teresa. A lenda conta que uma das freiras teria pulado o muro do convento no carnaval e se misturado à festa. Nesse dia de ensaio, o bloco ficará parado na Praça Tiradentes e os foliões usam um veuzinho de freira.

5506245130_b12cd9ef90_b
Foto: Rodrigo_Soldon

23/02 (domingo)
9h – Suvaco do Cristo (Jardim Botânico)
Tradicional na zona sul carioca. Existe desde 1985 e é outro que sempre fica lotado. Aqui a inspiração para o nome foi a partir de uma entrevista do Tom Jobim reclamando do mofo nos armários de sua casa no bairro, dizendo que aquilo ali era o “suvaco do Cristo”.

10h – Fogo e Paixão (Centro)
Existe há apenas três anos e é uma homenagem à música do Wando. Canta clássicos bregas com direito a chuva de calcinhas!

13h – Chora, Me liga (Copacabana)
Primeiro bloco de sertanejo do Rio. Atrai os mais jovens que curtem sertanejo universitário.

15h – Bloco da Preta (Centro)
Outro bloco que só existe há três anos, mas que se transformou num dos maiores do carnaval carioca. Quem comanda é a super carismática Preta Gil. Ano passado atraiu mais de um milhão de pessoas, com destaque para o público GLS.

16h – Empolga às 9 (Ipanema)
Nasceu em 2003 e já é um clássico no carnaval. Reúne a galera no Posto 9, em Ipanema, e conta com mais de 60 ritmistas.

6827001931_9f5f11e8bd_b
Foto: El coleccionista de instantes

Obs.: As imagens são meramente ilustrativas e não representam, necessariamente, os blocos citados neste texto.

Veja aqui as opções de hotel no Rio de Janeiro. Pesquise por preço, localização, avaliação ou número de estrelas e encontre os melhores preços.

Atenção, leitor: ao fazer sua reserva a partir deste link indicado, o Fui, Gostei, Contei receberá uma pequena comissão sem você pagar nenhuma taxa a mais por isso. O Booking.com é um dos parceiros do
Blog e líder mundial em reservas de acomodações. Obrigada pela preferência! 🙂

Carla Boechat é jornalista, mestranda, curiosa que só, carioca da clara, inquieta e turista por vocação - e criação. Sempre com a mochila e um sorriso prontos, aposta que toda estrada pode esconder uma dica em potencial. E aqui é assim: se ela foi e gostou, virou post!

Leave A Reply