Paraty: dicas do que mais fazer na cidade

0

Paraty é uma cidade que mistura praia e serra com uma maestria incrível. E, além da natureza rica e exibida, suas ruas e casas coloniais dão o charme do lugar e seduzem até mesmo os menos chegados em fotografia.

aDSC_0731

aDSC_0738

aDSC_0740

Mas, o que fazer em Paraty além de pegar sol e perambular pelas ruas de pedras que cansam qualquer joelho?

aDSC_0804

aDSC_0722

aDSC_0827

aDSC_0756

aDSC_0799

Para poupar suas articulações, hoje trago diquinhas de como preencher seu tempo por lá sem cair em furadas nem perder tempo. Vai desde restaurante bom, passando por fábrica de cerveja, sorveteria e ainda um spa sensacional. Saia do óbvio em Paraty! 😉

Cervejaria Caborê
Paraty é bem conhecida por suas cachaças. Mas o que pouca gente sabe é que lá também há uma cervejaria local, ali pertinho do Centro Histórico – levei uns 15 minutinhos para chegar lá andando. A cerveja artesanal, elaborada conforme a Lei de Pureza Alemã, fabricada em Paraty desde 2006, só é encontrada ali na região e você ainda pode conhecer a mini fábrica que o local abriga com uma visita guiada que leva cerca de 20 minutinhos.

aDSC_0837

aDSC_0849

Sim, a fábrica é pequenininha e simples, mas para quem ainda não conhece o processo de produção de uma cerveja ou tem interesse especial no assunto, acho válido fazer o passeio sim. Estive lá como convidada da Caborê e curti a experiência.

aDSC_0866

Além do mais, ali ao lado funciona o bar Caborê, super novinho, com ótimo atendimento, variedade de petiscos e música ao vivo nos sábados à noite. O ambiente é bem aconchegante e ótimo para um fim de tarde.

aDSC_0871

aDSC_0852

A visita guiada custa R$15 e dá direito à degustação do Kit Caborê: os três chopps da casa, com cerveja pilsen, de trigo e escura. Particularmente, indico a de trigo, que foi minha preferida.

aDSC_0859

aDSC_0863

Bistrô Casa do Fogo
O carro chefe da casa é a Paella de Frutos do Mar: maravilhosa! A surpresa foi encontrar pedacinhos de banana e de carambola em meio ao prato – sou apaixonada por fruta na comida. Eles prezam por uma culinária sustentável e produtos orgânicos, agroflorestais, agropecuários e pesqueiros ecologicamente produzidos nas comidades locais.

aDSC_0904

A Casa do Fogo é pequena e o ambiente é delicioso. Tudo começa pela entradinha mais estreita e discreta do bistrô, as mesas de madeira, a cozinha aberta, a decoração rústica e cuidadosa. No dia em que fui, um sábado, estava rolando um saxofone ao vivo, dando o tom do encontro.

aDSC_0876

aDSC_0897

Estive lá com amigas a convite da proprietária, a Leila, que foi uma fofa e nos recebeu muitíssimo bem. Acompanhados de um vinho, passamos uma noite super agradável neste restaurante que eu ainda não conhecia, mas que ganhou meu coração. Ele fica pertinho do Margarida Café, no Centro Histórico. Realmente recomendo aos que puderem ir, pois a comida estava deliciosa e o clima super aprazível. Um achadinho em meio à badalação do centro de Paraty.

aDSC_0880

Restaurante Margarida Café
Depois do bistrô mais reservado, pulo para a indicação de um restaurante beeeem movimentado e visado em Paraty. Já estive outras vezes no Margarida Café e adoro tudo lá. O Margarida é grande, com espaço para música ao vivo e TV onde passam jogos de futebol. A adega climatizada é uma coisa! Bem grande e com uma boa variedade de vinhos.

aDSC_1003

aDSC_1008

Para comer, vou começar indicando a sobremesa: vá de banana flambada na cachaça. Fora o show à mesa, esse prato é um escândalo! As caipvodkas da casa também são muito boas e os pratos principais bem servidos. Gosto bastante da pizza feita no forno a lenha e dos pratos a base de peixe e camarões.

aDSC_0002

aDSC_1011

Pistache Gelateria
Os sorvetes da Pistache. onde você mesmo se serve e pesa seu potinho, são deliciosos! São cerca de 50 sabores, todos artesanais. Gosto particularmente do de pistache (ops, por que será que a sorveteria tem esse nome rs) e de profiterolis.

aDSC_0019

Shambhala Asian Spa
Tire uma horinha (no mínimo, hein!) para relaxar em Paraty. Este Spa, também próximo ao Centro Histórico, mas onde aconselho ir de carro, pois se situa no alto, é um encanto de paz e equilíbrio.

aDSC_0915

aDSC_0923

aDSC_0932

As massagens são muito bem feitas e o atendimento é ímpar. É considerado o melhor Spa de Paraty – também, pudera! Veja só nas fotos como ele é lindo. Os preços não são nada absurdos.

aDSC_0936

aDSC_0939

aDSC_0949

Gostei bastante da massagem balinesa nas costas (que na verdade começou nos pés e se estendeu até meu couro cabeludo), feita pela Luciana. Todo mundo merece um tratamento desses.

aDSC_0968

aDSC_0988

Para pesquisar hoteis por preço, localização e número de estrelas em Paraty, clique aqui.

Ps.: Estive na Cervejaria Caborê e no Bistrô Casa do Fogo através de convite como apoio pela divulgação e sem receber nada por isso. Não aceito propostas que não tenham o perfil do meu blog e sou 100% transparente com meus leitores com relação a qualquer parceria realizada e minhas impressões sobre o local.

Carla Boechat é jornalista, mestranda, curiosa que só, carioca da clara, inquieta e turista por vocação - e criação. Sempre com a mochila e um sorriso prontos, aposta que toda estrada pode esconder uma dica em potencial. E aqui é assim: se ela foi e gostou, virou post!

Leave A Reply