Praia de Castelhanos, em Ilhabela: como ir, onde comer, o que curtir

25

Já andei contando por aqui, em outro post, sobre minhas aventuras num passeio até a Praia de Castelhanos, em Ilhabela, litoral de São Paulo. Essa é uma das principais praias mais isoladas da ilha, e para chegar lá é melhor ir de carro 4×4 com pneu lameiro ou de barco – as outras opções são uma trilha de 17km (só de ida) que pode ser feita a pé ou de bike. Eu fui de jeep a Castelhanos nesse último inverno e peguei um trecho de areia deserto – de turistas, né, pois ali mora uma comunidade caiçara com 70 famílias em casinhas simples e sem luz elétrica.

Porém, se você leu até aqui e pensa que vai chegar lá e não encontrar estrutura alguma, está bem enganado. Lá tem restaurantes de frente pra praia, espaço para camping e até uma pousada bem simplesinha. E muita, mas muita, mas muita natureza. E uma praia maravilhosa. E trilhas. E cachoeiras. E caipirinha de folha de mexeri… Opa, peraí.

castelhanos ilhabela sp-32

Vamos começar do começo. Eu fui com a empresa Maremar Turismo, que me buscou no meu hotel às 10h para ir de jeep até Castelhanos. Meu guia foi o Luís, gente boníssima, muito atencioso, simpático, prestativo, engraçado. Conosco foram também 4 russos: um casal, a irmã de um deles e o melhor amigo.

São 2km de chão de terra com vários buracos, pedras e mata fechada. Não vá em carro comum, somente é indicado ir em 4×4. Uma curiosidade desse percurso: como é uma estradinha estreita, das 8h às 14h só podem passar carros com sentido para Castelhanos e das 15h às 18h somente no sentido inverso, voltando para o centrinho da ilha. Além disso, há um limite de carros por dia para passar por ali (65 jeeps cadastrados, 42 carros particulares e 60 motos). Então, se for por conta própria e for alta temporada, vá cedo.

castelhanos ilhabela sp
Olha o Luís aí!

castelhanos ilhabela sp-3

castelhanos ilhabela sp-6

Essa estradinha corta Ilhabela no sentido oeste à leste e desbrava a exuberante Mata Atlântica. A areia da praia de Castelhanos tem aproximadamente 1.500 metros de extensão, onde é possível a prática do surf ou um passeio de canoa – quando eu fui, o mar estava batendo muitoooo e estava um pouco frio. Também dá para mergulhar lá, pois é uma região com um mundo marinho bem rico.

castelhanos ilhabela sp-12

castelhanos ilhabela sp-16

Na ida, durante os 22km de estrada de chão, o Luís parou algumas vezes para tirarmos fotos em mirantes e respondia a todas as nossas dúvidas. Vamos à que mais me impressionou: há 34 mil cobras na ilha! Gente, t-r-i-n-t-a e q-u-a-t-r-o m-i-l. Pronto, pirei. Mas o Luís me garantiu que é muito raro elas chegarem perto de qualquer pessoa por lá, que elas têm muito mais medo da gente do que o contrário, que a ilha na verdade é gigantesca, que elas ficam escondidas em mata mais fechada, que ele mesmo mal viu as venenosas por lá em tantos anos de trabalho, que era pra geral se acalmar. Putz. Acreditei, abstraí e vambora.

castelhanos ilhabela sp-4

castelhanos ilhabela sp-5

Chegando a Castelhanos (depois de quase duas horas de estrada), a primeira parada não foi na praia, mas sim na Cachoeira do Gato! Yeahhh, tem uma cachoeira linda lá em Castelhanos e bem pertinho da areia da praia – dá uns 2km de trilha com gostinho de 1km, bem tranquila. Chegando lá, aquela queda d´água de 80 metros de altura era irresistível até no frio! Nem pensei duas vezes pra não ter tempo de desistir – pulei. E o bom de estar com o Luís nessa parte aqui é que ele vai dando o caminho das pedras – literalmente. Ele conhecia tudo ali e mostrava onde era bom de mergulhar, onde a queda era mais forte e parecia jato de banheira de hidromassagem nas costas, onde era escorregadio e perigoso. Foi show! Lavei a alma por inteiro, na saída mal senti frio – mas leve toalha, hein!

castelhanos ilhabela sp-18

castelhanos ilhabela sp-34

cachoeira do gato castelhanos

Terminado o banho e a trilha de volta até nosso jeep, o Luís nos levou até os restaurantes de frente pro mar (há três opções de quiosque ali – eu escolhi o do Alemão). Um lugar bem rústico, mas com uma comida simples, fresquinha e deliciosa (como eles mesmos me disseram, lá não tem luz elétrica, então não tem geladeira nem freezer: tudo é feito no dia e o peixe pescado naquela manhã). Agora, sim, dou a dica: experimente a caipirinha de folha de mexerica, típica da região. É uma delíciaaaaa! Minha refeição foi isca de peixe com salada, arroz, feijão, farofa. Muitoooo bem servido! Minha conta com o prato + uma caipirinha deu R$50. Top demais pra um lugar isolado como aquele! Eu almocei junto aos russos e era engraçado vê-los descobrindo o sabor das comidas brasileiras, misturando a farofa com tudo e repetindo “Delicious, delicious!”. Só que a impressão que eu fiquei foi que, pra eles, delicious mesmo era o mar. Eles nem terminaram o prato direito e saíram correndo pra se jogar. Brincaram feito criança. Numa água gelaaaaaada e num mar batiiiiido que só. Essa eu passei e aproveitei o intervalo pra ir fotografar a praia e parte da comunidade caiçara.

castelhanos ilhabela sp-21

castelhanos ilhabela sp-22

castelhanos ilhabela sp-23

castelhanos ilhabela sp-24

No fim do dia foi hora de voltar – lá pra umas 16h. E ainda rolou cachaça no jeep por conta dos russos, que afirmaram que essa é uma tradição na Rússia: não se vai embora sem a saideira! E quem sou eu pra negar! Voltamos cantando e rindo muito nos outros 22km de chão de terra. Cada buraco no chão era um gole de cachaça que pulava do copo. E assim fomos. Na volta o Luís nos deixaria na porta do hotel. Serviço 100%! Quem vai a Ilhabela TEM QUE ir a Castelhanos. Odeio esses posts mandões de TEM QUE isso, TEM QUE aquilo. Mas e daí! Hoje resolvi adotar pra mim: Quem vai a Ilhabela TEM QUE ir a Castelhanos. E tenho dito! Ah, só pra constar: fiquei lá três dias me embrenhando em tudo que era mata e não vi nem sinal de cobra! 😀

castelhanos ilhabela sp-15

castelhanos ilhabela sp-25

castelhanos ilhabela sp-26

castelhanos ilhabela sp-29

Quanto custa ir a Castelhanos: com a Maremar Turismo esse passeio de um dia inteiro custa R$80 por pessoa, buscando e deixando na porta do hotel. As refeições não estão incluídas no valor.

O que levar para o passeio de um dia em Castelhanos: biquíni/sunga/maiô, tênis (para a trilha até a Cachoeira), chinelo (pra ficar na praia), toalha (se estiver frio no dia), água (principalmente se estiver calor), repelente (Ilhabela é super conhecida por seus borrachudos, que picam mesmo sem piedade e deixam a pele toda inchada, se entupa de repelente!) e dinheiro em espécie (os restaurantes de lá não aceitam cartão de débito/crédito).

Para pesquisar preços e  hotéis em Ilhabela, clique aqui.

Atenção, leitor: fui a Castelhanos com a Maremar Turismo como um convite para conhecer seus serviços e poder indicá-los no blog. Sou sempre transparente em minhas parcerias e relatos de minha experiência. Obrigada pela confiança!

Carla Boechat é jornalista, mestranda, curiosa que só, carioca da clara, inquieta e turista por vocação - e criação. Sempre com a mochila e um sorriso prontos, aposta que toda estrada pode esconder uma dica em potencial. E aqui é assim: se ela foi e gostou, virou post!

Discussion25 Comentários

  1. Muito legal o post mesmo…

    Mesmo fui na semana passada meio q de sopetão… Ja que moro relativamente perto….
    Mas ja estou planejando a volta (faltou a cachoeira do gato).

    RS

    Bons passeios

  2. Belchior Akiu Gomes

    Carla super importante essa dica da agência de jeep fui a castelhanos com meu próprio jeep mas presenciei um grupo de pessoas sendo super mal tratados por um motorista irritado pelo jeep estar quebrando e descontando nos turistas ,outra coisa que reparei foi alguns passando pela trilha super rápido como se fosse um transporte comum e nao um passeio onde pessoas querem descontrair e apreciar a natureza, tenho um canal no YouTube onde resgistrei minha chegada a praia confiram fale a pena ,,Canal Diário de um jeep.link https://youtu.be/xzg4BMl4t94

    • Ei, Belchior.
      Sério?! Poxa, o turista não tem nada a ver com a falta de profissionalismo da agência, né?! A gente quer mais é uma viagem tranquila, sendo bem atendido e podendo curtir sem stress! E sem pressa! Afinal, estamos ali pra passear e curtir a natureza, como vc disse.
      A agência que eu fui foi excepcional nesse sentido.
      Vou conferir o seu vídeo sim. Obrigada por compartilhar!
      Beijos

  3. Olá Carla , adorei suas dicas , vou amanhã com a mesma empresa . Mas vou fazer o passeio de barco e voltar com o off road . Estou super ansiosa . Suas fotos estão lindas !!!

    Muito obrigada por compartilhar sua experiência

    Beijos

    • Ei, Renata!
      Que máximo, tenho certeza que você vai curtir muito!
      Você está indo mais ou menos na mesma época em que fui.. A água estará um gelo. Mas dê um mergulho, pois vai valer a pena 😉
      Um beijo e ótima viagem!

  4. Ola! Gostei muito do relato. Vou a ilhabela no feriado do fim do mes, mas vou de moto com o namorado. Gostaria de saber se é permitido fazer esse caminho a pé. Porque minha moto nao vai rolar e 2km é tranquilo de andar!

  5. Eu fui hoje!!!! Adorei! Almoçamos no mesmo lugar e praticamente a mesma refeição (comi camarão) refeição.Realmdnte a caipirinha é deliciosa.Ah! Vi uma cobra de mais ou menos um metro e meio na subida.O guia até parou para tirarmos foto, haha.Não era venenosa.Otimo relato.Adorei.

    • Eii Kezia!
      Juraaaa.. hahaha Q Máximo! <3 - menos a parte da cobra! hehehe Morro de medo! Acabei de voltar de Bonito e vi uma sucuri de 7 metros lá. Quase morri!
      Q bom q curtiu Ilhabela. Là é uma delícia.
      Beijos

  6. Muito maneiro o relato, estou querendo fazer o trajeto, mas de bike!

    Rss super engraçado achar alguém que tem fobia de cobras também, tipo 34 mil, que porra é esta?!?!?!?! Cobra pra cct, espero ter a mesma sorte que tu e não achar nenhuma! Fiz o Bonete a uns anos atrás e também não vi nenhuma.

    Enfim, espero ter a mesma sorte e valeu ai pelo relato

  7. Olá Carla,
    Pretendo ir com meu jipe e minha família, na primeira semana de 2017…. suas dicas foram ótimas.
    Vc falou em pousada lá, será que vc tem o contato?

    Valeu!!!!!

  8. Oi, Carla!
    Adorei seu relato sobre a praia de Castelhanos!
    Estou pesquisando bastante sobre Ilhabela, para passar uma semana lá!

    Beijos e parabéns pelo site! Adorei!

  9. Muito legal Carla.

    Pelo jeito tinha altas ondas para a prática do surf nesse dia, em uma das fotos dá pra ver…
    Por acaso você tirou mais fotos das ondas?
    Por ser de difícil acesso são raras as fotos em dias perfeitos para o surf.

Leave A Reply