Roteiro de três Pubs Tops em Amsterdam – com mapa

2

Nessa minha última passada relâmpago por Amsterdam, depois de ter dado um passeio pelos pontos principais da cidade (Vondelpark, museus, etc), me restou curtir a noite. Era uma segunda-feira de inverno – tudo indicava que seria difícil eu arranjar um lugar animado. Engano meu! Nas minhas pesquisas, descobri alguns posts do Ducs Amsterdam (blog top do Daniel, que mora na cidade há anos) com dicas de pubs de lá. Show, pesquisei, fiz um roteirinho no Google Maps para ver as distâncias (no final desse post tem foto do mapa com o trajeto!), selecionei três ou quatro e parti pro ataque com um casal de amigos que já estavam na cidade há alguns dias e foram meus guias para todos os cantos. Recepção nota 10!

IMG_7953

Comecei a noite no Arendnest, que fica a 750 metros da Praça Dam e tem especialidade em cerveja holandesa. Cara, era uma segunda-feira e o lugar estava bem cheio! Na boa, essa cidade é incrível, deve ter sido uma das segundas-feiras mais animadas da minha vida! Como era o primeiro pub do dia, fiquei logo tímida com aqueles quadros com dezenas de opções de estilos de cerveja, dos mais variados percentuais alcóolicos. Pedi uma sugestão pra garçonete e mandei ver! Endereço: Herengracht 90 (o Herengracht é um canal).

217635-16

pubs amsterdam holanda-2

pubs amsterdam holanda-3

A segunda parada foi no In De Wildeman, a 450 metros da Praça Dam e point dos locais (a comida não é o forte ali, mas as cervejas são excelentes). Se você for não for tão entendido de cerveja, vai olhar para a lousa com as sugestões do dia e vai ficar perdido que nem eu. Faça cara de expert, capriche no sotaque e peça a que tiver o nome mais bonito. Aqui é você que vai até o balcão e pede pela sua cerveja. Eu tomei a Barbãr Honey Ale, uma belga deliciosa (acho que foi a melhor que experimentei nesse tour etílico holandês!). Endereço: Kolksteeg 3 (fica numa ruazinha somente para pedestres).

pubs amsterdam holanda-9

pubs amsterdam holanda-10

pubs amsterdam holanda-11

Antes de seguir para a terceira parada da noite, dei um passeio pela Praça Dam (estava bem bonita à noite, mas suuuper vazia) e pelo Red Light District, porque eu precisava conhecer de pertinho como eram as tão faladas vitrines com as prostitutas. Eu imaginava um pouco mais de bagunça nessas ruas,  uma galera mais doida, num clima mais descontraído. Não foi isso que eu vi, no geral todo mundo passava por ali na maior discrição e um ou outro só que paravam para mexer com as prostitutas, que ficavam separadas da rua dentro de um espaço bem parecido mesmo com uma vitrine de loja. Vi prostitutas novas e super bonitas, mas também outras já mais velhas, que deviam estar para se aposentar (sim, na Holanda a prostituição é uma profissão legalizada).

pubs amsterdam holanda-12

pubs amsterdam holanda-13

pubs amsterdam holanda-15

pubs amsterdam holanda-16

Terminado o tour, fui para o i-n-c-r-í-v-e-l De Bekeerde Suster, que fica a 500 metros da Praça Dam e é uma microcervejaria local. Normalmente a casa lota e dá para esperar tomando uma das cervejas no balcão. Mas como era uma segunda-feira, e já bem tarde, visto que essa era nossa última parada da noite, o pub estava mais vazio e não tivemos problema para conseguir mesa. Mas mesmo assim o garçom fez questão de nos atender bem até a hora em que quiséssemos ficar lá. Fomos os últimos a ir embora, ficamos lá um bom tempo e tomamos várias cervejas feitas lá mesmo, além de outras como La Trappe e Delirium Tremens. Nos fundos do pub você vê uma parte do maquinário utilizado para a fabricação das cervejas, achei a decoração super interessante. Ficamos lá até de madrugada e só fomos embora porque ficamos com pena do garçom que estava atendendo apenas a nossa mesa. Endereço: Kloveniersburgwal 6.

pubs amsterdam holanda-18

pubs amsterdam holanda-20

IMG_7967

pubs amsterdam holanda-24

pubs amsterdam holanda-25

Fiz tudo isso a pé e sem esforço algum! Olha aí no mapa como é molezinha de repetir esse roteiro etílico:

roteiro_pubs_amsterdam

No final ficou um gostinho de experimentar outros pubs também, mas infelizmente saímos de lá e já estava tudooo fechado. O jeito foi ir para o hostel dormir para ir embora no dia seguinte – apaixonada por Amsterdam. Super indico esses três pubs. Quem curte cerveja precisa incluir esse roteiro numa próxima visita à cidade!



Carla Boechat é jornalista, mestranda, curiosa que só, carioca da clara, inquieta e turista por vocação - e criação. Sempre com a mochila e um sorriso prontos, aposta que toda estrada pode esconder uma dica em potencial. E aqui é assim: se ela foi e gostou, virou post!

Discussion2 Comentários

Leave A Reply