Sibiu, mais uma cidade fofa da Transylvania!

0

Sibiu caiu completamente por acaso no meu roteiro da Transylvania. Quando planejei a viagem para a Romênia, fui para Brasov e a única coisa que eu sabia é que de lá eu iria pra Belgrado – mas aí fiz amigos no meu hostel, saímos pra comer juntos, compartilhamos roteiros e… bom, no dia seguinte embarcamos todos juntos pra Sibiu. Eles para um bate-volta a partir de Brasov, e eu para, de lá, seguir viagem de trem até Belgrado.

E Sibiu foi uma grata surpresa! Nós chegamos lá num domingo, meio sem saber o que ver na cidade, e encontramos o balcão de informações turísticas fechado. Paramos em um hotel pra pedir um mapa da cidade e nada. Fomos a outro e nada. Nos indicaram ir até uma locadora de carros, pois lá eles teriam um mapa. Fechada. Bom, pra que mapa, né! Vamos sair explorando a cidade assim mesmo.

sibiu transylvania-11

A verdade é que Sibiu não tem grandes atrativos turísticos (tipo um castelo do Drácula, sabe? rs), mas foi a cidade mais bonita e fofa em que estive na Romênia (e olha que achei Brasov uma graaaaaça). É bem pequena, com cafés e restaurantes charmosinhos. Igrejas bonitas. Um lugar bem calmo, onde eu gostaria de me hospedar um dia apenas pra bater perna no centrinho, tomar um café beeeeem devagar à tarde, me deliciar com um vinho à noite. Bem para relaxar mesmo e curtir esse cantinho da Transylvania sem a menor pressa. Vou deixar algumas fotos aqui para que entendam do que estão falando…

sibiu transylvania-3

sibiu transylvania-4

sibiu transylvania-12

sibiu transylvania-17

Mas tem uma coisa mais séria que impressiona em Sibiu. Não sei se vocês repararam em alguma das fotos. Mas… As casas de Sibiu têm olhos! Não estou brincando, é sério. É tipo.. Agoniante. Você anda pela cidade sendo observado a cada passo. Não acredita no que eu estou falando? Repara só aqui nesses tetos… E depois volta nas fotos aí de cima!

sibiu transylvania-9

sibiu transylvania-20

Hahaha.. Tirando essa parte que dá nervosinho – mas que depois vira uma diversão achar novos olhos em novas casas – tem algumas coisas que você pode colocar na sua listinha do que ver em Sibiu. A cidade é, por exemplo, um dos maiores centros culturais da Romênia, então vale ficar de olho se vai estar rolando algum festival de jazz, teatro, etc.

Seu ponto de partida pode ser a Piata Mare, a praça maior de Sibiu (é isso que significa seu nome), ou a Piata Mica, que significa a praça menor. Uma fica ao lado da outra. Nesta última é onde fica a Lyers Bridge – o nome é porque rola uma lenda de que, se você contar alguma mentira nela, ela vai cair. Bom… Parece que a galera em Sibiu é bem certinha, porque a ponte continua inteirinha lá há séculos. Se isso fosse na minha cidade… Rsrs, deixa pra lá!

sibiu transylvania-18

sibiu transylvania-19

Já na primeira é onde fica a Council Tower, lugar que mais curti na cidade. Você paga 2 RON para subir e tem uma vista realmente bonita de Sibiu. Vá num fim de tarde e curta o céu em tons de rosa, laranja, amarelo… Uma loucura de lindo! Amei, amei, amei!

sibiu transylvania-21

sibiu transylvania-24

sibiu transylvania-25

Mas tem um outro lugar em Sibiu que dizem ser imperdível, o Astra National Museum Complex. Uma pena que só descobri isso depois de ter ido embora (odeio viajar sem me programar!!!), pois teria dado tempo tranquilamente de ir até lá. Portanto, se você está planejando ir a Sibiu, encaixe esse parque na sua visita. Dizem que é tipo o Village Museum, em Bucareste, mas muuuuuito maior. E tem ainda um restaurante com comidas típicas romenas, ou seja, um super passeio!

Porém, contudo, todavia, entretanto… Eu não fui até lá, mas nós terminamos nossa noite num restaurante que para mim foi o melhor de toda a Romênia. Foi o Sibiul Vechi. Eu me lembro que nós estávamos procurando algum lugar para comer e vimos esse restaurante. Justo o único que não tinha menu na porta. Eu, na cara de pau, resolvi que ia descer e pedir ao garçom pra ver os preços. Eu estava procurando em qual porta eu tinha que entrar, quando perguntei a um senhor se era aquele o caminho. Ele apenas me respondeu “Sim! E é o melhor restaurante da cidade. Estou aqui com toda minha família, olha aquela mesa enorme ali”.

sibiu transylvania-33

O Sibiul Vechi é um típico restaurante da Transylvania e funciona há mais de 100 anos no subsolo de um prédio do século 15. Tem apenas 60 lugares, serve comida tradicional, tem vinho feito por eles e armazenados em barris de madeira, os garçons usam roupas típicas. E os preços eram super Ok. Não pensamos mais e pegamos uma mesa. Foi a melhor decisão da vida! O lugar é tipo uma caverna, paredes de pedra, mesas de madeira, super aconchegante. E eu fiquei apaixonada pelos pratos e pelos copos! Tudo tão detalhadamente fofo…

E a comida? De entradinha, pedimos uma polenta com queijo e linguiça. Estava demais! Tão boa que pedi também polenta para meu prato principal, mas dessa vez com cogumelos. E acertei no pedido mais uma vez! E para acompanhar, claro, que eu pedi o vinho da casa. Era uma cooooisa de tão maravilhoso! Um dos melhores vinhos que já tomei na vida – mas, ok, não sou muito entendedora de vinhos. Haha.. Mas juro que era muito bom. E no final, a conta. Minha parte deu apenas 28 RON. Se eu pudesse, eu voltaria a Sibiu de novo, e de novo e de novo apenas para ir a esse restaurante… Isso porque nós fomos lá antes das 19h, quando tem música ao vivo. Imaginem só como que fica depois!

sibiu transylvania-31

sibiu transylvania-32

Bom… Sibiu, como eu disse no início, foi uma grata surpresa. Fui sem muitas expectativas e no final das contas amei a cidade.

Eu fui de van para Sibiu a partir de Brasov. Também havia a opção de ir de trem, mas era mais caro e levava o mesmo tempo de viagem (quase 3 horas). A diferença de preço era de 28 RON contra 48 RON. A van era bem confortável e saiu na hora certinha da própria estação de trem. Recomendo checar as duas opções quando for a Sibiu.

sibiu transylvania-27

sibiu transylvania-28

sibiu transylvania-30

Tenho também outros posts da minha viagem pela Transylvania! Leia:

Minha aventura de trem, sozinha, pela Transylvania: de Brasov a Belgrado

5 Mitos e Curiosidades sobre a Transylvania

Onde ficar em Brasov, na Transylvania

Brasov, na Transylvania: o que fazer, onde ficar, o que comer e beber, como chegar, quanto custa, é seguro

Para pesquisar hospedagens em Sibiu, clique aqui.

Para pesquisar hospedagens na Romênia, clique aqui.

 

Carla Boechat é jornalista, mestranda, curiosa que só, carioca da clara, inquieta e turista por vocação - e criação. Sempre com a mochila e um sorriso prontos, aposta que toda estrada pode esconder uma dica em potencial. E aqui é assim: se ela foi e gostou, virou post!

Leave A Reply