Uma tarde de filme na linda Bodega Bouza, Uruguai

8

Quando estava programando minha viagem para Montevidéu, ouvi de um monte de gente: “não tem muito o que fazer lá não…”, “achei a cidade chata!” ou “diminui seus dias lá, fica mais em Punta Del Este!”. E como é bom quando não nos deixamos levar apenas pelas percepções dos outros e vamos em busca de conhecer um lugar por conta própria – e acabamos nos surpreendendo. Entre sugestões de amigos e muita pesquisa na internet, encontrei a lindíssima Bodega Bouza Boutique. Ela fica a apenas cerca de vinte minutos desde os bairros Pocitos ou Punta Carretas, então casa perfeitamente para uma tarde dessas bem gostosas de se curtir.

aDSC_0603

aDSC_0546

aDSC_0547

Para pesquisar hoteis em Montevidéu, clique aqui.

E fiquei mais feliz ainda quando, na minha viagem ao Uruguai em outubro desse ano, fui convidada pela Bouza para visitar a vinícola e almoçar em seu restaurante estreladíssimo, em quarto lugar dentre mais de 460 estabelecimentos de Montevidéu no TripAdvisor. Fui carinhosamente recebida pela Cristina, gerente de marketing da Bouza, que nos levou para um tour particular pelo vinhedo, um empreendimento familiar. Toda a área é linda, muito bem cuidada e transmite uma paz sem igual. Os proprietários prezam por produzir vinhos de altíssima qualidade, mesmo que isso implique numa produção de menor escala (mas é possível encontrar vinhos da Bouza no Brasil!). A premissa deles é “o trabalho em pequena escala oferece sempre os melhores resultados”.

aDSC_0428

aDSC_0454

aDSC_0380

aDSC_0614

As visitas guiadas podem ser reservadas com antecedência (indico fazê-lo) e levam a um passeio que conta a história da Bouza e o processo de produção de seus vinhos, passando por jardins e sua horta orgânica que beira o córrego Melilla. São realizadas visitas todos os dias, sendo de segunda a sexta nos horários de 11h, 13h30 ou às 16h, e aos sábados, domingos e feriados regionais às 11h ou às 16h. O valor é de 380 pesos uruguaios, ou 20 dólares por pessoa.

aDSC_0510

aDSC_0502

Já as degustações incluem quatro tipos de vinho de linha clássica acompanhados por queijos regionais, uma seleção de frios e pães recém assados. Há ainda uma opção de Degustação Top, que inclui quatro tipos de vinho de alta gama, acompanhados pelos mesmos aperitivos. Ambas acontecem diariamente das 10h às 18h e já incluem a visita guiada (também é indicado fazer reserva antecipada). A primeira custa 750 pesos uruguaios ou 34 dólares por pessoa e a segunda 1200 pesos uruguaios ou 55 dólares por pessoa.

aDSC_0636

aDSC_0645

As cepas processadas ali são Alvarinho e Chardonnay, em vinhos brancos, e Merlot, Tempranillo e Tannat, em vinhos tintos – sendo que esse último é o que identifica os vinhos exclusivamente produzidos no Uruguai. São estes que têm rendido à Bouza intenso reconhecimento internacional. A adega da Bouza foi construída em 1942 em semelhança aos chateaux franceses e restaurada em 2002, mantendo seus conceitos originais.

aDSC_0428

aDSC_0437

aDSC_0461

aDSC_0465

Falando em conceitos originais e tradição, os proprietários da Bouza mantêm também um “pequeno” museu com carros clássicos, que pode ser visitado pelos turistas. São mais de 30 carros e motocicletas fabricados a partir e 1920. Um passeio que acredito que agradará em especial os homens.

aDSC_0394

aDSC_0400

aDSC_0418

Após as andanças pela propriedade e pelas cavas, fomos levadas a almoçar no restaurante da Bouza, que tem uma vista lindíssima para uma parte dos parreirais e jardins. Sugiro solicitar pela mesa próxima à porta de vidro, para curtir este cenário. O restaurante de cozinha internacional está aberto todos os dias das 11h às 15h30. Pode-se solicitar o menu a la carte ou o de sete etapas (este último custa cerca de 1500 pesos uruguaios ou 75 dólares por pessoa e está sujeito a disponibilidade). Quem opta por almoçar na Bouza ou adquire vinhos na loja própria deles também ganha a visita guiada.

aDSC_0491

aDSC_0512

A comida do restaurante da Bouza me surpreendeu e estava divina. Iniciei com um foie gras com molho de uva, maravilhosa indicação do chef. Para o prato principal, pedi Merluza Negra acompanhada de legumes. Para beber, um Albariño, branco leve e aromático. Minha mãe foi de picanha de cordeiro, acompanhada pelo Montevideo, vinho recomendadíssimo na casa que é uma mistura de três uvas. Para finalizar em altíssimo estilo, o melhor petit gateau de minha vida, talvez a melhor sobremesa que experimentei no Uruguai! Simplesmente um petit gateau de doce de leite com sorvete de banana. Dos deuses!

aDSC_0477

aDSC_0481

aDSC_0484

aDSC_0494

aDSC_0496

aDSC_0506

Após o almoço e enquanto esperávamos o taxi, eu e minha mãe ficamos passeando pela Bouza e curtindo aquele climinha de filme europeu. Ah, e tenho uma ótima notícia: a Bouza, com o objetivo de proporcionar uma experiência completa de imersão em vinhos, está planejando abrir um pequeno hotel. Pelo alto nível das instalações gerais da vinícola, prevejo suítes charmosíssimas e um atendimento inigualável. Já estou sonhando com minha volta para dedicar um fim-de-semana inteiro ao dolce far niente uruguaio…

aDSC_0559

aDSC_0566

aDSC_0569

aDSC_0576

aDSC_0580

aDSC_0607

aDSC_0640

Para fazer reserva ou consulta, pode-se entrar em contato através do tel (598) 2323 4030 ou pelo e-mail visitas@bodegabouza.com. No site há uma parte indicando as melhores formas de chegar à Bouza. Para consultar, clique aqui.

Para pesquisar hoteis em Montevidéu, clique aqui.

Obs.: Visitei e almocei na Bodega Bouza Boutique através de convite e sem receber nada por isso. Não aceito propostas que não tenham o perfil do meu blog e sou 100% transparente com meus leitores com relação a qualquer parceria realizada e minhas impressões sobre o local.

Carla Boechat é jornalista, mestranda, curiosa que só, carioca da clara, inquieta e turista por vocação - e criação. Sempre com a mochila e um sorriso prontos, aposta que toda estrada pode esconder uma dica em potencial. E aqui é assim: se ela foi e gostou, virou post!

Discussion8 Comentários

  1. Carla, viajei no tempo, lendo seus posts sobre o Uruguai…continue nos brindando com sua forma maravilhosa de contar sobre suas viagens…estou sempre à espera do próximo post!!! Parabéns pelo novo layout do blog!!! Ficou lindo!!

Leave A Reply