Fui Gostei Contei

Brisbane, Austrália: informações gerais e dicas do que fazer

Brisbane, na Austrália, é a capital do estado de Queensland. A cidade fica na parte leste do país e é um destino cada vez mais popular entre turistas.

Na minha temporada pela Austrália, resolvi morar nessa, que é a terceira maior cidade do país, por seis semanas.

Neste artigo, compartilho algumas informações, como por exemplo dicas de onde ficar, restaurantes, e claro, o que fazer para explorar Brisbane ao máximo.

Se quer saber mais sobre esse destino, então fique por aqui e acompanhe tudo!

Brisbane, Austrália: informações gerais

Brisbane é uma cidade australiana em pleno desenvolvimento e uma das mais buscadas por imigrantes que querem oportunidades de viver no país.

A cidade é uma grande metrópole, e, apesar de ter apenas 2,4 milhões de habitantes, é o terceiro maior centro urbano do país. 

Brisbane é uma cidade diversa, inclusiva e moderna, além de ser marcada por uma forte cena de manifestações artísticas e culturais, e de oferecer atividades e atrações para todos os gostos. 

Como é viver em Brisbane, na Austrália?

Wheel of Brisbane, roda gigante da cidade.

Brisbane tem fama de contar com um custo de vida mais econômico do que outras capitais australianas, como Sydney ou Melbourne, além de ter uma alta demanda de empregos em várias indústrias. 

Brisbane tem atraído muitos imigrantes em busca de oportunidades de viver na Austrália, o que portanto contribui para o rápido desenvolvimento da cidade e o fortalecimento de uma atmosfera cosmopolita e cheia de cultura.

A cidade oferece muitas oportunidades profissionais em áreas como hospitalidade, para trabalhar em setores relacionados ao turismo, além de outras áreas, como a de construção civil.

Além disso, as compensações salariais são competitivas e atrativas, oferecendo a oportunidade de ter uma ótima qualidade de vida na cidade.

Brisbane é também uma cidade muito bem centralizada, e está próxima a outros destinos muito populares da Austrália, como por exemplo Gold Coast e Sunshine Coast, que estão a cerca de 1h/1h30 de distância de lá.

Além disso, a cidade conta com várias opções de lazer, seja na sua agitada vida noturna, em eventos culturais e artísticos, ou simplesmente em sua incrível beleza natural e atividades ao ar livre. 

Assim, para quem busca morar em uma cidade com essas características e deseja ter uma experiência cultural e imersiva na Austrália, Brisbane pode ser o local ideal para isso.

Onde ficar em Brisbane?

Os preços de hospedagens em Brisbane não são os mais econômicos, assim, alugar um quarto ou uma casa no Airbnb, ou ficar em um hostel são as melhores opções para quem quer economizar.

Confira detalhes sobre hospedagens em Brisbane!

Airbnb

Como morei aqui por um tempo, resolvi ficar em um local com mais estrutura para minhas necessidades, como uma casa com cozinha, espaço para trabalhar, etc. Por isso, escolhi me hospedar usando o Airbnb.  

Primeiro encontrei um local no bairro de Sunnybank. Fiquei em uma casa bem moderna, com quarto bom e confortável, e banheiro compartilhado com o outro quarto que é alugado através da plataforma (mas não tinha nenhum hóspede). 

Custou AU$100.00 (cerca de R$320,00) por noite para duas pessoas, em uma região residencial, com estacionamento gratuito na rua e próximo a restaurantes e supermercados. 

Depois me mudei para outro Airbnb em Woodpoint, região mais próxima da praia e mais afastada do centro. Custou AU$80.00 (aproximadamente R$255,00) por noite para duas pessoas, alugando um quarto em uma casa com mais uma pessoa. 

Em comparação com outras hospedagens, diria que fechei um bom negócio nesses locais que fiquei.

Hostels

Outra opção são os hostels. Essa é uma das formas mais econômicas de se hospedar em um destino, ter contato com outros viajantes e socializar.

Confira algumas opções!

Brisbane Backpackers Resort

Fica localizado em West End e é uma das opções mais econômicas que encontrei no Booking. 

Meu parceiro se hospedou lá por uma semana e disse que tem uma boa infraestrutura, é bem localizado e tem uma vibe animada. 

A nota no Booking é de 7.1/678 avaliações. 

Selina Brisbane

Esse hostel é da rede Selina, uma franquia de hostels que eu adoro e já fui em várias sedes deles pelo mundo. 

Parece ter uma ótima infraestrutura e acomodações confortáveis. Os preços também são acessíveis.

A nota no Booking para essa acomodação é de 8.0/885 avaliações.  

Brisbane City YHA

A rede YHA é bem presente na Austrália, em Byron Bay, por exemplo, eles tinham dois hostels com ótimas avaliações. Me hospedei no hostel dessa rede em Gold Coast e gostei muito.

A estrutura é ótima, conta com quartos privados e compartilhados, áreas comuns e até uma piscina.

A nota no Booking para essa acomodação é de 7.5/2.886 avaliações.

Brisbane Quarters

O Brisbane Quarters está bem localizado em Spring Hill, região bem central, facilitando o acesso a várias atrações da cidade a uma curta distância. 

Essa hospedagem também oferece boa estrutura aos hóspedes, com excelentes áreas comuns, piscina, quartos privados ou compartilhados e preços acessíveis.

A nota no Booking é de 8.1/1.878 avaliações para essa acomodação.

Booking.com

Restaurantes em Brisbane

A cena gastronômica de Brisbane acolhe uma variedade de culturas e sabores. Por isso, é fácil encontrar muitos tipos de culinárias pela cidade. 

Aqui vão algumas sugestões de locais que fui, experimentei e recomendo:

O que fazer em Brisbane?

Brisbane conta com atrações e atividades para vários perfis de turistas. Afinal, é uma cidade muito diversa, inclusiva e multicultural. 

Assim, há diversos locais ou atividades que você pode fazer em Brisbane, seja imerso na natureza nos arredores, ou nos museus e locais culturais da cidade.

Confira algumas opções do que fazer em Brisbane, Austrália!

Queensland Art Gallery e Gallery of Modern Art (GOMA)

Localizadas em um complexo cultural em South Bank e próximas ao rio Brisbane, Queensland Art Gallery e Gallery of Modern Art (GOMA), são um dos centros culturais de maior interesse turístico em Brisbane.

O complexo, principalmente o GOMA, representa um dos maiores e mais importantes centros culturais da Austrália, contendo coleções de arte e exposições artísticas contemporâneas da Austrália, da Ásia e do Pacífico.

A entrada nos locais é gratuita, porém, algumas exposições podem requerer a aquisição de um ticket de entrada pago.

Streets Beach

A Streets Beach é a praia artificial de Brisbane, localizada na região de South Bank. 

No local estão as piscinas públicas, areia branca e todas as coisas necessárias para garantir a sensação de estar em uma praia verdadeira, mesmo estando em meio a uma metrópole. 

Apesar de ser artificial, é bem agradável e funciona bem caso você queira curtir um dia de sol, deitar na grama ou na areia e até entrar nas piscinas. 

Nos arredores há também alguns cafés e restaurantes, então atrai bastante gente nos fins de semana. Um programa super válido para curtir Brisbane!

Roda gigante de Brisbane

Ainda na região de South Bank, além do complexo de galerias de arte contemporânea (GOMA e Queensland Art Gallery) e da praia artificial da cidade, você também pode experienciar a popular Wheel of Brisbane – a roda gigante que proporciona uma visão integral da cidade do alto.

Esse é um ponto muito famoso de Brisbane, além de ser considerado uma parada obrigatória para quem visita a cidade. 

O acesso é pago e custa a partir de AU$21.00 por pessoa. Não cheguei a visitar, mas para quem curte esse tipo de passeio, pode valer muito a pena.

Trilhas próximas de Brisbane

Se você é amante das trilhas, nas redondezas de Brisbane há algumas trilhas bacanas para aproveitar a vida ao ar livre. Fui em algumas e adorei a experiência.

Algumas opções são:

Day trip para outras cidades

Um dos fatores que fazem de Brisbane uma ótima cidade tanto para visitar, quanto para viver é quão bem centralizada ela está. 

É possível fazer várias viagens de bate-volta para cidades próximas, que também são destinos muito buscados na Austrália e, portanto, aproveitar um dia maravilhoso nos arredores de Brisbane.

Algumas opções são:

Vida noturna

Se você quer curtir a vida noturna de Brisbane, então a região de West End é ideal para isso. 

Além de ser super charmoso, o bairro, que fica próximo ao centro da cidade e ao rio Brisbane, é considerado a região boêmia da cidade, onde é possível relaxar e curtir a vida noturna. 

A região é popular por sua atmosfera descontraída, artística e descolada, com vários pubs, bares, restaurantes e locais para aproveitar a noite.

Conclusão

Brisbane, Austrália, é um destino cheio de atrações, além de uma diversidade de atividades para todos os gostos.

Você pode experienciar desde um passeio mais cultural e visualizar um pouco da cena artística da cidade, até curtir a natureza ao redor, passear pelo centro, aproveitar um dia de praia (na praia artificial) ou fazer um day trip para cidades nas redondezas de Brisbane.

Sendo assim um local que oferece muitas oportunidades de viver experiências incríveis.

Confesso que esse não foi o destino que mais me encantou ou me surpreendeu, mas eu gostei da experiência de viver nessa cidade por quase dois meses.

Espero que essas dicas de Brisbane tenham sido úteis para seu planejamento de viagem pela Austrália e que você desfrute bastante desse destino australiano tão popular. 

Até o próximo artigo!

Leia também:

Sair da versão mobile