Fui Gostei Contei

Feirinha da Benedito Calixto, em Sampa: o bom está no entorno dela

Eu sempre ouvia falar da feirinha da Praça Benedito Calixto, no bairro de Pinheiros, em São Paulo, mas ainda não tinha ido até lá para conhecer. Para quem não sabe, ela rola todos os sábados, das 9h às 19h e tem de tudo: muitas comidinhas, antiguidades, artesanato e obras de arte (são 320 expositores!), chorinho (das 14h30 às 18h30) e muito movimento. Essa feira existe desde 1987 e já faz parte do calendário turístico de São Paulo.

restaurante sao paulo 9

Eu curti, tinha bastante gente, há muito o que ver. Mas o que eu gostei mesmo foi o entorno da praça. Para quem conhece, tem um clima meio Santa Teresa (bairro do Rio de Janeiro), com muita arte e música pelas ruas e pessoas sentadas na calçada mesmo tomando uma gelada e jogando conversa fora, tudo bem descontraído.

Então vamos ao que mais me chamou a atenção por ali. Primeiro de tudo, a Feira Como Assim!?, um espaço cultural que fica exatamente de frente pra praça e que foi inspirado no mercado de Camden Town, em Londres. Gente, eu amei esse lugar! Logo na entradinha fica um DJ tocando músicas diversas, mas sem ser um som muito alto. E aí você vai andando, vai entrando, vai descobrindo lojinhas, exposições, e mais lojinhas, e mais estandes, tudo tão, mas tão charmoso que é difícil resistir à tentação de comprar alguma coisa. Achei essa feira mais original, diferente, surpreendente. Amei uns óculos de madeira que estavam sendo vendidos lá, as bolsas super coloridas e outra lojinha com acessórios da Turquia (cara, os colares eram simplesmente maravilhosos!).

Mas a surpresa maior mesmo foi ir descendo as escadas e, de repente, ouvir uma música ao vivo e dar de cara com o restaurante Como assim?!. Super aconchegante e alto astral! Pegamos uma mesa grande e foi logo aquela confusão do que cada um vai beber, comer, petiscar. Aproveitei pra me levantar e ir fotografar os ambientes do restaurante. Uma graça! Charmosinho em cada detalhe. E a comida lá tem um preço ótimo – um alívio perto de alguns preços altíssimos que encontramos em Sampa! Eu pedi um estrogonofe (havíamos andando uma manhã inteira e eu precisava de sustância). Não tinha um tempero que parecia algo de outro mundo. Mas estava gostoso, bem cremoso, com gostinho de comida caseira da casa da mamãe (não lembrooo o preço, mas era menos de R$30). A feijoada é muitooo bem servida! De entradinha teve também uma bolinha de queijo dos deuses! Indico demais ir ali porque é uma surpresa enorme ir descendo as escadas, vendo as lojinhas, e de repente dar de cara com um restaurante super bacana ali.

Fora isso, eu indicaria escolher um dos bares no entorno da praça para tomar uma cerveja. Todos estavam lotados e com pessoas muito animadas, naquelas conversas de risada alta – adoro!

Por ali, em volta da Praça Benedito Calixto, há várias galerias e a região respira arte. Havia muitos músicos nas ruas, e com um som de altíssima qualidade. Circule sem pressa, vá explorando cada cantinho. É um programão pra um sábado em Sampa.

Para pesquisar preços e hotéis em São Paulo, clique aqui.


Atenção, leitor: Almocei no restaurante Como assim como um convite para conhecer seus serviços e poder indicá-los no blog durante o 1º ExploraSampa Weekend, encontro que reuniu 5 blogueiros de fora de São Paulo para divulgar a cidade. Sou absolutamente transparente com todas as minhas parcerias e com minhas impressões sobre o local. Obrigada pela confiança!

 

Sair da versão mobile