Fui Gostei Contei

Pucon, Chile: dicas atualizadas e completas para o seu roteiro

É difícil encontrar alguém que não tenha gostado de Pucon, aqui no Chile. Destino cada vez mais popular entre brasileiros, Pucon é uma cidade super charmosa mais pro Sul e que tem desde vulcão ativo, passando por ótimos trekkings, piscinas termais, bons restaurantes, muitos parques, e esportes de ventura.

Gosto de dizer que Pucon é um destino pra qualquer estilo de viagem de férias. Portanto não importa se você é mochileiro, se vai viajar de casal, com a família, se quer luxo. Aqui você encontra de tudo!

Pucon está a cerca de 800km ao sul de Santiago e merece estar em seu planejamento de uma viagem ao Chile. Essa foi minha segunda vez aqui, e com certeza já estou planejando a terceira. Essa parada em Pucon é parte da minha viagem de 4 meses sozinha indo por terra do Deserto do Ataama até a Patagônia. Então vamos às dicas desse lugar dos sonhos?

Que tal essa primeira impressão de Pucon, no sul do Chile?

Essa parada em Pucon foi parte da minha viagem de 4 meses sozinha indo por terra do Deserto do Atacama até a Patagônia.

Como chegar a Pucon

Conforme eu já comentei, Pucon fica a 800km ao sul de Santiago do Chile. As duas principais maneiras de chegar são de ônibus ou de avião.

Muita gente opta em pegar um ônibus noturno, que na chegada já te deixa no centro de Pucon – essa foi minha opção quando vim pela primeira vez em 2011. São cerca de dez horas de viagens, mas os ônibus no geral são bastante confortáveis. Indico buscar as opções de empresas e horários pelo site recorrido.cl.

Ou você pode pegar um voo até Temuco, que está a uma hora e meia de Pucon – foi o que fiz nessa segunda visita em 2019. Repito aqui a dica que sempre dou em meu Instagram: se você se planejar com antecedência, consegue achar passagem de avião mais barata que de ônibus aqui no Chile.

Essa foi minha companhia para a trilha Sendero Los Lagos no Parque Huerquehue! Fofo, né?!

Ir de avião ou de ônibus para Pucon?

Se você pretende viajar de avião, pesquise as passagens com ao menos um mês de antecedência da sua viagem. Agora em 2019 vi preços de avião entre Santiago e Temuco a partir de 7.000 pesos chilenos (50 reais) + taxas, enquanto o trajeto de ônibus mais barato a partir de Santiago até Pucon era desde 12.000 pesos chilenos (na poltrona menos confortável).

Vale considerar, ainda, o custo que você vai ter para ir de Temuco a Pucon caso opte por pegar um vôo – eu gastei 3.000 pesos chilenos pra pegar um ônibus do aeroporto até o centro de Temuco e mais 3.700 pesos para pegar outro ônibus de Temuco até Pucon. Se você pretende alugar um carro, alugue em Temuco antes de seguir para Pucon pois conseguirá melhores preços.

As principais companhias aéreas do Chile são Latam, Jetsmart e Skyairline. Mas atenção: o preço que falei acima não inclui marcação de assentos e nem bagagem despachada, apenas bagagem de mão (pequena e geralmente de no máximo 8kg). Se você quiser pagar à parte pra despachar, por exemplo, pode precisar desembolsar mais que o valor da própria passagem. Já de ônibus você não precisa pagar a mais pra despachar sua bagagem.

Se Pucon já está no seu planejamento de viagem pro Chile, leia com atenção esse artigo! Dicas valiosas 🙂

Qual a melhor época para visitar Pucon?

Saiba que Pucon pode ser visitada em qualquer época do ano! Mas, claro, o clima muda bastante ao longo das estações.

O Verão é de altíssima temporada em Pucon, com temperaturas mais elevadas e muitos chilenos na cidade. Mas é excelente para visitar os parques da região, ir nas termas à noite, fazer rafting.

Outono e Primavera em Pucon, por exemplo, têm temperaturas mais amenas, e são boas épocas para fazer qualquer passeio que quiser (agora em 2019 visitei durante a Primavera e amei).

Já o Inverno é de frio e bastante neve nas montanhas no entorno de Pucon (foi quando vim em 2011!). É a época perfeita pra quem quer aproveitar as estações de esqui, se esquentar nas termas e curtir muito a neve. No entanto, tenha em mente que alguns parques podem estar fechados devido à quantidade de neve que cair, e que há neve em alguns pontos perto de Pucon quase o ano todo – vou falar mais sobre isso aqui embaixo.

Playa Blanca no verão é incrível! Mas não se esqueça: é alta temporada e os preços podem estar mais elevados

O que fazer em Pucon e quantos dias ficar?

Muitas pessoas vêm a Pucon apenas passar o fim de semana, saindo de Santiago. Foi o que fiz em 2011, mas essa cidade definitivamente merece mais do seu tempo. Eu recomendaria no mínimo 4 dias aqui pra conhecer bem os principais atrativos. Agora em 2019 eu optei por ficar 9 dias, mas se quisesse teria passeios pra fazer todos os dias!

Já quando a pergunta é o que fazer, a lista parece interminável. Nunca vi tantas termas na minha vida, por exemplo! No entanto não vou citar todas aqui, somente as principais, ok? Outro detalhe é que em Pucon há muitos passeios que você pode fazer por conta própria (alugando carro ou de ônibus mesmo), no entanto há outros que indico fazer com agência.

Tirei essa foto dos Ojos del Carbugua com meu celular e não fiz edição nenhuma. A água é dessa cor mesmo.

Vamos às dicas do que fazer em Pucon!

Deixo aqui os horários de ônibus para ir aos parques e às termas. O endereço do terminal é rua Uruguay, 540.

Apesar de eu ter mostrado já várias opções, Pucon tem ainda outros passeios de aventura, como hydrospeed, salto de paraquedas, canopy, entre outros. Como eu disse, você precisa de muitos dias pra conhecer bem a região.

Com os guias que me acompanharam na subida até a cratera do Villarica: Cristian, Diego e Richard. Foi foda!

Onde ficar e dicas de hospedagem em Pucon

A referência pra você estar bem localizado na cidade e fazer muita coisa a pé é a Av. Bernardo O´Higgins, a principal da cidade. O hostel que eu me hospedei em Pucon da primeira vez já não existe mais. Da segunda vez fiquei na casa do Richard através do Couchsurfing. Ele tem dois hostels, e eu fiquei no que está mais próximo do centro (1km) e se chama Terra Volcano Hostel.

Outro hostel que conheci e que é irado é o Chili Kiwi, de frente pro lago Villarica (e não tinha uma vez que eu passava por lá e num tava rolando uma música, ou churrasco, ou qualquer bagunça). Eles têm hospedagem até mesmo dentro de kombis! Vale conferir.

Para algo intermediário, dê uma olhada nos bem localizados Lounge Brasil Hostería Boutique e Hotel Cumbres del Sur. Já os 5 estrelas da cidade são o Enjoy Park Lake, que tem estrutura de resort, e o Hotel Antumalal, charmosíssimo e incrustado no meio da montanha.

Por fim, não posso deixar de falar nesse tópico do Magma Lodge, que conta com domos à beira do lago Villarica.

Dá pra ser muito feliz em Pucon <3

Onde comer e dicas de restaurantes em Pucon

São muitas as opções! Claro que não conheci todos, mas aí vão alguns de meus preferidos:

Sério, o La Cova é um lugar que vende uma pizza e um suco tão gostosos e baratos que merece uma visitinha.

A noite e as festas de Pucon

Pucon, por exemplo, não é uma cidade super agitada e cheia de festas. Mas claro que sempre rola algo animado, né?

Quanto mais próximo do verão, mais chances de pegar uma noite mais animada em Pucon!

E aí? O que achou dessas dicas? Faltou alguma coisa? Ainda ficou alguma dúvida? Manda aí nos comentários!

Sair da versão mobile