Fui Gostei Contei

Punta Arenas: o que fazer neste destino da patagônia chilena?

Se você está planejando visitar a região sul do Chile, certamente ouviu falar ou passará por Punta Arenas. 

Enquanto muita gente usa a cidade apenas como base aérea para conhecer Torres del Paine ou fica no máximo uma noite por lá, eu fiquei dez dias neste destino. 

Esse foi um tempo mais que suficiente para conhecê-la muito bem e para te dizer que vale a pena reservar ao menos dois dias aqui antes de seguir para seu próximo destino. 

Neste artigo, te mostro porque gostei da cidade e dicas do que fazer em Punta Arenas. Acompanhe!

Mulher na placa de Punta Arenas, na Patagônia chilena
Se prepare pra viver todos os climas do mundo em um dia e venha conhecer a Patagônia Chilena!

Essa parada é parte de minha viagem de 4 meses pelo Chile!

Onde fica Punta Arenas?

Punta Arenas fica localizada no extremo sul do Chile e faz parte de uma das regiões mais lindas do país – a Patagônia Chilena.

Mais especificamente, Punta Arenas está no Estreito de Magalhães, e é uma cidade grande (ao menos para os padrões chilenos), sendo um ótimo ponto de partida para se aventurar pela Patagônia Chilena. 

Quando ir e quanto tempo ficar em Punta Arenas?

A alta temporada na Patagônia vai de novembro a março, sendo esse o período melhor para conhecer Punta Arenas.

Porém, mesmo sendo verão, a tendência é encontrar temperaturas baixas, principalmente pelo vento que é constante por lá. Assim, leve roupas bem agasalhadas em qualquer época do ano.

O inverno geralmente conta com frio extremo, oferecendo a possibilidade de encontrar neve em alguns locais. Se quiser ir no inverno, coladinho na cidade há uma estação de esqui que tem vista pro mar. Legal, né?

Em relação a quanto tempo ficar na cidade, com uns quatro dias inteiros você consegue fazer todas as dicas que recomendo neste artigo. 

Porém, o tempo ideal dependerá de quantos dias você tem disponível e o que você busca conhecer na Patagônia.

Assim, recomendo no mínimo dois dias em Punta Arenas, podendo estender para mais dias se você quiser e tiver disponibilidade.

Saindo do aeroporto para a cidade

Acredito que a melhor opção é usar o serviço de transfer. Eu não fiz reserva com antecedência, mas quando saí pelo desembarque havia várias pessoas oferecendo serviço de táxi e transfer. 

Eu optei pela empresa Fin del Mundo. Na época, paguei 5.000 pesos chilenos e uma van compartilhada me deixou em minha hospedagem. 

O que fazer em Punta Arenas, Chile? 

Apesar de não ser o local mais popular da Patagônia Chilena, como Torres Del Paine, há vários passeios legais para fazer em Punta Arenas.

Algumas atividades que recomendo são:

Confira detalhes.

Ver pinguins

Que lindos os pinguins de Isla Magdalena! Foto: Andrea Schaffer

Na minha opinião, é um passeio imperdível na Patagônia Chilena. As principais opções são: 

Tour guiado na Cervejaria Austral

Essa é uma cerveja muito conhecida no Chile e sua fábrica está bem no centro de Punta Arenas. 

O passeio, na época que fui, custou 10.000 pesos (não aceitavam cartão) e durou em torno de duas horas, com visita à fábrica e degustação de 9 cervejas. Não deixe de conhecer!

Free walking tour

Não esqueça de beijar o dedão do pé do índio se quiser voltar a Punta Arenas! rsrsrs

Outra opção de atividade é fazer um free walking tour para visitar os principais pontos da cidade a preços acessíveis (você contribui com o que pode). 

Na época, os tours saíam diariamente às 11h da manhã da Plaza de Armas. Outros lugares visitados são o cemitério municipal, que parece mais um museu a céu aberto, o Mirante del Cerro de La Cruz etc.

Além disso, não deixe de conhecer e beijar o dedão do pé da estátua de índio que está na Plaza de Armas para voltar a Punta Arenas.

Conhecer um pouco da gastronomia local

No Mercado Municipal há várias opções de restaurante para comer peixes e frutos do mar frescos

Quase todo restaurante tem o famoso calafate sour, uma bebida feita com calafate, que é uma fruta típica da Patagônia semelhante ao mirtilo. O Rústico Bar faz um dos melhores que vi. 

Ainda nas dicas de gastronomia, aproveite para comer um choripan no Kiosko Roca – uma tradição na cidade. Para acompanhar, peça um batido de “leche con plátano” (leite com banana). 

Ainda, aproveite para comer centolla, um dos pratos mais populares dessa região. Para isso, o destino é o Mercado Municipal. Se quiser economizar (porque esse prato geralmente é caro), peça a empanada de centolla com queijo do Doña Anita, dentro do mercado.

Reserva Nacional Magallanes

A Reserva Nacional Magallanes fica a cerca de 20 km de Punta Arenas e tem ótimas trilhas para caminhadas rápidas (entre 1 e 3 km cada). 

Assim, é um excelente passeio para conhecer a natureza local e se aventurar nos arredores da cidade. 

Ir à Zona Franca

Corredor de roupas de Inverno em uma das lojas da Zona Franca. Casacos a partir de 20.000 pesos chilenos.

Em Punta Arenas existe uma zona franca, isto é, uma área livre de impostos. Apesar de não ser muito grande, pode valer a visita dependendo do que você precisa comprar. 

Eu comprei um óculos Rayban (39.000 pesos chilenos), um bom power bank (11.000 pesos chilenos) e segunda pele para o frio (3.000 pesos chilenos cada peça).

É uma boa oportunidade de comprar produtos que tem o preço menor no Chile, como roupas de frio, que no Brasil geralmente são mais caras.

Se você precisa comprar roupas de inverno, além da zona franca, há também as lojas da The North Face, Columbia, Doite e RKF. São de ótima qualidade e há mais opções que em Puerto Natales.

Laguna Parrillar 

Se você busca um passeio mais imerso na natureza, conhecer a Reserva Laguna Parrillar é uma boa pedida. 

Localizada a cerca de 50 km de Punta Arenas, por lá, pode-se acampar, fazer piqueniques, caminhadas e trekking, além de explorar a fauna e flora local, entre outras atividades ao ar livre.

Monte Tarn

Outra opção para os amantes de trekking é o Monte Tarn. Esse é um trekking de nível de dificuldade maior e que provavelmente requer guia. 

O local fica a cerca de 70 km da cidade de Punta Arenas e o passeio pode ser reservado em agências no destino.

Vale a pena fazer um bate e volta de Punta Arenas para Torres del Paine?

Definitivamente não recomendo o bate e volta de Punta Arenas para conhecer Torres del Paine na Patagônia Chilena.

Cada trajeto leva mais de três horas e portanto fica extremamente cansativo. A minha recomendação é usar Puerto Natales como base para conhecer esse destino que é um dos mais populares dessa região.

Onde comer em Punta Arenas?

Já adiantei as opções principais de onde comer em Punta Arenas no tópico anterior. Aqui coloco minha lista completa de dicas.

O Kiosko Roca é parada obrigatória em Punta Arenas! E se você é vegetariano, pode pedir sem carne!

Onde beber em Punta Arenas?

Pra quê se cansar indo longe? Amei a visita guiada com degustação da Cervejaria Austral, em Punta Arenas!

Nem só de comida vive o ser humano, não é? Aqui vão algumas dicas de bares para beber em Punta Arenas:

Onde ficar em Punta Arenas?

O ponto de referência sobre onde ficar em Punta Arenas é a Plaza de Armas. Quanto mais perto dela você se hospedar, mais fácil será se locomover pelos principais pontos da cidade (muita coisa vai poder fazer a pé).

O Hostal Entre Vientos é uma ótima opção por oferecer uma excelente estrutura, apesar de não estar tão coladinho na Plaza de Armas.

Para algo intermediário, confira o Hotel Isla Rey Jorge, modesto, com ótima localização e conta com um pub. 

O Hotel Plaza não diferencia tanto em preço, mas é ainda mais charmosinho e não perde em nada quanto a sua localização. 

Se não se importar em gastar um pouquinho mais, o Hotel Diego de Almagro é uma boa opção. Para um hotel 4 estrelas, dê uma olhadinha no Hotel Cabo de Hornos.

Punta Arenas vista de cima. Aí está o centrinho da cidade, visto desde o mirante del Cerro de la Cruz

Conclusão

Provar o calafate sour em Punta Arenas, aquela dica fácil de seguir 🙂

Se você chegou até aqui, já sabe como aproveitar Punta Arenas, no Chile, da melhor maneira possível. O destino é repleto de atrações que valem a pena dedicar um tempinho para conhecer.

Gostou das dicas ou ficou com alguma dúvida? Manda aí nos comentários que vou adorar te ajudar! Ah, e lembre-se de continuar acompanhando a atualização dos posts aqui no blog! 

Sair da versão mobile