A culinária peruana é muito famosa no mundo todo, e por isso não queríamos deixar de comer bem nos restaurantes em Cusco. E o melhor é que, comparado com grandes cidades brasileiras como Rio e São Paulo, não é caro ir a uns restaurantes bacanas.
Andando por Cusco, você verá menus (que geralmente oferecem entrada + prato principal + bebida e/ou sobremesa) por preços até mesmo a partir de 4 soles. Claaaaro que esses serão os mais simplões, e certamente de higiene duvidosa. Por isso indico encarar os menus a partir de uns 20 soles, que costumam ser de boa qualidade. A vantagem é que na porta dos restaurantes há placas com as opções oferecidas. Geralmente são umas 2 a 3 opções de entrada, mais umas 3 a 4 de prato principal e umas 2 de sobremesa (quando esta vem incluída no valor).
Ali atrás da Plaza de Armas, está a Plaza Regocijo, e no entorno dela há excelentes opções.
Selecionei alguns restaurantes, pizzarias e cafés que conheci para indicar aqui (tem desde o sofisticado até um baratex frequentado apenas por peruanos!).
Limo Restaurante
Dos que conheci, esse foi meu restaurante em Cusco preferido! Fica na Plaza de Armas, coração de Cusco, tem vista pra praça, o menu é seeeeensacional (daqueles que você não consegue se decidir sobre o que escolher), culinária fusão peruano japonesa, bom atendimento, variações deliciosas do pisco sour (experimente o de maracujá!).
Adorei o Limo. E curti também que tem uma parte mais informal, onde a galera se senta no balcão mesmo para tomar um drink e beliscar alguma coisa.
De entrada, eu pedi um roll um pouco apimentado, e estava muuuito saboroso (muy rico – como dizem por aqui hehe). Pedi um sushi com lagostins, caranguejo e abacate, envolto com lâminas de salmão e um molho picante de maionese com alho.
De prato principal, pedi um arroz mojadito (molhadinho) de mariscos (55 soles). Gostoso DEMAIS! Se for pedir uma bebida sem álcool, prove a limonada de coco (11 soles). É MUITO BOA! É essa na foto aí embaixo junto com o prato que comi.
Para finalizar, pedimos a super sobremesa do cardápio, que se chamava “nuestro king kong descostruido” (25 soles). Tinha lâminas de alfajor, doce de leite, abacaxi flambado, mel. Uma delícia!
A comida como um todo estava impecavelmente saborosa. Não deixe de conhecer o Limo quando for a Cusco.
Le Soleil
Esse foi o primeiro restaurante francês gourmet de Cusco – é bem sofisticado. Fica no térreo de uma casa que abriga um hotel de uma única suíte (sim! Atendimento exclusivo, com direito a spa).
Oferece um menu exclusivo com pratos preparados com produtos frescos disponíveis localmente. Tem também uma ótima carta de vinhos franceses.
Há opções de menu de 5 passos (152 soles), de 7 passos (195 soles) ou a la carte (que foi nossa escolha).
De entrada, escolhi lagostins salteados com nhoque de batatas nativas, mousse de ervilhas e azeite de trufas (45 soles). Meu namorado foi de escargot (42 soles) – ambos estavam deliciosos!
Como prato principal, pedi a truta andina com espuma de manteiga negra e legumes salteados (52 soles). Renato pediu pato ao molho de laranja com frutas e verduras salteadas (76 soles).
De sobremesa, indicamos o creme brulee (35 soles) e o fondant de chocolate intendo com texturas de chirimoia, uma fruta local (37 soles).
A música ambiente é francesa e o atendimento é impecável, onde todos falam francês. Um verdadeiro pedacinho da França no coração de Cusco. Recomendadíssimo para uma noite mais sofisticada!
Obs.: não aceitam nenhum cartão, mas aceitam pagamento em soles, dólar ou euro.
Panam Cafe e Panaderia
Foi o primeiro lugar que conheci em Cusco! Parei para tomar café da manhã e me apaixonei pelo cheiro de pão fresquinho. É bem pequenininho e aconchegante, e fica na praça Regocijo. Os pães ali são deliciosos (experimente o croissant de chocolate – apenas 2,50 soles!), e indico para um lanche da tarde ou para começar o dia com um bom café da manhã.
Eu escolhi a opção da cesta de pães com ovos mexidos e geleia (10 soles). As tortas também são bem famosas ali (vi vários elogios à de limão). Achei os preços excelentes! E o Wi-Fi também é bom.
Esse é um restaurante em Cusco um pouco mais turístico, de frente pra Plaza de Armas, mas onde comemos uma pizza bem gostosa e tomamos um vinho sentados na janela com vista pra praça.
Acabamos indo ali só porque estava escrito do lado de fora que a “pizza para 2 pessoas” custava 17 soles. Acabou que era uma pizza de tamanho “personal”, que até dá pra 2 pessoas, mas não alimenta taaaao bem. Como o preço é bom, se estiver com muita fome vale pedir uma pra cada um – e aí, sim, comer muito bem hehe. O preço inclui também um buffet de saladas onde se pode servir à vontade e que estava bem gostoso.
Ali também há algumas opções de vinhos argentinos, chilenos e locais, com preços a partir de 40 soles.
Pizzaria d´Sandro
Essa aqui foi um achado pra gente! Fora do burburinho turístico da Plaza de Armas, caminhamos uns 10 a 15 minutos pra chegar ali. Se trata de um restaurante bem pequenininho, e nós éramos absolutamente os únicos turistas do lugar.
Resolvemos entrar porque estava lotado, e pedimos uma pizza grande (grande de verdade hehe) que custou apenas 11 soles. É feita no forno a lenha, e estava uma delicia.
Curtimos porque é um lugar frequentado apenas por locais e onde comemos bem pagando pouco. Fica na Av. Garcilaso, 215-A.
E não deixe de ler esse post com dicas de restaurantes em Lima – pra comer muito bem na capital mundial da gastronomia sem estourar o orçamento!