Trilha ou barco: Como chegar à Praia do Forno, Arraial do Cabo, RJ

31

O que não falta em Arraial do Cabo são praias maravilhosas com um mar azul turquesa que parece pintado à mão. Muitas delas só têm acesso se você fechar um passeio de barco, que é mais caro e costuma durar umas quatro horas. Outras são mais tranquilas de se chegar de carro ou andando (dependendo de onde você estiver hospedado), como a Praia Grande (3km do centro). Já a Praia do Forno (1,5km do centro) é só por trilha ou barco (não necessariamente aqueles de passeio). Das praias de Arraial, ela é a que tem o mar com água menos fria.

aDSC_0613

aDSC_0649

aDSC_0640

Para pesquisar ou reservar sua hospedagem em Arraial do Cabo, clique aqui.

Os barcos para a Praia do Forno saem da Praia dos Anjos, custam em média R$10 por pessoa e fazem o trajeto em uns 10 minutinhos. Já a trilha também tem início ali, no Porto do Forno, ao lado da Praia dos Anjos, onde há vários barcos atracados.

aDSC_0618

aDSC_0547

Ela é considerada de esforço médio e leva a mirantes com uma vista incrível da Praia do Forno, já que sobe o Morro da Fortaleza. Eu fui e voltei pela trilha, que só tem uns 500m, e achei bastante tranquila. Andando com calma e parando para tirar fotos, levei uns 20 minutos de travessia (no Google Maps indica 7 minutinhos andando!!!!).

aDSC_0013

arraial do cabo_trilha praia do forno

Se estiver com disposição, realmente recomendo optar pela trilha. A vegetação pelo caminho encanta. E o visual compensa todo o esforço!

aDSC_0026

aDSC_0557

aDSC_0601

Chegando à Praia do Forno, há vários quiosques com mesas e cadeiras, além de aluguel de caiaque, pranchas de SUP, equipamentos para snorkel. A praia tem uns 600m metros de extensão de areia. Os preços por ali são Ok e muitos quiosques servem até almoço. Eu pedi um peixe e estava muito bem servido, além de gostoso.

aDSC_0618

A Praia do Forno é lindíssima, mas fuja dos feriados, pois fica muito lotada, já que seu acesso não é tão difícil assim. Para curtir um paraíso desses, é melhor que tenha menos muvuca. Essa praia é simplesmente SURREAL! Coloque já na listinha!

aDSC_0674

aDSC_0668

aDSC_0657

Carla Boechat é jornalista, mestranda, curiosa que só, carioca da clara, inquieta e turista por vocação - e criação. Sempre com a mochila e um sorriso prontos, aposta que toda estrada pode esconder uma dica em potencial. E aqui é assim: se ela foi e gostou, virou post!

Discussion31 Comentários

  1. Oiii Carla! To amando seu blog!
    Uma pergunta…. Essa trilha da Praia dos Anjos para a Praia do Forno ela tem subidas e descidas? É mais plana….
    Qual o grau de dificuldade que você considera?

    • Ei, Veridiana! Obrigada 😀
      Tem subida e descida sim, mas é considerada de nível fácil para moderado. Eu fiz de chinelo e não tive nenhuma dificuldade (estou acostumada a fazer trilhas, mas essa está entre as mais fáceis que eu já fiz). E vale muito pela vista que se tem de lá de cima! 😉

    • Ei, Beatriz!
      Não tenho filhos, então não sei exatamente como seria para levar um numa trilha, hehehe.. Mas essa trilha é bastante tranquila e acredito que seja fáicl ir com crianças sim. Recomendo se informar lá no entorno. Beijos e boa viagem!

  2. Vou com minha família esse mês , essa trilha não é perigosa, pois vou com meu filho ou acha melhor ir de barco, não gosto muito de mato, rs
    Alias, não sei nadar e meu filho tem 5 anos, o barco deixa na praia mesmo?

  3. A trilha eh um pouco cansativa, principalmente por causa do calor. Não recomendo passar por lá com criancas com menos de 10 anos, porque ficarão cansados e vai querer ir no colo…ai coitado de quem for carregar.
    E não recomendo para pessoas idosos e que tenham problemas de saúde q não possam fazer esforços.

    • Ei Daniela!
      Sim, com crianças ou idosos é melhor pegar o barquinho mesmo. Apesar de ser uma trilha de nível mais fácil, tem subidas, sem falar no sol quente.
      Obrigada pelas considerações 😀

  4. Carla boa tarde!

    Indica algum hotel ou pousada boa de preço acessível, 2 Adultos e 2 crianças !
    Eu adoro a Ilha Grande-RJ e vendo essas fotos fiquei curioso em conhecer também.

    • Ei Junior!!!
      Em Arraial eu sempre fico na Pousada da Prainha e indico demais!
      Novinha, bom preço, boa localização, quartos ótimos para famílias, atendimento excelente. Tenho um post aqui no blog com fotos dessa pousada. É só buscar por “pousada da prainha” que vc vai encontrar 😉

  5. ola boa noite, vou fazer um cruzeiro e uma das paradas é em Buzios, eu gostaria de fazer um passeio em Buzios, já fui uma vez na praia do forno e achei lindooo, queria que minha mãe conhecesse ela. tem alguma saida proximo ao porto que vai para lá?

Leave A Reply