Como eu sempre repito aqui, é primordial ter um bom seguro viagem nas suas férias – é o tipo de gasto que não vale economizar. Há mais ou menos dois anos eu comecei a testar uma nova empresa, bastante focada em seguro para nômades digitais, e venho compartilhando com vocês minhas percepções sinceras. Hoje, nesse artigo, quero contar especificamente como foram minhas experiências acionando o seguro viagem da Safetywing.
Apesar de ter contratado o serviço de seguro viagem dessa empresa em diversas ocasiões e países diferentes (Egito, Israel, Palestina, Jordânia, França, Chile, Peru, Bolívia), em apenas duas vezes eu precisei realmente usar o serviço – que pode ser contratado para viagens curtas de férias ou mesmo sabáticos sem data de retorno.
Leia nesse post minhas impressões e os pontos negativos e positivos que considero nesse seguro.
Em quais países precisei acionar o seguro viagem da Safetywing
Para começo de conversa, acho importante introduzir em quais lugares e por que precisei acionar o seguro viagem da Safetywing. A primeira vez que eu testei o serviço foi em Israel em 2022. Eu havia começado um processo aparentemente alérgico, com urticas por todo o corpo e até mesmo angiodema (inchaço) no rosto.
Minha primeira reação foi ligar para o número de atendimento da Safetywing e solicitar orientação do que fazer. Na ocasião, eles indicaram que eu fosse até o posto médico mais próximo para receber atendimento, e que deveria guardar todo e qualquer documento relativo àquela consulta para apresentar depois e ter o reembolso dos valores gastos (falarei sobre isso mais adiante).
Na segunda vez, eu estava no Chile. Estava com desinteria fazia alguns dias, sentindo o corpo fraco, e busquei atendimento inicial por telefone. Aproveitei para testar o serviço de tradução simultânea no atendimento de inglês para português oferecido pela Safetywing (também vou falar mais adiante sobre esse tópico). Diante das explicações que recebi por telefone, segui o tratamento por conta própria e obtive melhora, não sendo necessário ir a uma consulta médica.
Reembolso de valores ao acionar o seguro viagem da Safetywing
Um detalhe importante para ter em mente sobre esse seguro é que você sempre paga, primeiro, pelo atendimento médico, e só depois solicita reembolso. Portanto, é imprescindível que você tenha condições financeiras de arcar com qualquer custo do tipo. No meu caso, eu precisei de duas consultas médicas de emergência em Israel, e cada uma custou por volta de 200 euros, totalizando algo em torno de 400 euros. O seguro viagem da Safetywing custa $56,28 dólares por mês se você tem entre 10 e 39 anos de idade – por aí você já vê o quanto vale a pena sempre contratar esse serviço ao viajar.
Na época, a Safetywing tinha uma franquia (deductible) de $250 dólares. Isso significa que eu recebi reembolso apenas dos valores que excederam o valor de franquia. No entanto, desde Maio de 2023 isso mudou e a Safetywing não cobra mais franquia. Ou seja, qualquer valor gasto, e comprovado, será reembolsado. Essa foi uma mudança muito positiva, e que me deixou ainda mais confortável em continuar usando esse serviço em minhas viagens.
Nesse artigo eu falo mais sobre o seguro viagem da Safetywing
Como foi o reembolso que solicitei na Safetywing
Ao retornar da viagem, eu fiz todo o processo burocrático de solicitação de reembolso pelo site da Safetywing. E não se esqueça: é primordial que você tenha em mãos todos os documentos que comprovem o seu atendimento. Eu também registrei em fotos e vídeos o meu processo alérgico caso precisasse provar alguma coisa (mas não foi solicitado).
O reembolso foi realizado corretamente dentro do prazo estabelecido pela empresa.
Como foi o atendimento da Safetywing por telefone
Uma coisa que, para mim, é muito importante é ter um bom atendimento do seguro viagem. Há quase 10 anos eu uso a Real Seguros, que é uma empresa brasileira, e o que eu mais gosto no serviço deles é que o atendimento é sempre impecável e muito atencioso. Então, ao testar a Safetywing, eu queria experimentar como seria essa experiência ao telefone.
Na primeira vez que acionei o atendimento em Israel, o atendente foi muito cordial na ligação. Nos comunicamos somente em inglês, que é a língua padrão utilizada por eles.
Já na segunda vez que precisei acionar, no Chile, eu resolvi testar o serviço que a Safetywing oferece de tradução simultânea. Isso, para mim, era muito importante conhecer, pois eu estaria recomendando esse seguro viagem para meu público brasileiro. E, cá entre nós, se no meio de uma viagem a gente precisa chegar ao ponto de acionar um seguro viagem, é porque não estamos nos sentindo bem. E nesse momento tudo o que queremos é ser auxiliados com rapidez e de maneira atenciosa.
A tradução para português funciona?
A tradução simultânea funcionou bem e sem ruídos de comunicação. No entanto, demanda uma paciência um pouco maior. Digo isso, pois imagine a cena: você fala em português; um tradutor repete sua fala, porém em inglês; o atendente responde em inglês; o tradutor repete tudo, mas em português. E assim se segue.
Funciona? Sim! Mas tenha isso em mente caso você não fale ou entenda bem inglês. Outra opção é solicitar atendimento pelo chat através do site. Eles respondem em menos de 1 minuto, 24 horas por dia, 7 dias da semana.
Eu recomendo o seguro viagem da Safetywing?
Eu definitivamente recomendo o seguro viagem da Safetywing. Para mim, o maior fator negativo era a franquia de $250, que foi eliminada no ano passado.
Outros pontos positivos dessa seguradora, na minha opinião, são:
- excelente custo x benefício
- cobertura limite de até $250.000 dólares para atendimento médico, hospitalização, ambulância
- cobertura em mais de 180 países em todo o mundo, o que permite um roteiro flexível por diferentes países (cobra uma taxa extra apenas se você viajar para os Estados Unidos)
- facilidade de renovação automática, o que é ótimo para pessoas que não sabem a data final da viagem
- atende tanto viagens mais flexíveis, como viagens com data planejada, independente da duração da mesma
- cobre desvio de bagagem com limite de até $500 dólares por item (valor total de cobertura máxima é de $3.000 dólares)
- alimentação e hospedagem para atrasos de mais de 12 horas no seu voo (limitado ao valor máximo de $100 dólares por dia, para até dois dias)
- cobre diversos esportes de aventura pagando apenas $10 dólares extras por mês
- cobre até mesmo roubo de eletrônicos, também pela taxa extra de apenas $10 dólares por mês
Recomendo ler atentamente a cobertura para que esteja alinhado com o que você busca. O seguro da Safetywing não cobre, por exemplo, atividades esportivas profissionais ou de alto risco, doenças pré existentes, tratamento de câncer ou viagens canceladas antes de você partir.
Se você já teve uma experiência com a Safetywing, com a Real Seguros ou com outra operadora, me conta aqui nos comentários como foi, e se você recomenda.