Agora está na moda falar muito em fazer “home office”. Mas você já ouviu a expressão “anywhere office”? Seria mais ou menos o estilo de vida de quem não tem exatamente uma residência fixa e escolhe trabalhar de qualquer lugar.
Se tem uma coisa que esses 8 anos de vida nômade me ensinaram foi a transformar absolutamente qualquer lugar em um possível escritório. Às vezes estou em um coworking super confortável na Tailândoa, com ar condicionado e cadeira giratória. Em outras estou sentada no chão adaptando uma mesinha de madeira para apoiar o computador em pleno Deserto do Saara.
É desafiador. Nem sempre a internet funciona bem. Vez ou outra a coluna reclama (já passei dos 20 e poucos, né?). E quando o lugar tem música ambiente tocando super alto? É um verdadeiro exercício de concentração conseguir focar no que precisa ser feito.
Não troco meu “anywhere office” por nada!
No entanto, tenho também a flexibilidade de buscar lugares tranquilos e que estimulem minha criatividade. Nesse momento estou fazendo anywhere office desde Skiathos, uma ilha paradisíaca na Grécia que eu nunca tinha ouvido falar. Mas que bom que ainda existem esses “secret spots” ainda não tão explorados, né?
Em lugares assim eu fico muito mais produtiva. Então normalmente é quando eu me desligo da produção de conteúdo para mídias sociais instantâneas, como o Instagram, e me dedico a outras demandas de trabalho. Para quem não sabe, eu acumulo muitas funções. Sou diretora de Marketing de uma agência de turismo, blogueira há 10 anos, instagrammer, youtuber, gerencio mídias sociais, organizo grupos de imersão para o Atacama (e outros destinos) e vez ou outra desenho roteiros de viagens personalizados.
E você aí achando que influenciadores digitais nômades vivem só de praia e pose, né?
Qual o segredo para ter um anywhere office?
Muita gente me pergunta como construir um estilo de trabalho que possa ser realizado de qualquer lugar – para portanto alcançar o tão sonhado anywhere office! A resposta mais simples seria: se você pode trabalhar usando somente seu computador ou celular, então consegue levar suas demandas para qualquer lugar.
São tantas possibilidades! Profissionais de marketing, radiologistas, advogados, editores de vídeos, designers, redatores, atendente de vendas, financeiro, consultorias em geral.
No entanto, não para por aí! Alguns trabalhos presenciais também te permitem viajar. Algumas profissões que conheço e, por exemplo, podem ser realizadas de maneira itinerante: tatuador, grafiteiro, artesão, chef de cozinha, gastronomia, garçom, recepcionista, guia de turismo, guia de montanha, piloto de balão, instrutor de mergulho, massagista. Que outras dicas você pode compartilhar nos comentários aqui embaixo?
Faça seu anywhere office com segurança
Como esse é um estilo de vida que está se popularizando cada vez mais, hoje em dia tem sido possível encontrar empresas com serviços direcionados a quem não tem residência fixa ou vive viajando o mundo. Finalmente estamos sendo vistos hehehe ♥
Uma boa descoberta que fiz recentemente foi um seguro viagem especializado em nômades. Se chama Safetywing, e já testei o serviço deles em alguns países – no Chile, em Israel e na França.
Para mim, esses são os maiores diferenciais da Safetywing:
- tem cobertura mundial (ou seja, não preciso especificar em qual país estarei nas próximas semanas para ter a cobertura)
- posso comprar já estando em viagem (nem sempre estou partindo do Brasil para uma nova viagem, por exemplo)
- custo x benefício (o preço é realmente competitivo, custando $45 / mês)
O maior ponto de atenção aqui, no entanto, é que se você precisar de atendimento, precisará primeiro pagar pela consulta e depois solicitar reembolso. Além disso, o atendimento é em inglês – mas eles oferecem a opção de contar com um tradutor simultâneo nas chamadas telefônicas, o que ajuda quem não fala outra língua.
No entanto, atualmente eu não conheço outra seguradora que ofereça as facilidades que comentei acima para quem é nômade.
Que outras empresas vocês conhecem e que oferecem serviços pensados para o estilo de vida nômade? Eu adoraria saber!
Conteúdo patrocinado por #SafetyWing @safetywing. Todo artigo publicado aqui reflete minha experiência pessoal e opinião sincera sobre os serviços testados