Search
Close this search box.

Cartão Wise: o que é e como funciona? Vale a pena para viajantes?

Imagem: Monito on Flickr (https://www.flickr.com/people/money-transfers/) Credit: https://www.monito.com/pt/

Cartão Wise: o que é e como funciona? Vale a pena para viajantes?

Você já ouviu falar do cartão Wise? Essa solução financeira tem ganhado popularidade entre os viajantes, nômades digitais, trabalhadores e pessoas que não vivem mais no Brasil, mas que precisam fazer transações financeiras fora do país.

Antigo Transferwise, o Wise é um cartão e uma conta multimoedas que oferece aos usuários a possibilidade de fazer transações financeiras internacionais a baixo custo e de maneira prática e segura.

Recém chegado ao Brasil no formato de conta multimoeda digital em dezembro de 2021, a empresa tem ganhado popularidade no país, apesar de já operar há mais tempo em outros países e até no Brasil como Transferwise.

Se você tem dúvidas sobre o cartão e quer saber se é confiável e seguro, se vale a pena para viajantes e o que ele oferece, fica aqui comigo que vou te contar tudo sobre essa solução financeira da Wise.

Solicite aqui gratuitamente seu cartão Wise e ganhe uma primeira transferência no valor de até 500£ livre de taxas!

O que é o cartão da Wise? 

Conta Wise;
Imagem: Tech Daily
Credit: www.techdaily.ca

A Wise é uma empresa que oferece soluções financeiras como transferências, compras e pagamentos internacionais de maneira digital. Com a Wise, você pode gerenciar sua conta através do aplicativo de celular ou pelo seu computador de qualquer lugar do mundo. 

Além disso, você ainda pode receber dinheiro em diversas moedas, já que a conta Wise é multimoeda.

Se você já é um viajante frequente, já deve saber que ter um local seguro, com condições justas e de fácil acesso para guardar seu dinheiro durante a viagem pode ser um desafio. 

Essa demanda crescente por meios mais efetivos está fazendo com que diversas soluções financeiras surjam no mercado para suprir a necessidade de um espaço mais integrado e seguro para realizar operações financeiras em qualquer lugar do mundo sem taxas abusivas como o IOF padrão dos cartões de crédito.

E é exatamente aí que entra o cartão Wise. Hoje existem vários bancos internacionais digitais que são comparáveis a essa solução. Contudo, a Wise está se tornando cada vez mais popular por seu baixo custo, facilidade de conseguir um cartão e funcionalidades para lá de atrativas.

Como funciona o cartão e a conta multimoedas da Wise?

O cartão da Wise está integrado a uma conta multimoedas onde é possível criar dados bancários em diversas moedas como o euro, o dólar e a libra esterlina, entre outras. 

Além disso, você pode adicionar dinheiro na sua conta em mais de 50 tipos de moedas estrangeiras. 

Mas o que isso tudo significa? Significa que você pode fazer compras e pagamentos nas moedas dos locais que você passar ou realizar transações em diversas moedas. 

Isso tudo é vantajoso porque além dessas possibilidades, o Wise ainda trabalha com cotações comerciais e transações de baixo custo, tendo taxas e tarifas muito competitivas em comparação com outras fintechs e instituições financeiras do mercado. 

Além disso, você ainda pode solicitar um cartão de débito físico para utilizar em diversos países do mundo, pagar por aproximação usando seu celular ou solicitar um cartão virtual pela sua conta.

Ou seja, é uma solução completa para quem quer ter uma forma de gerenciar seu dinheiro no exterior sem pagar muitas taxas e de maneira prática.

O aplicativo Wise é seguro?

Ok, depois de ler isso tudo, você deve estar pensando, “mas esse aplicativo é realmente seguro?”, certo? 

A resposta é sim! A conta multimoedas Wise é super segura e já conta com mais de 10 milhões de usuários no mundo todo. 

A empresa, mesmo que tenha sido fundada e tenha sede em outro país, é regulamentada pelo Banco Central no Brasil e pode operar no nosso país, o que pode ser considerado um selo de garantia de segurança para as soluções financeiras.

Aqui está a regulamentação oficializada no site do governo brasileiro.

Porém, é importante ressaltar que o Wise não é um banco. Então, as operações são intermediadas por um banco no Brasil, o JP Morgan. 

Contudo, a própria Wise lida com todo o processo e você não precisa ter uma conta no JP Morgan para realizar suas operações financeiras. 

Você faz tudo pelo aplicativo e a Wise se encarrega de transferir seu dinheiro para o exterior.  

Quais são os benefícios da conta e do cartão Wise?

Na minha opinião, vale muito a pena fazer o cartão da Wise, pelas muitas razões que já mencionei. Mas se ainda não está convencido(a), aqui vão algumas vantagens de abrir uma conta no Wise:

Taxa de conversão usando câmbio comercial

Para mim, essa é uma das maiores vantagens do Wise. Na hora de adicionar dinheiro em moedas estrangeiras na sua conta, você não pagará aquela taxa de conversão de câmbio turístico que geralmente é cobrada quando você faz câmbio de dinheiro.

A Wise utiliza a melhor taxa do mercado para fazer a conversão, ou seja, o câmbio comercial. 

Assim, você paga um valor mais baixo na conversão e acaba saindo no lucro em comparação com casas de câmbio ou cartões de crédito, por exemplo.

Tarifas e taxas reduzidas

Sabe o tão temido IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) que sempre pagamos ao utilizar cartões de crédito internacionais no exterior? Então, na Wise essa tarifa é bem reduzida.

Isso acontece porque o imposto é incidido no momento da conversão e não no momento de cada compra, o que barateia bastante a operação.

Em comparação, as taxas de cartões internacionais podem ser até 7 vezes mais altas. No final, você economiza bastante.

Totalmente digital

Imagina só não ter que passar perrengue em fila de banco para resolver um problema com a sua conta? 

Apesar de não ser um banco propriamente dito, as soluções financeiras da Wise são totalmente digitais, o que simplifica bastante as clássicas burocracias dos bancos tradicionais.

Você faz tudo pelo aplicativo ou pelo site. Então, quando você faz uma compra, recebe dinheiro, ou qualquer outra operação, o aplicativo te notifica e você acompanha tudo em tempo real. 

Além disso, você também pode ativar o suporte da empresa virtualmente, caso necessite. 

Pode ser usado em mais de 175 países

Outra vantagem é a possibilidade de usar o cartão em mais 175 países. O cartão está disponível nas bandeiras Visa e Mastercard, dependendo do país onde foi emitido.

Essas duas bandeiras são amplamente aceitas ao redor do mundo, tornando fácil a experiência de usar o cartão onde quer que você passe.

Saques ao redor do mundo

Se você prefere ter dinheiro em cédulas ou precisar de dinheiro vivo em alguma situação, saiba que com o cartão Wise você pode realizar saques em caixas eletrônicos pelo mundo todo. 

Inclusive, esses saques podem ser feitos não só naqueles caixas eletrônicos 24h que aceitam vários tipos de cartões, mas também em bancos locais do país que você estiver. 

Porém, isso você vai descobrindo enquanto usa, eu pelo menos não encontrei informações sobre se é possível verificar em quais caixas eletrônicos podemos sacar dinheiro. 

O Wise cobra tarifas e taxas operacionais?

conta wise
Imagem: Tech Daily
Credit: www.techdaily.ca

Com a conta do Wise você paga 1.1% de IOF nas operações de adição e conversão de BRL para outras moedas, e 0.38% se você enviar dinheiro do exterior para sua conta do Wise em BRL.

Como mencionei, essa taxa pode ser até 7 vezes menor do que as que são cobradas em cartões internacionais tradicionais.

Sobre as taxas operacionais, a empresa não cobra tarifas como abertura de conta, solicitação do cartão Wise, ou mensalidade/anuidade. 

Em contrapartida, os custos operacionais que existem são relativos às taxas de transação, aos saques em caixas eletrônicos, ou caso você precise solicitar um novo cartão físico.

Como abrir uma conta na Wise?

Se você se interessou e quer abrir uma conta na Wise, eu tenho esse link de cadastro que, ao utilizar, você receberá uma transferência gratuita de até 500£ (o valor equivalente em reais), ao adicionar o valor à sua conta multimoedas.  

Criando com o meu link, eu ganho uma comissão, e você não paga nada a mais por isso. Pelo contrário, você recebe uma transferência gratuita.

Esse processo tem algumas etapas. Confira!

Abra sua conta Wise

  1. Baixe o aplicativo ou acesse o site através do link para cadastro (importante: por esse link você ganha uma transferência de até 500£ livre de taxas);
  2. Faça sua conta cadastrando-se na plataforma do Wise;
  3. Escolha o tipo de conta: empresarial ou pessoal;
  4. Selecione o país onde você reside e o estado onde vive;
  5. Adicione seu número de telefone para verificação de segurança por SMS;
  6. Insira o código e confirme;
  7. Por último, crie uma senha para sua conta para finalizar o processo.

Verifique seus documentos

Após criar uma conta, você precisará confirmar sua identidade através da verificação digital de um documento e uma foto em tempo real. Esses documentos podem ser tanto seu RG ou CNH, quanto seu passaporte. 

Depois disso, você poderá realizar operações na conta, como abrir carteiras em diversas moedas e enviar dinheiro para sua conta Wise. 

Além disso, será possível também verificar seus dados bancários no exterior, como o IBAN ou SWIFT, entre outros, que servem para você receber dinheiro em moedas como euro e dólar americano.

Como solicitar o cartão Wise?

Ao criar sua conta, você já poderá selecionar a opção de solicitar seu cartão Wise, no entanto, caso queira solicitar depois, é só seguir o passo a passo a seguir:

  1. Após criar sua conta busque a opção “Solicitar cartão” pelo aplicativo ou pelo site do Wise;
  2. Eles vão verificar alguns dados seus, como endereço e nome, e solicitarão que você adicione uma quantia na sua conta Wise em BRL;
  3. Em seguida, vão verificar sua conta e concluir a operação.
  4. Agora basta aguardar a chegada do cartão e ativá-lo.

Como transferir dinheiro para a sua conta Wise?

As transferências também são simples de fazer e podem ser feitas de várias formas. Confira o passo a passo:

  1. Antes de tudo você precisa criar a carteira na moeda que deseja transferir dinheiro, por exemplo, dólar americano, euro, dólar australiano, etc.
  2. Para isso, vá no aplicativo ou site e selecione a opção de ativar uma carteira. 
  3. Depois, escolha uma das mais de 50 moedas disponíveis para iniciar o processo.
  4. Com a carteira criada, clique em “Adicionar”.
  5. Digite o valor que deseja adicionar, e em seguida selecione a moeda com a qual deseja pagar (geralmente BRL);
  6. Em seguida, você deverá escolher o tipo de transferência que deseja fazer: de baixo custo (manual através de TED); rápida e fácil (cartão de débito ou crédito), com tarifas mais altas; ou, transferência por boleto (com tarifa intermediária em relação às outras).
  7. Após selecionar o tipo de transferência, você deverá selecionar as informações que seguem à tela de acordo com cada tipo de transferência. 
  8. Por exemplo, no caso da transferência manual de baixo custo, aparecerá a opção sobre a titularidade da conta da qual você enviará o dinheiro para a conta Wise.
  9. Em seguida, aparecerão os dados bancários para onde você deverá transferir o valor adicionado. Neste momento, você deverá ir até o aplicativo do seu banco e transferir o valor mostrado no aplicativo da Wise, exatamente como é. 
  10. Depois de realizar a transferência pelo seu banco, volte ao aplicativo e aperte a opção “Já fiz a transferência bancária”.
  11. Agora, basta aguardar o processamento da operação e logo o seu dinheiro entrará na conta.

Outras funcionalidades da conta multimoedas Wise

Uma funcionalidade que acho bem interessante na Wise é a possibilidade de abrir uma carteira de reserva financeira para qualquer objetivo, e em qualquer moeda que você queira.

Por exemplo, se você quiser fazer uma reserva de emergência em euros, ou começar a juntar dinheiro para uma viagem em dólares americanos, o aplicativo te permite criar uma carteira para esses fins e seu dinheiro fica separado do restante disponível. 

Isso te ajuda a controlar os gastos e separar seu dinheiro por categorias e objetivos.

Além disso, o aplicativo categoriza seus gastos, te mostrando em quais categorias você tem gastado mais. Por exemplo, contas, compras, gastos gerais, etc. Isso é ótimo, pois ajuda a ter uma organização financeira maior.

O cartão Wise vale a pena para viajantes?

Definitivamente sim. O cartão da Wise é uma excelente opção para viajantes que buscam uma maneira mais prática, econômica e segura de gerenciar suas finanças no exterior sem se preocupar com as altas taxas cobradas por cartões internacionais ou com o valor do câmbio em casas de câmbio.

Além disso, é ótimo não precisar ter tanto dinheiro em espécie o tempo todo e poder contar com a possibilidade de realizar pagamentos seja por aproximação no celular ou com o próprio cartão físico em diversas partes do mundo.

Então, se você é viajante e está em busca de uma forma de organizar seu dinheiro no exterior, eu super recomendo a Wise.

E aí, decidiu que quer abrir sua conta multimoedas e solicitar o cartão Wise? 

Então, acesse o meu link de cadastro, abra sua conta e aproveite para desfrutar de uma transferência gratuita de até 500£ (valor equivalente em reais)!

Índice

Leia os artigos + recentes

Garanta 10% off com a FGTrips!

Conhece meu Guia do Deserto do Atacama?

Me segue no Instagram:

8 respostas

  1. ola
    obrigado pela dica. uma pergunta: vocês chegaram a usar o cartão Wise na europa? Funcionou bem para compras e pagamentos em geral (hoteis, bares, restaurantes, etc)?
    Tenho o Nomad para nossas viagens aos EUA e acho excelente. A Wise funcionaria no mesmo padrão, porém na europa?
    Obrigado

  2. Olá Carla tudo bem? Muito interessante o assunto abordado.
    Gostaria de saber se com esse cartão da pra usar na Islandia, uma vez q a moeda deles é a coroa islandesa, uma moeda nada comum no mundo.

    1. Ei, Sandro!
      Claro, dá sim. O Wise é multimoedas, então você pode tanto colocar a moeda específica que desejar, como colocar euro/dólar e pagar onde quiser que eles fazem a conversão automaticamente (acabei de usar o Wise em Israel, Egito e Jordânia e tinha apenas carteira em Euro no cartão e foi super de boa). Estou achando a opção mais prática e econômica para levar dinheiro em viagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *