Fui Gostei Contei

Como comprar travessia para Colonia del Sacramento sem pagar imposto

Estou planejando minha próxima viagem para Buenos Aires-Colonia del Sacramento-Montevideo e já adiantando reservas de hoteis e restaurantes e compras de translados. E foi no meio disso tudo que descobri algumas mudanças em impostos implementadas pela AFIP, autoridade equivalente à Receita Federal na Argentina. Em dezembro de 2013, a AFIP aumentou de 20% para 35% o imposto sobre compras com cartão de crédito e de débito no exterior. Como isso nos afeta? Simples. Ao tentar comprar minha travessia de barco de Buenos Aires para Colonia del Sacramento através do site argentino da SeaCat, uma das empresas que faz o trajeto, vi que minha passagem estava sofrendo um acréscimo de 35% relativo a impostos argentinos.

6684713639_81e5ac19d3_o

Já que não sou moradora da Argentina, pesquisei a efetividade e como evitar esse imposto. A solução é bem simples. Ao entrar no site oficial da SeaCat ou da BuqueBus (no da Colonia Express não há essa opção), lá em cima, no canto direito (como mostra a figura abaixo, num exemplo do site da SeaCat), você pode optar por clicar na bandeira do Uruguai. Clique e o site será automaticamente atualizado para a versão uruguaia. Assim você poderá efetuar sua compra sem pagar impostos argentinos e economizará algum dinheirinho para gastar melhor durante a viagem 😉 Atenção: o valor da passagem aparecerá em pesos uruguaios. Faça a conversão e você verá que há diferença de valores entre as duas versões do site – a argentina e a uruguaia.

Aproveitando, posso ajudar a esclarecer quais são as opções de travessia para Colonia del Sacramento (só viajo em Outubro, mas já pesquisei bastante). A mais utilizada é a via marítima, e é essa que vou explorar aqui com vocês. As empresas que fazem o trajeto são BuqueBus, SeaCat e Colonia Express.

A BuqueBus é a maior e mais cara, oferecendo mais opções de horários. Ela possui tanto barcos lentos (3 horas) como rápidos (1 hora de travessia). O terminal de Buenos Aires possui caixas automáticos, câmbio do Banco República  e guarda-volumes.

Já a SeaCat é mais recente e com catamarãs menores, mas é dos mesmos donos da BuqueBus. Costuma ter preços melhores por uma qualidade de serviço bem semelhante à da BuqueBus – e com as mesmas comodidades do terminal de Buenos Aires, já que partem do mesmo porto.

Por fim, a Colonia Express é a mais barata de todas, no entanto li vários relatos de que ela não é muito confiável. As partidas podem ser canceladas em cima da hora e você ficar na mão. Se estiver com o tempo corrido, o mais indicado é evitar qualquer imprevisto e optar por algumas das duas empresas acima.

Todas as três companhias oferecem pacotes com passagens de ida e volta no mesmo dia, geralmente mais baratos, na opção chamada DayTour. Conselho: compre suas passagens com alguma antecedência, seja ida e volta ou apenas de ida, pois os preços aumentam conforme a proximidade da data de partida.

Se tiver mais alguma dica para facilitar a travessia ou de como comprar as passagens, compartilhe comigo nos comentários. Viajo somente em outubro e estou juntando todas as informações úteis para divulgar aqui no Blog 😉

Sair da versão mobile