Search
Close this search box.

Dicas de restaurantes na Ilha do Mel, Paraná

Dicas de restaurantes na Ilha do Mel, Paraná

Mesmo tendo estrutura mais rústica (tipo nada de postes ou carros, por exemplo), existem ótimas opções de restaurantes e bares na Ilha do Mel. Não dá para negar que os moradores e o governo do Paraná souberam manter a natureza quase intacta e ao mesmo tempo oferecerem uma infraestrutura legal para os visitantes. Come-se e bebe-se bem por lá, muitas vezes ao som de bandas locais tocando MPB, sambinha de raiz, forró. A maioria dos estabelecimentos fica dentro dos hotéis e pousadas, o que facilita na hora de buscar referências. Aproveitei a semaninha em que estive lá para conhecer o máximo de opções possíveis – sempre em nome do blog, claro. Não é por acaso que a maioria das minhas indicações fica na região de Nova Brasília, já que me hospedei lá. Mas também atravessei os 6 km até Encantadas para fazer um apanhado geral da Ilha. Confere só como se dar bem gastronomicamente na Ilha do Mel:

5436247246_3f3f4d9fd3_b
Foto: .Lírica Aragão.
blogger-image-1544087006

– Beehouse (Nova Brasília): atendimento sempre sensacional e um cardápio de pegada mais saudável. O açaí de lá é maravilhoso, mas sugiro a opção chamada Dois Amores, que reúne açaí e cupuaçu. Pedacinhos de banana, uma granola super crocante e mel acompanham a tigela. Para comer, vários sanduíches (fomos de Tuna e Frango Chic, muito bons). Também há opção vegetariana que leva cogumelos. Os sucos são outra boa surpresa. O Azedinho agrada numa mistura de maçã, limão e gengibre. À noite costuma ter música ao vivo. Para acompanhar, sangria ou a cerveja Vosgerau, fabricada em Curitiba.

blogger-image-164492440 blogger-image-192552294 blogger-image-1200065417 blogger-image--1105853956

– Astral da Ilha (Nova Brasília): localizado na pousada mais badaladinha da Ilha, é claro que é um dos restaurantes mais movimentados da região, né? Horários de pico: entre 13h e 16h e depois das 20h. Aí é que está o problema: o cardápio é fantástico, mas o atendimento é sofrível nessas horas de rush. Na primeira vez em que fui era um pós praia, por volta das 17h. Me encantei com o lugar, o atendimento e os pratos. A refeição mais pedida é o prato Surfista Especial (presente na maioria dos cardápios da Ilha) que reúne peixe e camarão à milanesa, fritas, arroz, feijão e salada. Esse foi o meu escolhido e me surpreendeu pela fartura. Mas, já na segunda vez em que estive lá, num desses horários de pico, foi pura decepção. Demorou muito e o prato não veio tão bem servido, além de ter faltado alguns ingredientes. Outras ótimas opções são os risotos, as massas, as saladas e a comida japonesa. Eles também servem a cerveja artesanal Astral da Ilha. Há ainda excelentes opções de drinks e sucos terapêuticos. O drink feito com hibisco e canela é sensação por lá. Já, entre os sucos, há criações para queimar gordura, desinchar, para hidratar, bronzear, para digestão e até anti-stress.

blogger-image--833033153 blogger-image--1453962641 blogger-image--113947710

– Grajagan (Nova Brasília): é considerado o melhor hotel da Ilha, porém o atendimento foi bem fraco nas duas vezes em que estive lá para comer. Já a comida em si agradou em cheio. À noite rola buffet ou massas e pizzas à la carte. Fomos de pizza de camarão e posso dizer que foi a melhor que já comi na vida. Massa levíssima, temperos perfeitos. Quando voltei lá, em outro dia num fim de tarde, pedi o cação grelhado, acompanhado de legumes, arroz, feijão e salada verde com palmitos. Também bem servido e extremamente saboroso. A música ambiente é super agradável. O único porém é que a cerveja sempre estava bastante quente, assim como o vinho branco que pedi para acompanhar o peixe.

blogger-image-1484132322 blogger-image--153297443 blogger-image--194339307

– Pousadinha (Nova Brasília): fui pela fama do bom custo benefício. Está sempre cheia e foi um dos únicos lugares onde tomei uma cerveja gelada de verdade. Aqui também pedi o famoso prato Surfista Especial, semelhante ao da Astral da Ilha, porém menos “farto”, digamos assim.

–  Café das Meninas (Nova Brasília): para relaxar enquanto toma um suco ou café e se delicia com uma das tortas, ao mesmo tempo em que lê as revistas disponíveis sobre moda, arquitetura, decoração. A torta integral de banana com sorvete de creme que pedi agradou em cheio.

blogger-image-626985708

-Treze Luas (Nova Brasília): o restaurante tinha acabado de ser adquirido por um novo dono quando fomos, por isso ainda estavam reformulando o cardápio. Mas os drinks eram todos maravilhosos. A sobremesa Maracolate é um must-eat: chocolate amargo e maracujá geladinhos e crocantes. Este doce é o mais tradicional da Ilha do Mel. E, de quebra, a Treze Luas fica em frente à Astral da Ilha, então você aproveita a música ao vivo deles e ainda é bem atendido. Fica a dica, rs.

blogger-image-1789866722

– Fim da Trilha (Encantadas): tem uma fama ótima, mas não comporta atender bem a todas as mesas. Pedi anéis de lula com mariscos de entrada, mas levou uma hora para que fossem servidos (e veio tão pouquinho no prato que não deu para entender o motivo de tanta demora…). Aqui a cerveja era gelada e a música ambiente legal. Adorei o caipikult, invenção deles que mistura caipirinha com yakult. É refrescante e nada enjoativo. Um detalhe que me incomodou no restaurante: o banheiro é compartilhado para homens e mulheres.

blogger-image--118279237 blogger-image--355105155

– Orquídeas (Encantadas): pequeno e simples, mas serve uma moqueca de pescada amarela com frutos do mar maravilhosa. Já a cerveja estava muito quente e o caipisaquê não convenceu. Voltaria simplesmente pelo tempero daquela moqueca!

blogger-image-808585165

Dicas gerais:

– Você está na Ilha do Mel e não em São Paulo. Não espere o mesmo atendimento que teria no Rubayat ou no D.O.M. Relaxe e curta. No stress! 🙂
– Pelo visto quase ninguém lá toma cerveja realmente gelada. Se você encontrar uma na temperatura que o verão pede, fique fiel a este lugar.
– Peixes sempre são ótimas pedidas. Lembre-se: você está numa ilha.
– Coma a sobremesa Maracolate da Beehouse! Eu enrolei e acabei não comendo. Dizem que é a melhor da Ilha, pois leva uma receita secreta na preparação da massa do doce.
– Na ilha do Mel você vai andar MUITO. Não se preocupe tanto com os quilinhos extras da viagem.
– Se estiver saindo à noite, não esqueça a lanterna.
– Se estiver saindo de dia, não esqueça a garrafa de água.

Para saber como chegar à Ilha do Mel, clique aqui
Para conhecer o réveillon da Ilha do Mel e outras dicas gerais para se dar bem, clique aqui
Quer ver opções de hospedagem na Ilha do Mel? Pesquise hotéis aqui por preço, localização, avaliação ou número de estrelas.

Atenção, leitor: ao fazer sua reserva de hotel a partir deste link indicado, o Fui, Gostei, Contei receberá uma pequena comissão sem você pagar nenhuma taxa a mais por isso. O Booking.com é um dos parceiros do
Blog e líder mundial em reservas de acomodações. Obrigada pela preferência! 🙂

Índice

Leia os artigos + recentes

Garanta 10% off com a FGTrips!

Conhece meu Guia do Deserto do Atacama?

Me segue no Instagram:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *