Search
Close this search box.

Intercâmbio voluntário: como viajar fazendo voluntariado?

intercâmbio voluntário na Austrália

Intercâmbio voluntário: como viajar fazendo voluntariado?

Se você busca formas de viajar economizando, o intercâmbio voluntário é uma excelente maneira de juntar o melhor de dois mundos: viver novas experiências enquanto economiza na viagem. Viajar fazendo voluntariado tem se tornado uma maneira muito popular de evitar gastos consideráveis em uma viagem, como hospedagem e alimentação.

Por isso, viajantes “on a budget” ou que buscam viver experiências autênticas, têm optado por esse estilo de viagem. E hoje em dia até mesmo quem viaja economizando, sem um roteiro planejado ou sem data para voltar para casa, pode estar protegido com um seguro viagem barato e com cobertura no mundo todo. Há dois anos estou testando a Safetywing, excelente opção para nômades, pessoas em viagem de longo prazo e vivendo um voluntariado.

Neste artigo, saiba o que é e como funciona o trabalho voluntário, dicas para começar a buscar essas oportunidades e como montar um perfil em uma plataforma de voluntariado. Acompanhe!

O que é e como funciona o trabalho voluntário? 

mulher fazendo voluntariado enquanto viaja

O intercâmbio voluntário é uma modalidade de viagem em que ocorre uma troca entre o estabelecimento e o viajante, sem a presença de um incentivo financeiro.

Os indivíduos oferecem seu tempo, habilidades e energia em troca de benefícios como acomodação e refeições, e, claro, experiências no local.

O trabalho voluntário não é uma novidade no mundo, seja apoiando organizações sem fins lucrativos ou participando de projetos sociais para ajudar comunidades locais, é uma oportunidade de servir a sociedade doando seu tempo e habilidades.

Entretanto, no mundo das viagens, esse conceito se expandiu, dando origem ao popular intercâmbio voluntário. 

Assim, além de poder economizar bastante com hospedagem e alimentação, o viajante também pode viver experiências autênticas, que muitas vezes não viveria em uma viagem convencional.

Ao viajar fazendo voluntariado, é possível: 

  • conhecer mais profundamente a cultura de um lugar;
  • fazer amizades com pessoas locais e outros viajantes;
  • explorar um destino de maneira mais genuína e autêntica;
  • economizar com hospedagem e alimentação;
  • trocar experiências com outras pessoas, etc.

Seja ajudando na recepção ou na limpeza de um hostel em uma cidade grande como Londres, Madrid ou Rio de Janeiro, ou trabalhando em um hotel no meio da natureza, as possibilidades são muitas.

Por isso, é uma experiência que recomendo fortemente para pessoas que queiram viver experiências valiosas durante suas viagens e, claro, economizar no processo.

Como encontrar oportunidades de intercâmbio voluntário?

Experiência de intercâmbio voluntário em Israel

A principal forma de encontrar oportunidades de intercâmbio voluntário são através de plataformas focadas neste tipo de experiência. 

Algumas opções muito populares são: 

  • Worldpackers: empresa brasileira com muitas oportunidades principalmente no Brasil e na América do Sul, mas também em outras partes do mundo;
  • Workaway: oferece mais oportunidades de voluntariado em lugares como o continente europeu.

Além disso, é possível entrar em contato diretamente com os locais de interesse por meio de sites oficiais ou pelas redes sociais. Eu, por exemplo, já consegui experiências dos dois jeitos. 

Porém, para quem está começando, utilizar as plataformas de intercâmbio voluntário pode ser uma opção mais segura e confiável, pois elas oferecem todo o suporte do início ao fim da experiência.

Além disso, é uma forma de aumentar sua reputação na plataforma, já que é possível deixar e receber avaliações de suas experiências, reforçando seu perfil na hora que o anfitrião for avaliá-lo.

Adicionalmente, você pode verificar os comentários de outros viajantes ao buscar uma nova oportunidade de voluntariado para saber se tiveram uma boa experiência por lá.

O tipo de experiência dependerá daquilo que você tem interesse em viver. As plataformas contam com diferentes oportunidades de intercâmbio voluntário, abrindo um leque de possibilidades aos viajantes.

Por exemplo, eu já fiz alguns voluntariados pelo mundo, como:

  • trabalhar em um hotel de aventura na França;
  • ⁠ajudar em um farm camp em Montenegro;
  • participar das atividades de uma ⁠fazenda de yoga na Turquia;
  • produzir arquivos de multimídia para um hostel em Israel;
  • recepcionista noturna em um ⁠hostel na Sérvia;
  • ⁠trabalhar em uma ecovila na Austrália.

Como criar um perfil completo em uma plataforma de trabalho voluntário?

experiência de voluntariado em uma ecovila na Austrália

Se você se interessou por esse tipo de experiência de viagem, o primeiro passo para buscar oportunidades é cadastrar-se em uma plataforma de trabalho voluntário, como a Worldpackers – que desde 2020 é a minha escolha para buscar voluntariado no mundo todo.

A Worldpackers é uma empresa brasileira de intercâmbio voluntário que conecta viajantes à experiências de voluntariado pelo mundo.

Principalmente na América do Sul, a plataforma conta com muitas oportunidades de trabalho voluntário, mas também é possível encontrar vagas em outros continentes como a Europa ou a Ásia.

Para garantir que você seja aceito nas vagas, é indispensável criar um perfil forte e completo na plataforma

Por isso, separei algumas dicas para te ajudar nesse processo. Confira:

  • escolha uma boa foto de perfil;
  • defina os idiomas que você fala;
  • crie uma biografia autêntica;
  • informe quais são suas habilidades;
  • adicione informações extras sobre suas experiências.

Escolha uma boa foto de perfil

O primeiro passo para um perfil forte é escolher uma foto de perfil adequada, que passe uma impressão positiva sobre você e sua personalidade. 

Essa será uma das primeiras características que o anfitrião vai observar ao analisar seu perfil. Garanta que ele tenha uma boa primeira impressão.

Defina os idiomas que você fala

Ao criar um perfil na plataforma da Worldpackers, você também deverá definir os idiomas que você fala, adicionando o nível de proficiência nas línguas escolhidas.

Isso ajudará o anfitrião a avaliar se você se encaixa nas características de idiomas que ele busca. 

Muitas vagas pedem apenas o nível básico de inglês (em intercâmbios voluntários internacionais), mas quanto mais habilidades com idiomas, mais rico será seu perfil.

Crie uma biografia autêntica

O próximo passo é criar uma biografia autêntica sobre você, contando um pouco da sua história, motivações, interesses e características. 

Contudo, lembre-se de ser sucinto(a) ao mesmo tempo que fornece informações completas sobre você.

Capriche nesta etapa e fale sobre suas aspirações e por que o voluntariado é uma experiência que te atrai. 

Evite ressaltar que você está buscando essa experiência apenas para economizar em acomodações pelo mundo. Afinal, há muito mais coisas envolvidas neste tipo de experiência. 

Os anfitriões querem ver que você realmente tem a essência de voluntário colaborativo e em busca de experiências e trocas culturais e não só uma boca a mais para alimentar.

Se você quiser incrementar ainda mais seu perfil e atrair oportunidades internacionais, poderá traduzi-lo para uma segunda língua como o inglês.

Informe quais são suas habilidades

Após a criação da sua bio, é hora de destacar suas habilidades e competências que podem ser úteis para a experiência de voluntariado. 

A plataforma do Worldpackers oferece várias opções de competências que você pode adicionar ao seu perfil e ainda descrever seu nível de habilidade em cada uma delas.

Por exemplo, se você tem habilidades com fotografia, consegue ajudar na limpeza, escrever conteúdos digitais, fazer jardinagem, tem domínio de atendimento ao público e trabalho com recepção, etc., poderá adicionar na plataforma.

Ainda, você pode inserir as habilidades que tem interesse de aprender, o que pode contribuir para que o anfitrião escolha seu perfil caso ele possa te oferecer a oportunidade de aprendê-la.

Adicione informações extras sobre suas experiências

Se você tem qualquer tipo de experiência adicional que se relacione, de alguma forma, com a essência do voluntariado, também é possível adicioná-las ao seu perfil da Worldpackers.

Assim, relate experiências pessoais e profissionais que você acredita que são valiosas para esse tipo de vivência. 

Isso ajudará a enriquecer seu perfil e torná-lo mais atrativo para os anfitriões.

Além disso, lembre-se de adicionar fotos ao seu álbum na plataforma, que mostrem mais sobre você e suas experiências, fortalecendo ainda mais seu perfil.

Conclusão 

O intercâmbio voluntário é uma maneira incrível de viajar fazendo voluntariado, conhecer pessoas, imergir em uma cultura diferente, e aprender e aprimorar novas habilidades.

Agora você já sabe o que é e como funciona esse tipo de experiência e como criar um perfil de voluntariado forte e valioso na Worldpackers.

Se você gostou da proposta da plataforma e quer se cadastrar, acesse o meu link para obter US$10 de desconto na compra de uma assinatura de intercâmbio voluntário!

Índice

Leia os artigos + recentes

Garanta 10% off com a FGTrips!

Conhece meu Guia do Deserto do Atacama?

Me segue no Instagram:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *