Ainda vou ter muuuuuito o que escrever sobre o Atacama aqui no blog. Mas eu quis começar com um assunto que chamou minha atenção e que tenho certeza que será bem curioso para muita gente: as leis malucas do deserto mais árido do mundo!
San Pedro de Atacama é uma cidadezinha beeeem pequena com uma população de umas duas mil pessoas. Agora imagine esse mesmo lugarejo infestado de turistas de tudo quanto é parte do mundo.
Pois é. Para que não vire bagunça, já que há mais turistas que moradores, há leis beeeem chatinhas e que são seguidas à risca, pois os carabineiros (polícia local) não dão trégua para ninguém.
Separei algumas leis que mais me chamaram a atenção para trazer aqui para vocês:
Sim, se você ficar bêbado em algum bar, será gentilmente convidado (obrigado) a se retirar. Isso porque os estabelecimentos pagam multa se tiverem clientes bêbados em suas dependências. E essa lei se desdobra em outras como…
- Para comprar bebida alcoólica, você tem que comer.
Hahahaha Sim! Em 99% dos bares daqui, você não conseguirá comprar uma latinha de cerveja se não comprar comida também – justamente para evitar que você fique bêbado! Só há um bar aqui onde você pode entrar e pedir cerveja à vontade sem precisar comer: o Chelakabur. Mas, ainda assim, você é proibido de ficar bêbado lá.
Se você, espertão, já pensou “se não posso ficar bêbado no bar, vou tomar minha cervejinha na rua”, pode ir parando por aí. Não, você não pode. E essa lei não é exclusiva do Atacama: em todo o Chile é proibido beber na rua.
Obs.: Masssssss… se você quer beber na rua e encontrar uma galera, pergunte onde fica o “Los Pimentos”. Num próximo post específico sobre festinhas clandestinas do deserto eu vou colocar até mapa para vcs saberem onde é!
Essa é a mais bizarra para mim! Nenhum bar aqui de San Pedro do Atacama possui alvará de cabaré, e por isso não podem funcionar como boate, e por isso ninguém pode dançar. Biiiii-zaaaaar-rooooo!!! Mas claro que a gente dá um jeito de burlar isso – só que também é assunto para outro post 😛
- É proibido fazer festas em casa
E se você também pensou “hahaha não posso beber na rua, nem ficar bêbado ou dançar no bar, então hoje é festa lá no meu apê e vai rolar bundalelê”. Ops, sorry again. Ok que essa lei não é tããão seguida à risca assim {eu e amigos já fizemos festas em casa}, mas conte com a boa vontade do seu vizinho não chamar os carabineiros em caso de bagunça em casa depois da meia noite. Aliás…
- Todos os bares fecham meia noite
É pontual! Faltando dez minutos para meia noite o garçom vai trazer a sua conta, sem você pedir, e você terá pouco tempo mais para terminar a bebida que estiver no seu copo.
Obs.: só sei de um lugar aqui onde rola festa até umas duas da manhã, pode comprar bebida sem comida e todo mundo dança: o Blanco. Mas para saber quando e SE vai rolar festa, só estando aqui e passando lá pra perguntar…
- É proibido fazer festas clandestinas.
Bom… É proibido. Mas, num deserto deeeeeste tamanho, você acha mesmo que é uma missão muito difícil achar um lugar pra se esconder da polícia e fazer uma festa? Hehehe Não é! Tem festa clandestina aqui todo sábado! Muda sempre de lugar pros carabineiros não encontrarem. Mas isso também será tema para um outro post…
Curioso como se vive aqui, né? E mais curioso ainda é como tantos mochileiros chegam aqui e ficam, mesmo com tantas restrições à vida noturna em San Pedro.
Acho que são essas festas clandestinas… Ok! Vou escrever sobre elas num próximo post! 😉
Chegou até aqui? As dicas que compartilhei foram úteis para você? Esse conteúdo foi produzido sem patrocínios, com investimento do meu bolso, e trago gratuitamente para ajudar na sua viagem. Se você curtiu o meu trabalho e gostaria de colaborar para que eu possa continuar produzindo artigos completos e úteis como esse, deixo minha chave pix para você ficar à vontade em contribuir voluntariamente com o valor que quiser. Apoie produtores independentes! Obrigada pelo carinho de sempre.
Minha chave pix: contato@fuigosteicontei.com.br
Quer ajuda com seus passeios no Deserto do Atacama? Solicite seu orçamento clicando aqui! Atendimento personalizado em português por WhatsApp ou e-mail e uma equipe especializada nos passeios do Atacama, do Salar de Uyuni e de Santiago!