Por que eu estou enlouquecendo com o Google Flights

20

Alma de viajante é fogo. Não posso ver um feriadinho ou uma possibilidade de folga que já quero comprar passagem, ver hotel, traçar roteiro, ver as comidas locais, pesquisar bate-voltas pra fazer, ler um zilhão de blogs, resenhas de tripadvisor, conversar com amigos, fazer simulações no Google maps, catar aplicativo no celular sobre o destino, procurar livros sobre o local, sonhar com os guias da Lonely Planet, e depois recomeçar tudo de novo.

Mas, se você tiver reparado, eu comecei com um detalhezinho aí: comprar passagem. Normalmente essa é a primeira coisa que eu procuro quando vou viajar. É a dica que dou para todo mundo que me pergunta como começar a planejar sua viagem por conta própria e tem um orçamento limitado: confira os preços das passagens! Dependendo para onde você quer ir, elas podem ser um verdadeiro peso no seu bolso.

IMG_0207

E como é que eu me organizo? Sou do tipo que não escolhe o destino – é ele quem me escolhe. Sou assim, se tenho um período para viajar, já começo a dar uma olhada nas passagens. Se acho um preço legal e o lugar me interessa, pimba, compro! O destino muitas vezes é consequência de uma variável preço baixo + lugar interessante.

E é aí que entra o Google Flights. Eu sempre fui de ficar pesquisando. Entrava na Decolar.com e ficava testando vários destinos, até achar um com preço ok. Depois vieram o Passagens Imperdíveis e o Melhores Destinos, que fazem questão de escancarar para você as promoções do dia – e ai de quem não tem controle emocional para segui-los nas redes sociais. É bom manter o cartão de crédito bem longe, de preferência trancado numa mala com cadeado cuja senha você esqueceu. É um perigo e uma tentação!

Mas daí veio o Google Flights. Antes você ficava dependente de ter criatividade para pesquisar bários destinos por conta própria ou de alguém encontrar promoções boas, que às vezes eram até legais, mas não combinavam com seu roteiro/interesse/disponibilidade. E aí a gente ficava só babando na tela do celular sem poder aproveitar uns preços bacanas. Já com o Google Flights você pode fazer assim: digita de onde você quer sair, a data em que quer ir e espera a magia acontecer – ou, em outras palavras, o sistema ser atualizado com algumas opções de destino. Depois disso, para delírio dos colecionadores de carimbo no passaporte, é só olhar ali embaixo um mapa e clicar em “Expandir mapa”. Olha só na foto aqui embaixo. Fiz uma simulação de voos saindo do Rio de Janeiro. Coloquei umas datas, mas não coloquei cidade de destino.

teste google flights passagens baratas 2

Depois cliquei em Expandir Mapa. E olha só como o mundo é grande…

teste google flights passagens baratas
Ops, olha ali como a passagem para Madrid está barata!

Aí ferrou – é para qualquer louco por viagens pirar de vez. O mundo inteiro aparece com opções de aeroportos e preços de vôos atualizados para você. E você descobre que poderia chegar na China por muito menos do que esperava. Ou, se o tio Google acha que você não escolheu uma boa data de partida, e percebe que há preços melhores em outras saídas (dr. Google sabe de tudo!), ele te indica a trocar suas datas para poder economizar.

Por exemplo, se você coloca de onde vai sair e seu destino, na hora de selecionar datas de ida e volta, junto a cada dia aparece o preço do voo para cada dia do mês. É uma mão na roda! Fiz uma simulação saindo do Rio com destino a Londres para vocês verem. Olha só que beleza:

teste google flights passagens baratas 3
Em verde estão as passagens com melhor preço. Adiando a viagem de julho para agosto eu economizo bastante!

Ainda não te convenci que o Google Flights é essa coca-cola toda? Então lá vai: eles não cobram taxa de serviço. E os preços mostrados já incluem a taxa de embarque, o que evita aquele susto cotidiano de você achar que encontrou uma super pechincha, #sóquenão. Toda a busca do Google é feita de graça e eles te encaminham para o site de compra (da própria companhia aérea ou de terceiros). Um adendo: pode acontecer de em algumas buscas o Google não te encaminhar para o site da companhia aérea, e, ao invés disso, indicar o telefone para contato com ela. Eu sou do tipo que curte fazer tudo pela internet e não gostei de não poder fazer minha compra online em algumas ocasiões.

Mais uma dica: se você quiser acompanhar o preço de determinado voo antes de comprá-lo, é só clicar em “Salvar este itinerário”, aí se tiver alguma alteração você será comunicado (compartilhando experiência: eu já salvei alguns itinerários lá, mas confesso que não recebi nenhum comunicado ainda, o que acho estranho, pois salvei vários, mas vai que é o mundo que não está conspirando a meu favor mesmo).

Nesse quesito, de ser alertado sobre promoções, sou super fã da Decolar.com (parceira aqui do blog). Já salvei diversos alertas lá e recebo e-mail na mesma hora em que o voo é alterado. É incrível, já consegui algumasssss promoções assim. Para criar seu alerta na Decolar.com, é só fazer a busca de passagem com destino e datas que você quer. Aí na nova página que vai abrir com as opções, você vê do lado esquerdo um botão de “Criar alerta”. Ali você confirma o período da sua viagem e inclui o preço máximo que gostaria de pagar por aquele trecho. Pronto. Se houver mudança (e essa mudança estiver dentro dos seus requisitos de alerta), você vai receber o e-mail. Aqui a dica é: não seja extremamente muquirana colocando um preço surreal de barato no alerta. Fazendo isso você pode perder a chance de conseguir uma boa promoção que esteja acima do valor que você colocou como teto.



Outra grande vantagem da Decolar.com é que, como eles são terceirizados que vendem passagens aéreas, muitas vezes conseguem preços melhores que se você comprar direto no site da companhia aérea em questão. Por isso sempre indico pesquisar se há diferença de preço para poder escolher o mais vantajoso.

Aí vai ter gente falando que sou parceira da Decolar.com, mas estou aqui vendendo o peixe do Google Flights. Gente, eu apenas dou as dicas para vocês conseguirem planejar suas próprias viagens de uma maneira econômica e prática! Tudo o que eu uso, e que gosto, eu conto aqui para vocês. Como comentado anteriormente, cada um tem suas vantagens e continuo sendo parceira da Decolar.com porque já consegui preços ótimos lá (melhores que em qualquer outro site) e nunca tive problemas com eles, além de também ser um ótimo buscador de passagens. Somando esses pontos, acho a Decolar.com excelente!

E sabe o que eu acho melhor do Google trazer um serviço diferenciado e prático como esse para seus usuários? É que isso dá uma movimentada no mercado e faz com que os concorrentes precisem melhorar seus serviços também para não perder vendas. Já estou ansiosa esperando pelas novidades nos demais buscadores. E vira um win-win: todos nos ganhamos! Simples assim 🙂

Carla Boechat é jornalista, mestranda, curiosa que só, carioca da clara, inquieta e turista por vocação – e criação. Sempre com a mochila e um sorriso prontos, aposta que toda estrada pode esconder uma dica em potencial. E aqui é assim: se ela foi e gostou, virou post!

Discussion20 Comentários

  1. =O
    Maldição… Já que também sou apaixonado por viagens, olhar o google flights só com o cartão bem longe!!
    E Carla, o Skyscanner também tem essa função de sinalização quando as passagens sofrem modificações nas tarifas e realmente são uma mão na roda!
    Parabéns pelo blog 😉

  2. Carla,

    eu sou novo com o google flights e tive um “problema” por assim dizer, busquei uma passagem para São José do Rio Preto (saindo do Rio de Janeiro) e o marcador mostrou a passagem mais barata sendo 300 e qualquer coisa e me deu duas opções de site: Tam e Viajanet.com e em ambos os sites quando vou procurar a passagem em questão não saí por menos de 700 reais. Você sabe me dizer se estou fazendo algo de errado ou qual o motivo?

    Obrigado

    • Oi, Raphael.
      Pela sua descrição, você não estaria fazendo nada errado.
      Nunca tive esse problema antes, e normalmente quando o preço da passagem aumenta nos outros sites, ele é atualizado no Google Flights também.
      Eu te sugeriria fazer a pesquisa novamente utilizando uma Janela Anônima para ocnfirmar os preços. É o que costumo fazer.
      Boa sorte ! 😀

  3. Pingback: Como receber alertas de passagens aéreas mais baratas direto no seu e-mail? | Fui, gostei, contei | por Carla Boechat

  4. Pingback: Como encontrar a passagem aérea mais barata – em qualquer data e para qualquer lugar do mundo | Fui, gostei, contei | por Carla Boechat

  5. Boa noite Carla,

    Nunca consegui comprar uma passagem pelo google flights!
    Estava buscando na internet dicas sobre uso do aplicativo e acabei chegando ao seu blog.
    Tenho o mesmo problema que o Raphael citou no comentário acima, estou planejando uma viagem e ativei o rastreador de preços. Hoje mesmo recebi um alerta sobre a queda no preço das passagens e as opções de compra eram pelo telefone da companhia aérea ou por agente de viagens. Insisti mais uma vez em buscar pelo site da companhia aérea e nada. Liguei para uma agente de viagens que conheço e ela não conseguiu os voos indicados pelo google flights e pela central da companhia aérea o preço da passagem era 4 vezes o valor indicado no flights. Fiquei totalmente decepcionado com essa “funcionalidade” do Google.

    • Matheus, vc não é a primeira pessoa que relata que não conseguiu encontrar os preços indicados pelo Google flights. Uma pena isso, pois eles estavam indo tão bem..
      Vou fazer umas simulações no site para ver se acontece o mesmo comigo – nunca aconteceu antes. De repente algo mudou…
      Abraços

  6. Help me!!! Gente e o que fazer qdo a Google fligths põe água em sua boca, mas vc entra em ctto com o número indicado para compra e o atendente informa que o valor não pode ser efetuado pela CIA aérea? Oh céus oh vida. Isso tá acontecendo comigo com a copa Airlines . Triste realidade 🙁

    • Infelizmente aconteceu hoje comigo. Liguei na LATAM pedindo sobre os vôos encontrados, eles diziam que “o sistema não permite fazer esta conexão”, simplesmente não encontrando as tarifas mostradas no Google Flights. 🙁

  7. Oi Carla,

    Também fiquei maravilhada com o Google Flights quando conheci. Mas quando fui fazer buscas com o intuito de realmente comprar, não consegui encontrar os preços do Google Flights nos sites que ele indica. Passei dias monitorando passagens para o Canadá por lá, ele sempre me mandava para o Viajanet, chegando lá a passagem era BEM mais cara. Procurando no site da companhia, idem. Decepcionante… =/

    Bjs

  8. O mesmo aconteceu comigo hj mesmo, no Google flights da um valor e quando sou redirecionada para a empresa aérea o valor esta bem mais alto.

  9. Sou mais uma que passou por isso. Eu busquei passagem pra Santiago e tava dando 963 (com mtas escalas).
    Aí, quando cliquei pra comprar, tava mais de 3700,00 🙁 e não aparecei a opção das multiplas escalas 🙁

Leave A Reply