Um agradecimento de ❤ direto da Índia a cada um de vocês – Kerala Blog Express, cheguei!

7

Eu já sonhei e planejei muitas coisas para a minha vida. E viajar por esse mundo sempre foi a maior certeza de todas. Foi assim que surgiu o blog, a minha paixão por escrever, a minha relação com vocês, essa vontade de compartilhar minhas andanças, meus perrengues, minhas melhores dicas. Conhecer novos lugares é um vício, uma paixão, uma prioridade, algo que não abro mão e que valorizo muito por todo o aprendizado que ganho ao retornar de cada viagem. E hoje eu me encho de orgulho e me emociono escrevendo para vocês diretamente do sul da Índia, do estado de Kerala, para onde vim convidada pelo Departamento de Turismo deste Estado que está me acolhendo tão bem.

A Índia sempre foi um sonho. Rica em uma cultura tão distinta da nossa. Religião, comportamentos, comidas, construções, língua, costumes, vestimentas. Tudo! E quebrar este preconceito vindo justamente para o Estado mais limpo do país, com o maior IDH, quase 100% da população alfabetizada, muitas praias e natureza – e conhecido entre os próprios locais como a “Ibiza da Índia”. Oxi, será meu povo??? Essa foi para destruir qualquer estereótipo e me mostrar mais uma vez que o mundo vai muito além do que eu imagino na minha caixola de pensamentos com asas.

Foto: Carla do blog Carioca Travelando - a ganhadora brasileira da edição 2015 do Kerala Blog Express
Foto: Carla do blog Carioca Travelando – a ganhadora brasileira da edição 2015 do Kerala Blog Express

Tudo começou com uma inscrição para o concurso Kerala Blog Express – blog trip organizada pelo Departamento de Turismo de Kerala. Uma blog trip é uma viagem patrocinada onde os convidados são blogueiros. No caso do Kerala Blog Express, fui convidada ao lado de outros 29 blogueiros do mundo inteiro para passar duas semanas no Sudoeste da Índia com o objetivo de divulgar esse destino tão desconhecido para muitos. Praticamente tudo é financiado por eles e os convidados não têm custos, por exemplo, com hospedagem, alimentação, transporte, passeios. São 14 dias viajando por lugares lindos no maior conforto (nesse momento eu escrevo para vocês do meu quarto no resort 5 estrelas The Leela Kovalom) e com quem melhor entende das belezas desse Estado. E mais, sendo valorizada como uma importante formadora de opinião que levará as melhores dicas de Kerala para meu país. Um programa da TV Francesa vai acompanhar os primeiros dias da nossa viagem. Amanhã teremos um encontro com a mídia indiana para entrevistas e falarmos do nosso trabalho. Já é a terceira edição do Kerala Blog Express e tentem imaginar quantos blogueiros do mundo todo enviaram suas inscrições no anseio de realizar esse sonho e ter esse reconhecimento? Nesta edição foram mais de mil.

keralablogexpress5
Uma das áreas do meu hotel, de frente para o Mar Arábico de Kovalam, no Estado de Kerala

Eu fui mais uma entre tantos. Enviei meu nome, endereço do meu blog, links de redes sociais. E esqueci. Um mês depois recebi um e-mail de que havia sido selecionada.

KBE_Email2

Mas esta seleção seria apenas para a fase de votação, e receber muitos votos não significaria necessariamente estar dentro do Kerala Blog Express – os jurados fariam ainda uma segunda análise da influência das redes sociais e do blog de cada um dos mais votados a fim de decidir quem seria convidado. Dei uma fuxicada nos nomes dos outros concorrentes e quase caí pra trás. Foram selecionados para a fase de votação 113 blogs do mundo e apenas seis do Brasil disputando 30 vagas. Tanto blog grande que quase me intimidei e desisti. QUASE! Como sou teimosa e não gosto de abrir mão do que eu quero, comecei a campanha. Poxa, o mais difícil eu já havia conseguido: ser escolhida para a fase de votação. E se eu estava ali, é porque viam alguma importância no que escrevo e compartilho. Então arregacei as mangas e fui atrás de votos.

Começou assim o meu primeiro dia de campanha.

KBE_leitores3

E foi crescendo – repare que isso aí ainda foi no primeiro dia.

KBE_Leitores2

E o que começou a acontecer em seguida me emocionou! Não apenas parentes e amigos fizeram (muita) campanha, como vi leitores e seguidores acompanhando voto a voto, ansiosos junto comigo, espalhando a votação pela internet. A cada um que me contava que tinha entrado pelo Facebook da mãe para votar, outro que me mandava print de grupos do whatsapp com a campanha, outro que vigiava os números subirem (até mais do que eu mesma vigiava)…meu coração se enchia de gratidão e eu tinha a certeza de que escolhi o caminho certo para mim.

KBE_leitores

KBE_leitores4

KBE_leitores6

KBE_leitores7

Eu decidi que queria chegar a 1.000 votos (obrigada pelo incentivo, tia Elbinha!).

KBE_leitores5

Os dias se passaram e a saga continuou. Foram 25 dias de campanha conjunta. Cheguei a segundo lugar com 1.320 votos. Segundo lugar no mundo. Primeiro no Brasil! Mas não acabava aí. Terminada a fase de votação, ainda precisei esperar longos sete dias pela decisão do júri.

Até que dia 8 de Janeiro recebi um e-mail que eu nem acreditava. Li e reli o assunto umas três vezes antes de clicar e abrir. Mas as primeiras palavras não deixavam dúvidas. “Welcome aboard Kerala Blog Express 2016, Carla!”.

KBE_Email

Naquele dia eu estava em Vilnius, capital da Lituânia. Quase terminando uma viagem de seis meses pela Europa – vocês nem fazem ideia da saudade que eu estava de casa! Pulei, gritei, comemorei. E depois pus os pés no chão e refleti.

Eu chegaria ao Brasil dia 24 de Janeiro. Precisaria estar na Índia até no máximo 14 de Fevereiro. Fiz as contas. Conversei com meus pais. Demorei a decidir se já devia me afastar de casa tão rápido novamente (ser viajante, para mim, é eternamente me sentir dividida: um mundo me esperando lá fora, meu coração ficando para trás). Não tinha jeito. Eu sonhei com aquilo. Não apenas com o destino em si, mas em ver meu blog ganhando mais uma vez reconhecimento pelo mundo. Até que… “Cara, quem é que eu quero enganar?”. Dentro de mim eu sabia que a decisão já estava tomada. Reservei os voos. Dei entrada no visto para a Índia. Catei até achar minha carta internacional de vacina contra febre amarela. Preparei o mochilão. Me mandei para cá para viver essa viagem com toda a intensidade e emoção. E fui recebida até com flores no aeroporto.

keralablogexpress2

E é por isso que esse blog é para vocês. Minha forma de retribuir tanto carinho é trazendo um pouquinho de cada canto do mundo para mais perto de quem está atrás da tela em busca de dicas ou de inspiração. Minha lição de hoje é: Mire na Lua! Se você errar, cairá entre as estrelas. Sonhe alto, corra atrás, faça acontecer, ponha seus planos em prática. Se não conseguir de primeira, tente de novo. Não faça pelos outros, faça por você. Encontre um jeitinho de tornar seus sonhos realidade sem passar por cima de ninguém. E não se subestime jamais. Comecei a escrever em 2013 e nem mesmo meus amigos liam todos os posts do blog. Não desanimei porque eu fazia por prazer, não esperando algo em troca. Me tornei membro de dois grupos com os quais aprendi muito: a Associação Brasileira de Blogs de Viagem e a Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem. Trabalhei duro e não dei mole.

No início de 2016 o Fui, Gostei, Contei foi eleito pela Fitur (Feira Internacional de Turismo de Madri) o segundo blog de viagens mais popular do mundo – ficando atrás apenas do blog Los Viajes de Mary, do Peru. Muitas vezes nem nós mesmos sabemos do que somos capazes, e acabamos abrindo mão de viver nosso sonho pelo bobo medo de…tentar. Eu mesma ainda tenho muito o que tentar e quebrar a cara nessa vida. Mas também tenho muito a acertar.

E hoje eu convido vocês a suspirarem comigo pelas fotos de Kerala. Foram quatro vôos até chegar aqui em Thiruvananthapuram, também conhecida como Trivandrum. Estou no futuro, oito horas e meia à frente do Brasil. E hoje passei o dia descansando desse jetlag todo na piscina do hotel.

keralablogexpress3

keralablogexpress6

Afinal, nosso tour vai durar 14 dias começando aqui em Kovalam e terminará em Cochin, ao norte do Estado. Um ônibus personalizado e de luxo foi alugado para levar essa turma de 30 blogueiros do mundo todo por uma viagem que tenho certeza que será inesquecível. O roteiro completo será uma surpresa. Mas já sei que teremos uma trilha de seis horas por Western Ghats, cordilheiras da Índia que são Patrimônio Mundial da Unesco. Com direito a acampar pela primeira vez na minha vida! Além de kayaking, passeios de bicicleta, e muito mais que ainda não nos foi revelado.

E vai ser uma honra ter todos vocês viajando comigo!

keralablogexpress4
Meu último voo rumo a Kerala com a Oman Airlines

Me acompanhem nas redes sociais para ter um gostinho ao vivo de como está sendo essa viagem dos sonhos pela Índia. Estou no Instagram, no Facebook, no Twitter e no Snapchat – em todos eles é só buscar por “fuigosteicontei”. Ou clicar aí nos links 😀 Depois eu prometo voltar aqui no blog pra contar tudinho em detalhes para vocês.

Eu não poderia terminar esse texto de outra forma..1320 vezes obrigada por me levarem adiante! ❤ “Quem vai sozinho pode até ir mais rápido, mas juntos podemos ir mais longe”. Namastê!

Carla Boechat é jornalista, mestranda, curiosa que só, carioca da clara, inquieta e turista por vocação – e criação. Sempre com a mochila e um sorriso prontos, aposta que toda estrada pode esconder uma dica em potencial. E aqui é assim: se ela foi e gostou, virou post!

Discussion7 Comentários

  1. Carlinha, PORRA! Que orgulho! Sério!
    Você é uma querida que já admiro há muito tempo, super profissional e um doce com as pessoas. Você ainda vai muito longe. E o pequeno Primata aqui vai estar sempre te apoiando. Gosto do trabalho de muita gente. Sou fã de uns poucos. Você entre eles.
    Muita, mas muita energia positiva pra você daí. Não vou te desejar sucesso, porque você já está no caminho e cada vez mais próximo dele. Alcançando, aí ele fica um pouco mais distante e você alcança de novo. Arrasa, sua linda.
    Beijocas do seu admirador que não quer seu corpo hehehehe <3

    • Rafa <3 <3 <3
      Esse comentário é pra mexer comigo, né! Obrigada, obrigada e obrigada! Fico super lisonjeada. Aprendo muito diariamente com vocês.
      Muito sucesso para a gente e que ainda venha muita coisa boa nesse ano que mal começou!
      Arrasa aí no Peru. Estou acompanhando da forma como consigo daqui.
      Arrasa!!!!!!!!!!
      Aqui você também tem uma grande admiradora.
      Beijão

  2. Pingback: Backwaters de Kerala: você já ouviu falar na Veneza da Índia? | Fui, gostei, contei | por Carla Boechat

  3. Muito legal, Carla! Votei em você e acredito em toda essa paixão que viAjar nos envolve. Agora, estou vivendo esta mesma emoção de ter sido escolhida para ir para a Finlândia e compartilho cada palavra e sentimento que você colocou Bete post e nesta trip! Parabéns e que venham as próximas!

    • Eii Gabi!
      Ahhh fico super feliz em saber que vc me ajudou a realizar o sonho dessa viagem.
      Você vai para o Helsinki Secret¿ Que máximooo! Aproveite demais. Tenho certeza que vc vai amar. Estive lá em janeiro, mas estava um friiiioooo! Cheguei a pegar -31 graus no Norte da Finlândia. Agora vc vai numa época ótima!
      Viajar é uma paixão mesmo. Que ainda tenhamos muiiiiitas outras viagens pela frente!
      Aproveite muito a Finlandia!
      Beijão

Leave A Reply