Melhor do que pular os bloquinhos do carnaval do Rio, só mesmo durante os ensaios de pré-carnaval! É a época que não gosto de perder nenhum, pois ainda estão menos cheios e já dá para ir ensaiando as músicas deles e entrando no ritmo da melhor festa do ano.

Aos desavisados de plantão, já vêm acontecendo alguns ensaios gratuitos na rua (alô, Orquestra Voadora! A melhor sempre!), mas é no próximo fim-de-semana que a coisa começa a ferver – e você a pirar pra tentar encaixar todos os blocos na sua programação!

Dentre tantos, fiz uma seleção dos meus preferidos para compartilhar aqui com vocês. Pegue um papel com caneta, dê print na tela, copie e cole no seu e-mail, seja como for, mas anote as dicas abaixo e não perca o melhor da folia carioca.

bloco

Na sexta-feira (30/01) já tem dois blocos legais! Um é o BLOCO DO BARBAS, que vai escolher o samba enredo deles no Chopp Time, em Botafogo, às 20h. O outro é o A PEDRA É DE SAL, MAS O MORRO É DE AÇÚCAR, na Pedra do Sal, na Saúde (coladinho no Centro), às 18h. Ambos são blocos parados.

bloco 3

Já no sábado (31/01) a coisa está mais acirrada. Às 10h começa o DESLIGA DA JUSTIÇA, que ficará parado na Praça Santos Dumont, na Gávea. Muita gente vai vestindo roupas de super herói para esse bloco, mas vale qualquer fantasia para entrar no clima!

Às 13h tem o SPANTA NENÉM, na Lagoa, cujo ensaio gratuito acontece só nesse dia com ponto de partida em frente ao Corte Cantagalo. Quem não conseguir chegar a tempo ou se empolgar e quiser mais, dá para emendar na festa fechada deles que acontece logo na sequência no Clube de Remo do Flamengo, ali na Lagoa mesmo. Mas os ingressos já esgotaram e você precisará contar com a sorte e dinheiro no bolso para bancar essa alegria.

Caso contrário, sugiro emendar para Laranjeiras. Lá vão acontecer, ambos às 15h, o IMPRENSA QUE EU GAMO, na rua Gago Coutinho, e o GB BLOCO, na rua General Glicério. O primeiro é formado principalmente por jornalistas e seus sambas sempre trazem as principais notícias daquele ano, tudo com muito humor. Já o segundo é um pouco menor, mas bem animado também!

Esses são os que estão na minha lista para tentar conciliar, mas depois ainda tem o BANDA DE IPANEMA, às 17h30 na Praça General Osório (Bis, esse é um bloco GLS!) e o EMPURRA QUE PEGA DO LEBLON, às 18h numa praça próxima à Av. Niemeyer.

jd botanico

Achou sábado agitado! Vem comigo ver como vai ser o domingo (01/02)… Às 9h já tem o tradicionalíssimo VOLTA, ALICE subindo a Rua Alice em Laranjeiras no sentido para Santa Teresa.

Às 10h dois mega blocos disputam o coração dos cariocas: o ME ESQUECE, que sai da Rua Jardim Botânico na esquina com a Rua Pacheco Leão, e o VIRA-LATA, logo ali em São Conrado, com ponto de partida nas ruas Herbert Moses e Av. Prefeito Mendes de Moraes. Confesso que sempre acabo me rendendo ao Me Esquece, mas sou louca para conhecer o Vira-Lata. Sempre é uma dúvida sem fim! Às 11h tem ainda o CALMA, CALMA SUA PIRANHA, na Rua Visconde de Caravelas, em Botafogo.

Às 16h, indo um pouco mais para longe, tem o VAI TOMAR NO GRAJAU (adoro esse nome! Hahaha), no Grajaú mesmo, saindo da rua Engenheiro Richard, 107.

Não, ainda não acabou, querido folião. Ainda vem por aí o melhor ensaio de todos! É o da ORQUESTRA VOADORA, que acontece todos os domingos que antecedem o carnaval, a partir das 17h saindo da Lapa em direção aos jardins do MAM. Para mim, esse é imbatível. A energia é única!

bloco 4

Passando para o fim-de-semana seguinte (Sim! Ainda faltam duas semanas para o carnaval, haja fôlego!), na sexta-feira (06/02) rola o BADALO DE SANTA TERESA, no Largo das Neves, às 21h. O problema principal desse é começar tão tarde, porque logo no dia seguinte, no sábado (07/02) tem o queridíssimo CÉU NA TERRA saindo às 8h da Praça Odilo Costa Neto, em Santa Teresa também.

Se quiser dormir mais um pouco, vá direto para o IMAGINÔ, AGORA AMASSA, na Rua José Linhares esquina com a Conde Bernadote, no Leblon. Já fui dois anos seguidos e é bom demais!

Meio dia começa o SÓ O CUME INTERESSA, na Urca, ali na Praça General Tibúrcio. No mesmo horário começa o XUPA, MAS NÃO BABA, na Rua Alice, esquina com a Rua das Laranjeiras.

E às 16h o enorme e lotado SIMPATIA É QUASE AMOR, que sai da Praça Deneral Osório, em Ipanema. Às 19h sai o CUTUCANO ATRÁS do Leme, na Av. Atlântica em frente ao quiosque Estrela de Luz.

bloco 2

Agora respira que ainda vem um domingo inteiro pela frente… Que já começa com o super CHORA, ME LIGA, às 10h em São Conrado, na esquina entre R. Herbert Moses e Av. Prefeito Mendes de Moraes. Esse toca bastante sertanejo e axé, é super diferente.

No mesmo horário tem o irreverente FOGO E PAIXÃO, apenas com músicas bregas no estilo Wando e com direito a chuva de calcinhas pra galera!!! Ele sai do Largo São Francisco de Paula, no Centro. Quem quiser um bloco mais cheio, também às 10h tem o SUVACO DE CRISTO saindo da Rua Jardim Botânico, esquina com Rua Faro.

Mas se estiver a fim de multidão de verdade (de verdade messsssmo!), vá para o Bloco da Preta, na Av. Presidente Vargas, no Centro. Ele é comandado por ninguém menos, ninguém mais que Preta Gil.

Às 16h, em Botafogo, tem o TÁ PIRANDO, PIRADO, PIROU, na Av. Pasteur, 250. Nesse mesmo horário tem o EMPOLGA ÁS 9, na Praia de Ipanema, em frente à rua Joana Angélica.

E nesse domingo ainda rola novamente o maravilhoso ensaio da ORQUESTRA VOADORA, a partir das 17h saindo da Lapa em direção aos jardins do MAM. É sensacional!

bloco 5

Massssssssss.. no dia 08/02 vai rolar um evento mais que especial de carnaval no Rio que super aconselho a ir. É a feijoada no Timoneiros da Viola, bloco de Paulinho da Viola, que vai acontecer no Parque de Madureira a partir de meio dia. A entrada, com direito à camisa do bloco, custa R$40. Esse ano eles homenagearão Cartola, então promete ser lindo!

Atenção, folião: Aconselho, antes de sair para qualquer bloco, conferir se houve alguma mudança no itinerário ou horário. Não é tão comum, mas pode acontecer. Eu gosto de seguir a página no Facebook dos blocos que me interessam, assim estou sempre informada. Aqui nesta lista aparecem os blocos que, para mim, são os melhores. Veja a lista completa de blocos no site do WikiRio. É uma ótima fonte. Ou, para maior comodidade, baixe o aplicativo para celular Blocos do Rio ou Carnaval 2015 O Globo.

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui