Era Fevereiro de 2016. Eu estava passando o carnaval em Itaperuna, na casa dos meus pais. Zero festa, foi um carnaval jogando baralho e tomando uma cervejinha de leve com os velhos. Logo eu, mega festeira, não é algo que eu normalmente faço. Porém nesse ano eu tava amarradona assim! Voltando de uns meses na Europa, daquela época que morei na Croácia, e embarcaria em uns dias pra Índia.

Que irado! Sério, em uns dias eu visitaria a Índia, algo que tanto sonhei. Lembro que comecei a ver mais sobre esse país no blog 360 meridianos há uns bons anos atrás. Numa época em que eu ainda nem imaginava que um dia eu visitaria a Índia a convite pelo meu blog. A convite, baby. Pelo meu blog. 

Fui parar lá em Kerala, onde passei duas semanas com outros 29 blogueiros do mundo. Tenho um orgulho dessa trip que vocês não fazem idéia. Por isso hoje quero (tentar) contar para vocês por que eu me apaixonei tanto por esse lugar.

Mas antes… o que é Kerala? 

Tudo bem você se perguntar isso. Muita gente aqui no Brasil ainda não conhece esse lugar tão especial. Se você não se lembra dessa viagem ou não me acompanha há tanto tempo assim, chega aqui pra eu te contar. Kerala é um Estado no extremo Sudoeste da Índia, com 600 km de costa banhada pelo Mar Arábico. Mas não apenas isso. Kerala é “o” estado indiano.

Tem o maior IDH do país, quase 100% da população é alfabetizada, é o Estado mais limpo e também o menos corrupto da Índia. A medicina ayurvédica teria surgido há mais de 6.000 anos nessa região. E, se esse nome te parece meio familiar, recentemente Kerala foi destaque em alguns jornais pelo sucesso no combate à pandemia do Coronavirus. 

Um pouquinho diferente do que você normalmente pensaria sobre a Índia, certo? Mas ainda não é por isso que estou aqui te contando de Kerala. 

Os encantos do extremo Sudoeste da Índia

Se a essa altura você está se perguntando o que faz de Kerala tão especial, eu separei algumas fotos que podem te ajudar a entender a magia desse lugar. Também tentei colocar em palavras tudo o que me remete esse destino.

A natureza em Kerala

Para além dos bons números, Kerala chama atenção por suas belezas naturais. Os 900 km de canais navegáveis, conhecidos como Backwaters de Kerala. Os gigantescos campos de plantação de chá. A majestosa cordilheira Western Ghats (Gates Ocidentais). Praias de água azul turquesa banhadas pelo Mar Arábico.

Esses já são ótimos motivos para querer conhecer Kerala. Mas esse pedacinho da Índia vai ainda além da exuberante natureza. Existe algo de mágico em Kerala.

As pessoas de Kerala

Os olhares curiosos e sorridentes não passam despercebidos. Assim como a generosidade e a cordialidade das pessoas que cruzam nosso caminho em Kerala. É algo que marca. Tanto que um dos primeiros artigos que escrevi aqui para o blog sobre essa viagem incrível foi Simplicidade indiana e sorrisos sinceros: Como Trivandrum me conquistou.

O fato de todos falarem inglês facilita ainda mais a interação (essa é uma das línguas oficiais em todo o país, sabia?). Meu coração se enche de amor ao rever algumas fotos dessa viagem, como essa aqui à esquerda. Foi mais do que turistar, foi uma verdadeira viagem para dentro.

É difícil não sentir. A espiritualidade em Kerala é abundante. Como eles mesmos dizem, em Kerala todo ato humano é uma maneira de se conectar com a natureza ao seu redor. Afinal, o que pode ser mais belo e puro que isso?

Sinta a vibe

Eu sei que apenas minhas palavras ou fotos talvez não sejam suficientes para entender a experiência de viver Kerala. Então que tal um vídeo para absorver melhor o que estou descrevendo?

Mas agora me contem. Alguém mais aí arrepiou vendo esse vídeo ma-ra-vi-lho-so? Porque eu estou aqui sonhando em pisar em solo indiano de novo.

#Publi: Esse artigo é parte do projeto Human By Nature da Kerala Tourism, mesma organização que me convidou para conhecer Kerala em 2016.

23 Comentários

  1. Caramba, surpreende mesmo ouvir falar de lugares da Índia com essa descrição. Infelizmente o que sempre vem a minha cabeça são aqueles mares de gente e muita pobreza! Deu até uma vontadezinha de conhecer viu 😍! O olhar do indiano é incrível, transmite uma profundidade linda! Conheci uma indiana num ponto de ônibus em 2017, ela gentilmente se ofereceu para trocar meu dinheiro da passagem, conversamos e descobrimos que fazemos aniversário no mesmo dia… coincidência linda né?! Mantemos contato até hoje!

    Amei, a experiência e o vídeo! Lindos!
    #loveIndia #loveKerala
    <3

  2. Depois dessas informações e fotos maravilhosas sou obrigada a colocar a Índia no meu roteiro dos sonhos!
    Ameeeei! 😍😍😍
    Melhor blog de viagens! Parabéns!!!

  3. Esses dias o maridón falou que a India tava nos planos dele e pensei “só no dele” (me baseando na imagem que tenho da India). Vou ter que rever isso depois dessas fotos rsrs Amei o post! Parabéns

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui