Search
Close this search box.

Roteiro em Paris: o que fazer em 1, 3, 5 ou 7 dias

Roteiro em Paris Foto de Pierre Blaché: https://www.pexels.com/pt-br/foto/foto-da-cidade-durante-o-amanhecer-3105066/

Roteiro em Paris: o que fazer em 1, 3, 5 ou 7 dias

Paris é um destino muito buscado por viajantes do mundo inteiro, mas decidir um roteiro em Paris para os dias que você estará por lá pode ser desafiador. 

A cidade é tão cheia de atrações como museus, monumentos, praças, pontos turísticos, restaurantes, etc., que para definir o que fazer precisa pensar com calma e considerar diversas variáveis. 

Para te ajudar, preparei esse artigo com roteiro em Paris para 1, 3, 5 ou 7 dias para servir como base para sua viagem e te ajudar no planejamento. 

Vamos às dicas? Acompanhe!

Onde ficar em Paris?

Booking.com

Antes de partir para as sugestões de roteiros em Paris, escolher onde ficar é essencial para garantir uma boa experiência na sua viagem.

Hospedagem em Paris pode ser um dos fatores mais custosos da sua viagem. Contudo, Paris oferece um excelente sistema de transporte público que facilita a locomoção por toda a cidade, mesmo sendo um centro urbano tão grande. 

Assim, é importante considerar alguns fatores antes de decidir onde ficar, como localização, estações de transporte público, custo x benefício, planejamento e tipo de hospedagem. 

Afinal, uma posição estratégica, mesmo que seja fora do centro, ainda é muito vantajosa para aproveitar Paris.

Não vou entrar muito nesse tema, pois recentemente fiz um artigo sobre onde ficar em Paris, analisando esses principais fatores de acordo com a organização da cidade e dando sugestões de hotéis com ótimo custo x benefício. 

Leia o artigo completo aqui: 7 hotéis em Paris com ótimo custo x benefício

Quando visitar a Cidade Luz?

Foto de Pixabay: https://www.pexels.com/pt-br/foto/museu-do-vidro-transparente-durante-a-golden-hour-2363/

Paris é incrível em todas as estações, mas com certeza existem alguns períodos do ano em que é mais viável visitar a cidade.

Eu não recomendo a visita no auge do verão ou do inverno, pois as temperaturas são extremas nesses períodos, o que pode deixar sua viagem menos agradável. 

Além disso, principalmente no verão, fica muito quente, assim como outras cidades na Europa, e é realmente um calor insuportável.

Assim, se você puder escolher suas datas entre as estações do outono e da primavera, ou ao início ou final das outras estações, eu recomendo que faça.

Uma boa época seria entre maio, início de junho, setembro ou outubro, por exemplo.

Quantos dias ficar em Paris?

Arco do Triunfo, roteiro em Paris.Foto de Pixabay: https://www.pexels.com/pt-br/foto/rua-cheia-de-carros-ao-longo-do-arco-do-triunfo-161901/

Definir quantos dias ficar em Paris envolve diversos aspectos. Mas digamos que em uma média de 4 dias você consegue ver as principais atrações da cidade.

Entretanto, o que não falta em Paris são coisas para fazer. Assim, se você tiver mais tempo, existem diversas opções de roteiro que você pode explorar.

Uma coisa é fato: Paris é realmente maravilhosa como todo mundo diz e você vai encontrar coisas para fazer independente do tempo que fique na Cidade Luz.

Hora de conhecer os principais pontos de interesse da cidade, vamos?

O que fazer em Paris: principais pontos turísticos

Paris, para além da Torre Eiffel, possui muitos pontos turísticos que atraem viajantes do mundo inteiro. 

A capital da França tem uma herança histórica muito rica e é um centro urbano cultural, histórico e gastronômico muito prestigiado no mundo inteiro.  

Suas ruas e avenidas são rodeadas de monumentos, praças, museus, e paisagens incríveis e que valem a pena conferir na sua ida à cidade!

Além disso, a gastronomia da cidade é uma das melhores do mundo, então provar as delícias desse lugar é essencial no seu roteiro.

Os principais pontos turísticos de Paris são:

Arco do Triunfo

Um dos monumentos mais significativos da cidade, o Arco do Triunfo é uma parada obrigatória da Cidade Luz. 

O monumento foi construído em homenagem às vitórias do imperador Napoleão Bonaparte e hoje é um dos pontos onde é possível ver a cidade de cima. 

Isso significa que você pode subir no Arco do Triunfo e aproveitar a vista do alto da cidade. De lá, é possível ver inclusive a queridinha Torre Eiffel.

Dica: o Arco do Triunfo fica no meio de uma avenida super movimentada e muita gente tenta chegar nele atravessando a avenida. Isso é um erro! Existe uma passagem subterrânea logo na saída do metrô que te permite chegar lá sem correr o risco de ser atropelada (confia!).

Torre Eiffel

Foto de Liam Gant: https://www.pexels.com/pt-br/foto/torre-eiffel-1446624/Torre Eiffel, roteiro em Paris

A Torre Eiffel é o principal ponto de interesse em Paris e atrai viajantes de todas as partes do mundo.

Esse monumento imponente de Paris teve sua construção concluída em 1889 e deveria ter sido destruída depois da exposição para a qual foi desenvolvida. Inclusive, os franceses detestavam a Torre e queriam derrubá-la. 

Hoje, se tornou nada mais nada menos que o ponto turístico mais visitado do mundo. 

Uma das coisas legais de fazer em Paris é ir aos diversos pontos onde é possível ver a Torre Eiffel e aproveitar os vários ângulos e as paisagens ao redor. 

Por exemplo, você pode ver a Torre Eiffel:

  • Do Trocadero;
  • De cima do Arco do Triunfo;
  • Do Champ de Mars;
  • Da Pont Alexandre III;
  • Da Passarelle Debilly;
  • Da Pont Iéna, etc.

Bairro Montmartre e Basílica de Sacré Coeur

O bairro Montmartre é um charme puro e vale a pena passar uma tarde lá. É o famoso bairro onde o filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain foi gravado e você pode até visitar o café que foi cenário do filme. Ele existe e funciona.

Lá é cheio de cafés e restaurantes, onde você pode sentar e degustar um pouco da gastronomia francesa. 

No final do seu passeio, você pode aproveitar para curtir o pôr do sol na Basílica de Sacré Coeur, já que ela está localizada no bairro Montmartre e oferece uma vista panorâmica da cidade.

Você pode entrar na basílica enquanto você estiver lá, dar uma olhada e depois sentar nas escadarias da igreja para curtir o entardecer. 

Catedral de Notre Dame

Foto de Max Avans: https://www.pexels.com/pt-br/foto/edificio-de-concreto-marrom-sob-o-ceu-azul-5101980/

Atualmente em reforma por causa do incêndio que ocorreu em 2019 na igreja, esse é outro ponto imponente de Paris que vale a pena conferir mesmo que seja só de fora. 

Às margens do Rio Sena, a Catedral de Notre Dame foi construída em estilo gótico e representa uma das mais antigas catedrais da França. 

É linda e vale a pena conferir e depois aproveitar para dar uma caminhada ao redor do Rio Sena ou parar em um dos muitos bares, restaurantes e cafés nas redondezas.

Museu do Louvre

Localizado no 1º arrondissement de Paris, o Louvre é o maior museu do mundo e um dos lugares mais visitados de Paris. 

Diariamente, milhares de pessoas vão conferir as mais de 70 mil obras de arte em exibição no museu, incluindo a famosa Monalisa. 

Para ver todas as obras com calma, você precisaria de dias. Então, recomendo que se você decidir visitar o museu, organize-se e decida quais obras deseja ver antes da visita.

Além disso, reserve seu ingresso com antecedência, pois eles costumam esgotar se você resolver comprar na hora e você ainda pode correr o risco de pegar filas se não comprar com antecedência.

Confira os tipos de ingresso e preços aqui.

Champs Elysées

A Champs Elysées é a “avenida das grifes” de Paris. Lá é possível encontrar diversas marcas de roupa, sapatos, tecnologia, etc., para fazer as comprinhas da viagem. 

Caso não seja o seu “mood de viagem”, vale a pena passear pela avenida só para conhecer e olhar as vitrines.

A avenida fica bem em frente ao Arco do Triunfo, então você pode passear por lá logo após a visita ao Arco. 

Jardins de Luxemburgo

Paris é cheia de jardins e parques, um dos mais bonitos e famosos é o Jardim de Luxemburgo.

Esse ponto é a parada perfeita para um descanso após caminhar bastante pela Cidade Luz. 

Com fontes, árvores e flores espalhadas pelo parque, você ainda pode aproveitar para fazer um lanche da tarde, já que tem várias cadeiras e bancos disponíveis para a população no parque. A entrada é gratuita.

Palácio de Versailles

O Palácio de Versailles é outra atração de Paris que vale muito a pena. Porém, ele fica fora da cidade, então é necessário reservar um dia só para visitá-lo.

O palácio é um castelo real onde o Rei Luís XIV vivia com a família real. Ele era considerado o centro de poder da França, no Regime Antigo e hoje é aberto à visitação tanto do palácio, com seus 700 quartos, quanto dos jardins, que são um espetáculo à parte. 

Assim, se você deseja visitá-lo, lembre-se de reservar seu ingresso com antecedência e separar um dia só para isso na sua viagem.

Opções de roteiros em Paris

Agora que você conheceu os principais pontos de interesse em Paris, veja algumas opções de roteiro de acordo com a quantidade de dias na cidade!

Roteiro em Paris para 1 dia

Se você só tem um dia para explorar Paris, priorizar os pontos mais importantes e criar um roteiro “amarradinho” para aproveitar ao máximo é crucial. 

Tenha em mente que como seu tempo é curto, você precisará andar bastante (Paris é assim!).

Minha sugestão de roteiro para 1 dia seria então:

  • Arco do Triunfo
  • Champs Elysées
  • Pantheon
  • Catedral de Notre Dame
  • Jardim de Luxemburgo
  • Torre Eiffel
  • Basílica de Sacré Coeur

Manhã

Então, comece o seu dia bem cedinho e pegue o metrô para o Arco do Triunfo. Decida com antecedência se você vai subir ou não. Se sim, compre o ticket antecipadamente.

Em seguida, siga pela avenida Champs Elysées. Se você não quiser fazer compras, você pode caminhar um pouco pela avenida e pegar um metrô em direção ao Pantheon. 

Chegando lá, não precisa entrar, você pode simplesmente admirar o local, fazer fotos e seguir para a próxima parada, o Jardim de Luxemburgo.

Tarde

Nesse momento, você provavelmente estará perto da hora do almoço, então pode aproveitar para provar um típico crepe francês enquanto admira e descansa nos jardins. 

Depois da pausa e de ter recuperado as energias, vá em direção à Catedral de Notre Dame passando pelo Quartier Latin e aproveite para passear às margens do Rio Sena. 

Após isso, é hora de conhecer a Torre Eiffel! Você pode continuar caminhando às margens do Rio Sena, ou pegar um metrô para a região onde a Torre está localizada. 

Lá, aproveite para desfrutar da Torre de vários ângulos, admirá-la e tirar lindas fotos. É possível subir na Torre, mas com o tempo apertado, eu não recomendo. As filas são longas e demora bastante para subir e descer.

Fim da tarde / Noite

Agora, você tem duas opções: aproveitar o pôr do sol tendo a Torre Eiffel como plano de fundo ou dar uma última voltinha no bairro Montmartre, onde você poderá ver o pôr do sol e Paris de cima, na escadaria da Basílica de Sacré Coeur.

Quanto ao final do dia, aproveite para desfrutar dos restaurantes e bares no badalado e boêmio bairro Montmartre. 

Paris: roteiro para 3 dias

Foto de Margerretta: https://www.pexels.com/pt-br/foto/edificio-galeries-lafayette-548077/

Se tiver mais tempo em Paris, o roteiro de um dia pode ser explorado com mais calma e você ainda pode aproveitar outros pontos turísticos como o Museu do Louvre, que necessitará de algumas horas do seu dia.

Nesse roteiro, cabe ainda visitar o Jardim de Tuileries, que fica ao lado do Museu do Louvre, e dedicar uma tarde para fazer um piquenique de frente para a Torre Eiffel.

As Galerias Lafayette também são uma ótima opção para adicionar ao roteiro, já que oferece uma vista panorâmica de Paris gratuita.

Então, a lista de lugares seria:

Dia 1:

  • Arco do Triunfo
  • Champs Elysées
  • Pantheon
  • Jardim de Luxemburgo

Dia 2: 

  • Catedral de Notre Dame
  • Caminhar às margens do Rio Sena
  • Torre Eiffel

Dia 3:

  • Museu do Louvre
  • Jardim de Tuileries
  • Galerias Lafayette

Roteiro em Paris para 5 dias

Se você tem cinco dias para explorar a Cidade Luz, divida seus dias entre as atrações que mencionei anteriormente e adicione à lista:

  • 1 dia para ir ao Palácio de Versailles (reserve com antecedência, existem vários tipos de ingresso, avalie qual é o melhor para você);
  • Museu D’Orsay (museu dos impressionistas)
  • Pont des Arts (ponte dos cadeados super famosa, que vale a pena conferir mesmo não tendo mais os cadeados pendurados).

Então o roteiro ficaria assim:

Dia 1:

  • Arco do Triunfo
  • Champs Elysées
  • Pantheon
  • Jardim de Luxemburgo

Dia 2: 

  • Catedral de Notre Dame
  • Caminhar às margens do Rio Sena
  • Torre Eiffel

Dia 3:

  • Museu do Louvre
  • Jardim de Tuileries
  • Galerias Lafayette

Dia 4:

  • Palácio de Versailles

Dia 5:

  • Museu D’Orsay
  • Pont des Arts
  • Fim de tarde/noite no bairro Montmartre

Paris: roteiro para 7 dias

Foto de Assedrani Official : https://www.pexels.com/pt-br/foto/arquitetura-barco-bote-predios-12540712/

Finalmente, com um roteiro de uma semana em Paris, dá para você conhecer muitas coisas mesmo. 

Aqui vai uma sugestão de roteiro, lembrando que você não precisa ir em todos os pontos e pode priorizar mais tempo onde quiser explorar com mais calma:

Dia 1:

  • Arco do Triunfo
  • Champs Elysées
  • Pantheon
  • Jardim de Luxemburgo

Dia 2: 

  • Catedral de Notre Dame
  • Caminhar às margens do Rio Sena
  • Torre Eiffel

Dia 3:

  • Museu do Louvre
  • Jardim de Tuileries
  • Galerias Lafayette

Dia 4:

  • Palácio de Versailles

Dia 5:

  • Museu D’Orsay
  • Pont des Arts

 Dia 6:

  • Explorar o bairro Montmartre e visitar a Basílica de Sacré Coeur
  • Ir à um show de Moulin Rouge;

Dia 7:

  • Ópera Garnier
  • Sainte-Chapelle
  • Passeio de barco de pelo Rio Sena para fechar a viagem

Dicas extras sobre Paris

Para finalizar, aqui vão algumas dicas extras que são super válidas para você aproveitar sua viagem para Paris:

  • Reserve tudo que precisa de ticket para entrar com antecedência para evitar que acabe e você não consiga visitar a atração.
  • Aproveite muito a gastronomia francesa.
  • Se você não quiser gastar muito, saiba que dá para fazer muitas coisas caminhando, gastando pouco e aproveitando bastante.
  • Se você gosta de museus, em Paris você encontra muitos museus que tem entrada gratuita em determinados dias da semana. Então, pesquise e se organize para economizar nesse quesito.
  • Veja qual plano do metrô vale mais a pena para você. Como dá para fazer muita coisa andando, você pode economizar nesse sentido também.

Chegou até aqui e curtiu as dicas de roteiro em Paris? Então, compartilhe com uma amiga que está em busca de dicas do que fazer na capital francesa!

Ah, e lembre-se de continuar acompanhando os conteúdos que tenho publicado por aqui. Obrigada pelo carinho de sempre!

Índice

Leia os artigos + recentes

Garanta 10% off com a FGTrips!

Conhece meu Guia do Deserto do Atacama?

Me segue no Instagram:

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *