Postojna, na Eslovênia: a cidade onde as cavernas são a grande atração

2

Meu último destino na viagem de cinco dias pela Eslovênia foi Postojna. Já tendo utilizado todos os adjetivos possíveis para descrever esse país nos quatro posts anteriores, está ficando difícil relatar tudo o que vi na Eslovênia sem ser repetitiva. Mas, vai por mim, o que você encontra nas cavernas de Postojna é de impressionar.

Fui a Postojna para conhecer Postojna Cave (o ponto turístico mais visitado da Eslovênia que já recebeu mais de 35 milhões de turista nos últimos 188 anos!) e, de quebra, emendar uma ida ao Predjama Castle, encrustado em uma caverna. São os passeios básicos da cidade e umas quatro horinhas são mais que suficientes para visitar ambos. E ir embora de queixo caído.

ROTEIRO DE POSTOJNA CAVE + PREDJAMA CASTLE

Cheguei a Postojna à noite, vindo de Bovec, de onde peguei um ônibus para Nova Gorica (7,50 euros com a Avrigo, umas 2 horas de viagem) e de lá para Postojna (6,70 euros com a mesma empresa, cerca de 1h30 de viagem).

Em Postojna meus objetivos eram visitar a Postojna Cave e o Predjama Castle, os pontos principais da cidade. Existe uma caverna maior que Postojna na Eslovênia, mas ela não está aberta a visitação – é a Migovec. Comecei com um tour guiado às 10h em Postojna Cave, a maior caverna do mundo aberta a visitação. A entrada custa 22,90 euros para adultos, com descontos para estudantes, crianças e idosos. São 20km de caverna calcária adentro, e pouco mais de 5km podem ser visitados pelo público. Mas fique tranquilo! Boa parte do percurso é feita em um trenzinho, e outra a pé 🙂

postojna eslovenia-8

postojna eslovenia-18

Ali, há uns três milhões de anos atrás, era tudo coberto por água. E hoje em dia passa o rio Pivka – onde vive o animal símbolo da caverna, chamado de proteus, ou apelidade de “human fish” por causa de sua cor. Na verdade é um pequeno anfíbio, que chega a sobreviver por anos sem se alimentar. É possível ver alguns nos aquários da caverna.

Postojna Cave foi descoberta no século 17, mas somente em 1818 começou a ser preparada para visitas pelo primeiro imperador do governo Áustro-Húngaro. Foi quando descobriram que essa caverna era ainda maior e tinha algumas partes escondidas. E em 1819 Postojna Cave foi oficialmente aberta ao turismo com a visita do arquiduque Ferdinand. Em 1884 foi instalada luz elétrica em seu interior, antes mesmo da atual capital do país, Liubliana. E em 1872 o primeiro trenzinho para turistas foi inaugurado – que no início eram empurrados pelos guias, mas no começo do século 20 passou a ser utilizado um sistema a gás e em 1945 mudou para elétrico.

postojna eslovenia-11

postojna eslovenia-12

postojna eslovenia-13

Você verá diversas formações em calcário, com estalagmites e estalactites nas mais variadas cores, tamanhos e idades. A temperatura constante dentro de Postojna Cave é de 8 a 10 graus, então mesmo que você vá no verão, leve um casaquinho (também já ouvi falar que eles alugam alguns lá na porta).

Eu fiz um tour particular com um argentino que mora em Postojna há seis anos e estuda castelos, o Juan. Foi excelente! Mas mesmo que você adquira o tour normal, ele será guiado por pessoas que falam Esloveno, Inglês, Alemão ou Italiano. E, para auxiliar, há áudio guias à disposição em 15 línguas – mas não tem em português. Tem em Esloveno, Inglês, Croata, Alemão, Italiano, Espanhol, Polonês, Francês, Húngaro, Tcheco, Russo, Hebraico, Japonês, Koreano e Chinês/Mandarim.

postojna eslovenia-14

postojna eslovenia-15

postojna eslovenia-16

Postojna me deixou perplexa! Pensar que estávamos passeando ali por um lugar onde antes era só água. Sabe quando você mergulha, e vai bem fundo próximo àquelas formações rochosas onde os peixes se escondem. Andar por Postojna Cave é tipo isso, como se você estivesse passeando pelo fundo do mar, mas respirando normalmente e sem animais. Algumas estalagmites parecem até esculturas de tão perfeitas!

Veja aqui informações sobre os diferentes tours oferecidos em Postajna Cave (tem até um para os amantes de aventura e adrenalina!).

Meu tour durou cerca de 1h30 e, de lá, fui para Predjama Castle, que fica a 9km de Postojna Cave num vilarejo chamado, adivinhem só, Predjama. Em baixa temporada não há transporte público fazendo esse caminho, então é melhor consultar um taxi para te levar e trazer de volta. Calculo que não saia por menos de 10 euros cada trecho.

postojna eslovenia-26

Predjama é um castelo encrustado nas pedras e lindo de se ver, além de ser titular no Guinnes como o maior castelo-caverna do mundo! Dá para ir até lá só para tirar umas fotos (molezinha se você estiver no seu próprio carro), ou para uma visita ao seu interior – que custa 11,90 euros. Eu fiz a visita. O interior do castelo não permanece taaanto mais como o original, dá para ver que muitas partes são novas, e há uns bonecos nos cômodos que não consegui decifrar quem seriam. Acho que não são personagens específicos que tenham a ver com a história do castelo, mas uma tentativa de humanizar aquele casarão e remeter àquela época em que ele foi construído e habitado, mostrando como era o dia-a-dia ali.

postojna eslovenia-19

postojna eslovenia-20

postojna eslovenia-21

A visita vale a pena mais para você conhecer a história do lugar e para ir até as cavernas que ficam nos fundos do castelo. O Predjama Castle é uma impressionante construção medieval do século 12 que se encontra no interior de uma rocha sobre um penhasco de 123 metros. Ele possui galerias subterrâneas que podem ser visitadas também.

postojna eslovenia-23

Vou contar só um pedacinho da história do Predjama Castle: uma das lendas mais famosas data do século 15, quando o barão Erasmo de Predjama se escondeu ali ao ser condenado ao decapitamento pelo rei húngaro Matija Korvin (Erasmo teria assassinado um parente dele). Erasmo, alguns anos depois, teria sido morto ao ser traído por um de seus servos. Reza uma outra lenda que era possível sair do castelo por uma passagem secreta que se abria muitos quilômetros abaixo, próximo a um rio subterrâneo que passa ali.

postojna eslovenia-24

postojna eslovenia-25

Dica extra: fique de olho nas datas em que ocorre o festival medieval em julho no Predjama Castle! Vi umas fotos e parecia ser incrível!

Depois de minha visita, retornei à área onde fica Postojna Cave para almoçar. Eles têm lá lanchonete, cafeteria e um self-service bem bom. Veja mais informações sobre os restaurantes disponíveis aqui. Outra novidade é que está sendo construído um hotel ali, com previsão de inaugurar em 2016.
postojna eslovenia-27

Como eu ainda tinha um tempinho, fui conhecer o Vivarium do Proteus. É um lugar pequeno, mas onde você pode ver de perto, além do famoso proteus, os pequenos animais que habitam as cavernas – e ainda ver que lá em 1800 e lá vai fumaça o povo já gostava de rabiscar monumentos históricos deixando a sua marca. Olha só essa parede cheia de assinaturas! E reparem nas datas!

postojna eslovenia-28

COMO ADQUIRIR OS TICKETS E QUAIS COMPRAR

Você tem cinco opções para escolher e mesclar: Postojna Caves, Vivarium do Proteus, Butterflies Exhibition, Predjama Castle e caverna abaixo do Predjama Castle. Em alta temporada, aranta o horário da sua visita comprando online. Em baixa temporada, não tem problema comprar na hora.

Veja aqui informações completas de todos os preços e opções de pacotes. Aqui você também vê mais opções de pacotes.

Alguns pacotes e preços para adultos:

– Apenas visita a Postojna Cave: 22,90 euros

– Apenas visita a Predjama Castle: 11,90 euros

– Visita a Predjama Castle + caverna abaixo do castelo: 18,40 euros

– Visita a Postajna Cave + Predjama Castle: 31,90 euros

– Visita a Postojna Cave + Vivarium do Proteus + Butterflies Exhibition: 28,90 euros

– Visita a Postajna Cave + Vivarium do Proteus + Butterflies Exhibition + Predjama Castle: 35,90 euros

Confira aqui o horário de funcionamento dos quatro lugares em todas as épocas do ano.

ONDE FICAR

Fique, de preferência, no entorno do centro de Postojna. A cidade não é grande e dá para fazer bastante coisa andando. Eu fiquei em um hotel novíssimo num vilarejo a 7km de Postojna Cave (o taxi até lá deu 7,80 euros), o Smrekarjevi domačiji (ele tem nota 9,5 no Booking.com!). É uma excelente opção para quem está de carro e quer ficar em um lugar mais tranquilo e menos turístico. Esse hotel foi aberto em julho de 2015 e tem toda uma pegada natural.

postojna eslovenia

postojna eslovenia-2

postojna eslovenia-3

Boa parte do que é servido no café da manhã vem da fazenda dos proprietários. Portanto, os pães, os frios, as geleias, os sucos, tudo é natural e feito em casa.

postojna eslovenia-4

Meu quarto era bastante espaçoso e silencioso. O banheiro também era ótimo – mas tive algum probleminha, que quando terminei de tomar banho, todo o banheiro tinha virado um lago. Comentei com o dono (aliás, ele e a esposa eram muito atenciosos!) e ele disse que iria ver o que tinha acontecido.

Para fazer sua reserva no Smrekarjevi domačiji, clique aqui.

Para pesquisar mais hospedagens em Bovec, clique aqui.

Você também pode gostar desses posts:

Roteiro na Eslovênia: Maribor x Bled x Bovec x Postojna x Liubliana

Dicas do que fazer em Maribor, a segunda maior cidade da Eslovênia

Bled, a cidade mais romântica da Eslovênia – e entre as mais da Europa

Bovec, a cidade dos esportes na Eslovênia e point desse rio cor de esmeralda

Atenção, leitor: Viajei para a Eslovênia com apoio do Slovenian Tourism Board, o departamento de turismo do país, que me apoiou com acomodação nas quatro cidades que visitei.

Carla Boechat é jornalista, mestranda, curiosa que só, carioca da clara, inquieta e turista por vocação - e criação. Sempre com a mochila e um sorriso prontos, aposta que toda estrada pode esconder uma dica em potencial. E aqui é assim: se ela foi e gostou, virou post!

Discussion2 Comentários

  1. Silvio Lobo Rodrigues

    Belíssimo trabalho Carla. Parabéns. Sua descrição de Postojna está perfecta. Visitei Postojna esta semana e fiquei extasiado com a beleza da caver a. Recommends a todos que for em a Eslovênia não deixarem de ver esse Luger. É fantástico.

Leave A Reply