E não sou só eu quem está falando isso aí não, viu! O Da Carmine Pìzzeria e Cocina Típica já foi eleito seis vezes o melhor restaurante italiano de Niterói pelo Jornal O Globo com o prêmio Água na Boca, e outras duas vezes como a melhor massa da cidade, também pelo mesmo jornal. E eu sou frequentadora desse restaurante há uns doze anos. Me lembro que foi lá que comemorei minha formatura do segundo grau no colégio Abel, e experimentei uma inesquecível pizza de pera com gorgonzola. Nunca mais comi nenhuma outra como aquela!
Até perguntei outro dia para o Carmine, sócio fundador da pizzaria que leva seu nome, se eles ainda serviam essa pizza. Ele me disse que sim, e também me contou mais sobre a história de seus restaurantes – ele também é dono do Empório del Gusto (ao lado da Da Carmine) e do Bar Itália. Ele nasceu na Itália, se mudou para o Brasil sozinho e aqui se apaixonou, vejam só, por uma niteroiense. Naquela época ele nem sonhava em enveredar para o ramo da Gastronomia.
Carmine e a esposa tiveram um filho, e num fim de semana ele resolveu pedir uma pizza pelo telefone. E ficou horrorizado com o que recebeu em casa: uma pizza pingando óleo, horrível. Não teve nem coragem de experimentar, jogou direto no lixo. E falou com o filho: um dia vou fazer uma verdadeira pizza italiana para você experimentar o que é bom. E assim ele começou a se arriscar com o que tinha em casa. Fez uma pizza aqui, um pão ali. Os amigos começaram a encomendar aquele pão maravilhoso. E todas as suas horas vagas passaram a ser dedicadas a preparar aquele pão fresquinho – ri muito quando ele contou que até seu carro cheirava a pão, pois ele sempre levava pacotes para vender no horário de almoço na empresa.
Em seu quintal em Itaipu havia uma mangueira enorme. Um belo dia ele foi ao mercado e comprou maçãs bem vermelhinhas e, com arames, as pendurou na árvore de sua casa. Virou uma falsa macieira, invadindo seu quintal e admirando a todos que entravam lá. Foi quando ele recebeu a visita de um jornalista de Gastronomia que adorou o lugar, a comida, a macieira fake. Tirou uma foto e fez uma matéria enorme. Pronto, Carmine havia sido lançado na cena gastronômica niteroiense.
De lá para cá foram alguns restaurantes italianos na cidade, e até seu irmão, Bruno, veio da Itália ajudar. Carmine fala que Bruno é o melhor chef que ele já conheceu. Todas as massas do cardápio de seus restaurantes são de fabricação própria, bem como o delicioso sorvete, que fica exposto ali na frente da Empório del Gusto.
Se você for ao Da Carmine, sugiro que não deixe de experimentar as pizzas.
E volte também para comer as massas. É difícil me decidir por qual é melhor.
Mas tudo isso não sem antes provar da mesa de antepastos. Os queijos, pães, o presunto de parma, a focaccia, o carpaccio toscano… Tudo dos deuses! Dica extra: peça para experimentar a linguiça calabresa que Carmine acabou de desenvolver. Foram 4 meses de pesquisa e tentativas até chegar ao ponto que é servido hoje, apimentadinha e muito macia.
Ah, e tudo ficará ainda mais especial se for numa noite de quinta-feira, quando há um trio italiano de Jazz e Carmine canta para seus clientes. A voz dele é maravilhosa.
Fiz até um pequeno vídeo, que você pode conferir abaixo. Sinta o clima do Da Carmine, uma tradicional cantina italiana no coração de Icaraí.
De sobremesa, minha sugestão imbatível é o Calzone a La Carmine, acompanhado de uma bola de sorvete de avelã. É um calzone amargo, com nutella, queijo mascarpone e cristais açúcar, e serve muito bem no mínimo três pessoas!
E se você quer mais dicas, lá vai: você pode experimentar uma deliciosa massa artesanal do Da Carmine no almoço executivo, que custa apenas R$18,50, e ainda dá direito a uma sobremesa – de terça a sexta, das 12h às 16h.
Ir ao Da Carmine é vivenciar uma verdadeira noite italiana, desde a comida, passando pelas mesinhas com toalhas xadrez, até a música. Com certeza uma excelente opção de restaurante em Niterói.
Para ver opções de hospedagem em Niterói, clique aqui.
Para ler dicas de restaurantes excelentes em Niterói, clique aqui.
Leia mais sobre Niterói aqui:
Onde ficar em Niterói – no diferenciado BW Plus Icaraí
12 manias que só quem é de Niterói vai entender
Boards & Burgers, em Niterói: você come bem e ainda se diverte!