Desde que vim morar uma temporada na França, tenho conhecido um lugar mais lindo que o outro – e o Castelo de Vaux-le-Vicomte merece destaque nessa lista. A menos de uma horinha de Paris, esse castelo, ou “château” em francês, foi construído entre 1658 e 1661 e merece um dia inteiro de visita. Seus jardins e seu interior são enormes, e você pode até mesmo alugar um carrinho de golfe, por exemplo, para circular por lá.

Eu conheci esse castelo a convite da minha professora de francês. Confesso que nunca tinha ouvido falar dele, mas diante dos elogios que ela fez, não pensei duas vezes e topei o passeio. Foi uma decisão acertada. Pegamos um dia lindo de sol e conheci mais da história da França.

Se você puder, conheça o Vaux-le-Vicomte. Dizem que ele serviu como base e inspiração para a construção do Castelo de Versailles.

Reserve seu ticket com antecedência pelo site e veja aqui os horários de funcionamento do castelo.

Curiosidades sobre o Castelo Vaux-le-Vicomte

Nada melhor que conhecer a história de um lugar que vamos visitar, né? Selecionei aqui os fatos mais interessantes sobre esse lindo château.

Ostensivo

O Castelo Vaux-le-Vicomte é a maior propriedade privada com o título de Monument historique (monumento histórico) na França.

Final trágico

O Castelo Vaux-le-Vicomte foi construído pelo Superintendente das Finanças de Luís XIV, Nicolas Fouquet, que convocou os melhores artistas da época para construir o seu palácio. No entanto, após dar uma luxuosa festa para mais de 3.000 pessoas no castelo para inaugurar o fim dos trabalhos no château, Fouquet acabou preso. Ele foi considerado muito ambicioso e foi acusado de ter subido na vida com dinheiro desviado. Terminou condenado a prisão perpétua na Itália, onde ficou até sua morte.

Aliás, vários estudos indicam que Fouquet era o lendário prisioneiro do “Homem da máscara de ferro”.

De cinema

Vários filmes foram gravados no Vaux-le-Vicomte, como Maria Antoniera e O Homem da Máscara de Ferro, entre outros. Além disso, a atriz Eva Longoria se casou nesse castelo em 2007.

Pai de Versailles

O Vaux-le-Vicomte era considerado o castelo mais bonito de sua época. E teria sido a grande inspiração para a construção do Castelo de Versailles alguns anos depois.

Como chegar no Castelo Vaux-le-Vicomte

A maioria das pessoas visita o château saindo de Paris. São apenas 60km de distância e você pode fazer esse passeio num bate-volta de um dia. De carro a viagem dura cerca de uma horinha. Já se você optar por transporte público, pegue um trem de Paris até Melun e de lá um táxi ou uber para percorrer os 10km restantes.

Castelo iluminado

Há 15 anos o castelo Vaux-le-Vicomte fica todo iluminado à noite a partir de meados de Outubro até início de Janeiro. Confira a data certinha no site e, se você der essa sorte, estique para ficar no castelo até o anoitecer – vai valer a pena!

Fantasias infantis

Se você pretende visitar o castelo com crianças, saiba que é possível pegar emprestadas roupas de época para fantasiar os pequenos de mosqueteiros e princesas, por exemplo. Diversão garantida!

Dica extra

Se você estiver de carro próprio e voltar durante o entardecer, não deixe de parar à beira do Sena para admirar os vários gansos que nadam ali. Foi um cenário inesquecível!

E aí, o que achou? Visitou ou vai visitar o Vaux-le-Vicomte? Me conta aqui nos comentários!

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui