Quais as regras de imigração no Uruguai durante a pandemia desde que as fronteiras foram reabertas no dia 01/11? O país, que proibiu a entrada de estrangeiros assim que foi declarada a pandemia, está agora aceitando brasileiros – que vão lotar as ruas de Montevidéu essa semana para a final da Copa Libertadores entre Flamengo e Palmeiras.

Eu sou uma entre milhares de rubro negros a vibrar com a reabertura do país. Entrei no Uruguai hoje pela manhã por via terrestre, estou no momento em Montevidéu, e compartilho aqui todas as exigências para viajar como turista para o Uruguai nesse momento pandêmico e cheio de burocracias.

Leia as dicas COMPLETAS aqui do que fazer em Montevidéu!

Documentos exigidos para imigração no Uruguai durante a pandemia de COVID-19

Todas as informações oficiais atualizadas podem ser encontradas no site do Governo uruguaio e nesse link com informações mais detalhadas. Desde o dia 01/11/21 brasileiros e estrangeiros de todo o mundo estão autorizados a entrar no Uruguai. Essas abaixo são as exigências atuais e, portanto, como você deve se preparar antes de embarcar, sendo que sua atenção maior deve ser para o último item, que eu vou detalhar melhor a seguir:

  • comprovante das duas doses ou da dose única de vacina contra COVID-19, sendo que a última dose deve ter sido aplicada com pelo menos 14 dias antes da viagem. São aceitos todos os imunizantes aplicados no Brasil, incluindo a Coronavac;
  • se você não está com a vacinação completa contra COVID-19, também poderá entrar no Uruguai, porém sob o que eles chamam de Ingreso Excepcional. É um processo diferente do que eu fiz, então deixo aqui o link para ler o passo-a-passo desse tipo de permissão. Você precisará repetir o exame de RT-PCR 7 dias depois de ingressar no país ou realizar isolamento por 14 dias. Se ficar no país por menos que 7 dias, não precisa nem repetir o exame e nem se isolar;
  • também são admitidos turistas que tenham contraído o vírus do COVID-19 nos 90 dias anteriores à chegada no país, além de crianças e adolescentes menores de 18 anos, que não são obrigados a ter o ciclo de vacinação completo;
  • é obrigatório apresentar resultado negativo de teste RT-PCR realizado nas 72 horas antes do embarque para o Uruguai;
  • também é obrigatório apresentar Seguro Viagem com cobertura para COVID-19. Eu encontrei o melhor preço na Real Seguros – vou passar quatro dias no Uruguai e meu seguro custou 100 reais. Eu escolhi o plano Intermac I15 com COVID-19 TOP 5 1. A Real tem atendimento em português, super atencioso e parcela sem juros no cartão de crédito. Recomendo clicar no link acima pra fazer sua cotação. Sem o seguro você não poderá entrar no Uruguai.
  • por fim, é mandatório preencher e imprimir a declaración juramentada.

Sobre a declaración jurada

Reserve uma meia hora para preencher com calma a declaración jurada, porque possíveis informações equivocadas podem implicar até mesmo na proibição de sua imigração no Uruguai durante a pandemia. Três pessoas no meu ônibus não levaram a declaração preenchida e tiveram problema.

Um detalhe importante é que a declaración juramentada só pode ser completada depois de você receber o comprovante do teste negativo de PCR. Você precisará anexar alguns documentos no processo, como o resultado negativo do teste, o comprovante de vacinação e digitar as informações completas do seu Seguro Viagem. Não se esqueça: você deve preencher nessa declaração o mesmo documento que usará para entrar no Uruguai.

Importante também ficar atento ao momento em que solicitam que você preencha a data em que iniciou a viagem e a data de entrada no Uruguai. Eu, por exemplo, vim para Montevidéu de ônibus a partir de Porto Alegre. Peguei o ônibus na noite do dia 23 e entrei no Uruguai na madrugada do dia 24. Ou seja, no meu caso as datas de início da viagem e de entrada no país foram diferentes. Fique atento a isso.

Por fim, repare que você pode alterar o idioma da página do governo (no canto direito no alto você pode mudar de Espanhol para Inglês ou Português). Se você enviar a declaração com alguma informação errada, é só recomeçar o processo do zero e enviar novamente.

Existem mais de 400 hotéis em Montevidéu! Reserve aqui o seu procurando por melhores preços, localização e avaliações dos hóspedes

PCR no Brasil antes de entrar no Uruguai

Eu realizei o teste RT-PCR no Rio de Janeiro dois dias antes de ingressar no Uruguai. Fiz o teste no particular pelo laboratório Sérgio Franco. O resultado saiu em menos de 24 horas (que era o prazo máximo de entrega) e custou R$290.

No entanto, não me atentei em pedir que o resultado também viesse em outra língua, como espanhol ou inglês. Me foi entregue o resultado apenas em português e não tive problema nenhum para entrar no Uruguai assim.

Pertinho de Montevidéu fica a Bodega Bouza, uma das mais lindas vinícolas do Uruguai e com um excelente restaurante. Leia mais aqui

Por qual fronteira entrei no Uruguai

Eu entrei no Uruguai por via terreste vindo de ônibus desde Porto Alegre até Montevidéu. A fronteira que cruzamos foi a do Chuí. Nosso ônibus chegou na fronteira um pouco antes das 4h da manhã e fomos liberados para seguir viagem quase duas horas depois.

Levei toda a documentação impressa exigida para imigração no Uruguai durante a pandemia: resultado negativo do PCR, comprovante de vacinação, seguro viagem com cobertura de COVID-19 e declaración jurada. A empresa de ônibus com a qual viajei, a TTL Transporte Turismo, fez uma primeira triagem no momento do check in na rodoviária, conferindo um a um se tínhamos todos os documentos exigidos.

Já que as fronteiras com o Uruguai ficaram fechadas por muito tempo, as empresas de ônibus que faziam o trajeto para lá estão retomando agora as viagens. Pra você ter ideia, era a segunda vez que a empresa iria cruzar a fronteira desde que o Uruguai reabriu para turismo. Quando chegamos na fronteira com o Chuí, um funcionário da empresa veio até cada um dos passageiros, recolheu a documentação exigida e orientou que aguardássemos dentro do ônibus, não sendo necessário descer para fazer a imigração pessoalmente.

Importante: tenha toda a documentação exigida impressa com você, além das versões eletrônicas no celular.

Se você vier de ferry desde Buenos Aires, sabia que você vai passar por uma das cidades mais fofas do Uruguai? Escrevi mais sobre Colonia del Sacramento aqui!

Teste antígeno para retornar ao Brasil

Eu vou voltar para o Brasil por fronteira terrestre, no mesmo trajeto de ônibus de Montevidéu a Porto Alegre passando pelo Chuí. E me foi orientado pela empresa de ônibus com a qual viajei que será necessário apresentar resultado negativo do antígeno para entrar no Brasil. O teste deverá ser feito no máximo 24h antes de embarcar. O resultado sai geralmente em 15 minutos.

A própria companhia de ônibus me deu o papel da foto abaixo, com informação dos locais credenciados a fazer o teste em Montevidéu. O valor fica em torno de 1.000 pesos uruguaios (cerca de 130 reais).

imigração no Uruguai durante a pandemia
Onde realizar o teste antígeno em Montevidéu, no Uruguai

Documentos permitidos no Uruguai

Que documentos são aceitos para entrar como turista no Uruguai? Saiba que você pode tanto entrar com seu passaporte válido, como com seu RG. Caso opte por entrar com seu RG, ele precisa estar em bom estado e ter sido emitido há menos de 10 anos. Além disso, quando você entra com RG no Uruguai, recebe na imigração um papel que você precisa guardar e apresentar novamente na saída do país. Se você perder esse papel, tem uma multa de cerca de 1.000 pesos uruguaios.

Entrou no Uruguai?

Deu tudo certo e conseguiu entrar no Uruguai? Então anote esses preços para te ajudar a planejar a chegada ao país:

  • chip de celular da Movistar com 36GB de internet: 200 pesos uruguaios (25 reais)
  • água no supermercado: 60 pesos uruguaios (8 reais)
  • chopp no barzinho: 250 pesos uruguaios (32 reais)
  • táxi da rodoviária para o centro histórico de Montevidéu: 210 pesos uruguaios (27 reais)

Nas casas de câmbio do centro de Montevidéu o câmbio hoje, 24/11, está 1 real para 7,50 pesos uruguaios.

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui