Search
Close this search box.

Internet no Deserto do Atacama: dicas atualizadas de 2024

mulher usando a internet no Deserto do Atacama e no Salar de Uyuni

Internet no Deserto do Atacama: dicas atualizadas de 2024

Está com dúvidas sobre como é a internet no Deserto do Atacama e o que fazer para se conectar por lá? Calma, neste artigo você vai ficar por dentro de todas essas informações atualizadas em 2024 para uma viagem a San Pedro de Atacama e/ou faz Salar de Uyuni.

Independente do destino de viagem, a conexão com o mundo online é sempre uma questão burocrática a ser resolvida pelos viajantes. 

Principalmente para aqueles que precisam ter acesso constante à internet, como os trabalhadores remotos e adeptos do anywhere office, o acesso é uma prioridade. Isso não poderia ser diferente no deserto mais seco do mundo. 

Por isso, dada a minha experiência com o Atacama e por sempre receber perguntas sobre como é a internet por aqui, preparei este artigo com dicas completas atualizadas para 2024 e opções de eSim, chips virtuais e operadoras para se manter conectado(a) durante os passeios no Deserto do Atacama e no Salar de Uyuni. 

Acompanhe!

Como é a internet no Deserto do Atacama?

mulher trabalhando em um computador no Deserto do Atacama

A internet no Deserto do Atacama é um tópico que ainda gera muitas dúvidas para os viajantes. 

Por ser um destino bastante popular entre brasileiros, considero fundamental trazer informações, dicas e opções para se manter conectado por lá e facilitar sua viagem.

A internet é um importante recurso não só para manter contato com pessoas e se comunicar, como também para acessar mapas e buscar informações durante a viagem.

No Deserto do Atacama essa conexão pode ser limitada em alguns locais, principalmente por ser um destino muito remoto. 

Contudo, a cidade de San Pedro de Atacama já possibilita uma boa estrutura de internet. 

Então, mesmo que você fique sem internet durante um passeio, é muito provável que você terá conexão na sua hospedagem ou em algum restaurante local.

Mas se mesmo assim você ainda quer ter acesso a um chip de internet (o que eu recomendo, já que o WiFi costuma ser lento), existem várias opções disponíveis, que vou falar mais à frente.

Mas, de antemão, conto que o que funcionou muito bem para mim agora em 2024 foi utilizar um e-sim ou chip virtual que funciona tanto no Chile, quanto na Bolívia.

Quais são as melhores opções de chip de celular no Atacama?

Há diversas operadoras de celular no Chile, nas quais é possível adquirir um chip físico para obter internet. Mas, com o desenvolvimento dos smartphones, muitos estão deixando de ter a opção de chip físico, sendo compatíveis apenas com os chips virtuais – que é o meu caso.

Sempre usei a operadora Entel no Chile, mas meu celular atual só funciona com chip virtual e a empresa não vende esse tipo de chip para estrangeiros (há uma loja física da Entel no centro de San Pedro de Atacama, e foi lá que me passaram essa informação). 

chip de internet pré-pago da Entel

Além da Entel, há outras operadoras no Chile como Movistar, Claro e WOM, que também  oferecem serviços de dados móveis com chips físicos no Chile.

Adicionalmente, se você fizer passeios pelo deserto com a Fui Gostei Trips, você ganhará um chip físico oferecido pela agência e que já vem com 1GB de internet*, facilitando ainda mais esse processo de ter internet no país. Basta baixar o aplicativo da operadora no seu celular, colocar créditos e usar o valor para comprar bolsas de internet ilimitada válidas por 1, 3 ou até 7 dias.

*sob disponibilidade

eSIM Virtual no Deserto do Atacama e no Salar de Uyuni

Diante da limitação de venda de chips virtuais chilenos, peguei indicações de um bom eSim virtual internacional para passar quase um mês no Atacama e me manter conectada.

Resolvi testar o chip virtual da Holafly e ele me serviu muito bem. Consegui trabalhar, fazer reuniões por vídeo chamada, mandar mensagens, fotos e vídeos e acessar as redes sociais com muita facilidade. Além disso, a instalação foi muito fácil. Recebi um QR Code por e-mail e apenas segui as instruções.

Assim, se você quiser experimentar um chip virtual no Atacama, recomendo fortemente o e-sim da Holafly. Eu trabalho online e esse chip virtual foi muito prático e eficiente.

Inclusive, consegui um desconto de 5% com a Holafly para vocês. Aproveite!

Como é a internet no Salar de Uyuni?

Em relação à internet no Salar de Uyuni, há um desafio ainda maior que o encontrado no Atacama. Isso ocorre porque há muitas áreas inóspitas no passeio ao Salar, onde não há absoluto sinal de celular. 

Entretanto, nas minhas últimas imersões para o Deserto do Atacama e o Salar de Uyuni, agora em Janeiro de 2024, testei o chip virtual da Holafly por lá também e consegui encontrar sinal de internet em alguns locais do deserto boliviano, inclusive até com 4G no meio do Salar de Uyuni.

O chip virtual não funcionou em todas as áreas que passei durante os quatro dias de tour. No primeiro dia de tour, saindo de San Pedro, não tive sinal em nenhum momento, já no segundo dia consegui sinal por alguns minutos no fim da tarde.

No entanto, no Salar de Uyuni em si, por exemplo, ele pegou muito bem por cerca de cinco horas. Tive sinal em Colchani e na cidade de Uyuni até retornar para o meio do deserto e voltar a perder sinal.

Apesar de não ter tido sinal todos os dias, ainda achei que valeu a pena. Já que é difícil encontrar sinal de WiFi nessa viagem pelo deserto boliviano.

É possível usar um chip brasileiro no Deserto do Atacama?

Uma dúvida frequente entre os viajantes é sobre se é possível usar chip de operadoras brasileiras no Chile. A resposta é sim!

Recentemente, o Chile e o Brasil firmaram uma parceria que garante que os dados móveis de operadoras do Brasil possam ser usados no Chile sem o uso e a cobrança de roaming internacional.

Isso quer dizer que é possível chegar ao Chile já conectado com sua operadora brasileira. 

Para usufruir disso, é preciso ativar a função na sua operadora ainda no Brasil e verificar as condições oferecidas pela empresa.

Mas já adianto que várias pessoas que participaram das minhas imersões no Deserto do Atacama em janeiro de 2024, testaram a funcionalidade e serviu muito bem.

Conclusão

Ter conexão com a internet em locais, muitas vezes, inóspitos, é um desafio frequente entre muitos viajantes. 

Felizmente, quando falamos sobre a internet no Deserto do Atacama, esse desafio pode ser superado com facilidade graças às diversas opções disponíveis tanto locais, quanto virtuais e internacionais. 

Agora que você conhece mais detalhes sobre operadoras de celular no Chile e chip virtual no Atacama, poderá se conectar com mais facilidade e praticidade e curtir o deserto sem preocupação.

E para aproveitar ao máximo esse destino tão único e inesquecível, você pode contar com a Fui Gostei Trips para ter uma experiência memorável no deserto mais seco do mundo.

Entre em contato com nossa equipe para ter um atendimento personalizado e em português e confira nossos passeios pelo Deserto do Atacama!

Índice

Artigos + Recentes

Conheça o Chile!

Fazemos Parte

Siga no Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *