Dica de uma sedentária asmática: se prepare psicologicamente para fazer a trilha do Corcovado!
São cerca de 2 horas de subida pesada, com bastante inclinação e pedras expostas que exigem uso das mãos. A trilha é bem sinalizada e, na guarita do Parque Lage, você recebe um mapinha e informações sobre a atividade. Segundo os guardinhas, o percurso tem apenas 2,5 km, porém te leva a 700 metros de altitude. E fique atento, pois já rolaram várias assaltos nessa trilha, por ser em mata fechada e próxima a algumas favelas. Não leve nada de muito valor. Eu levei água, gatorade e cereais para manter o pique – e o celular para bater fotos, claro!
foto: Davi de Castro |
Dica 2: antes de atravessar o trilho do trem para continuar a subida até o Cristo (onde tem a plaquinha com uma seta escrito Corcovado), siga para a direita, ao lado do trilho mesmo, por mais cinco minutinhos. Você vai dar de cara com dois guardinhas proibindo a galera de continuar por esse caminho, mas também vai se deparar com uma vista sensacional, de toda a Lagoa Rodrigo de Freitas, Jockey, Orla de Ipanema… Lindo demais! Recupere ali seu fôlego para continuar subindo e tire as melhores fotos do passeio. A segunda parte que vem aí é tranquila, o pior já passou.
Com mais uns 15 minutos chega-se aos pés do Cristo. Ali você tem acesso à lanchonete e à lojinha com souvernirs. Se quiser, também pode comprar o ingresso para visitar o monumento. Custa 27 reais e dá direito a descer de van até as Paineiras. É um percurso de 3 km de descida em terreno acimentado, o que, convenhamos, para quem já se matou pra subir até aqui pelo meio da mata, parece brincadeira de criança, né? Eu já conhecia o Corcovado, então topamos a descida trotando (tome cuidado para não forçar os joelhos, concentre o peso do seu corpo no calcanhar).
Chegando nas Paineiras, as opções para ir embora são: andando (mais 6 km até alguma civilização? Tô fora!), táxi (com preços fixos e sem taxímetro? Tô fora também!), o trem do Corcovado (23 reais por pessoa) ou de van – ambos têm ponto final no Cosme Velho. Optamos pelo último, que cobrava singelos 10 reais por pessoa e teve saída rápida. E que, no embalo das curvas, parecia uma canção de ninar.
Chegou até aqui? As dicas que compartilhei foram úteis para você? Esse conteúdo foi produzido sem patrocínios, com investimento do meu bolso, e trago gratuitamente para ajudar na sua viagem. Se você curtiu o meu trabalho e gostaria de colaborar para que eu possa continuar produzindo artigos completos e úteis como esse, deixo minha chave pix para você ficar à vontade em contribuir voluntariamente com o valor que quiser. Apoie produtores independentes! Obrigada pelo carinho de sempre.
Minha chave pix: contato@fuigosteicontei.com.br
Veja aqui as opções de hotel no Rio de Janeiro. Pesquise por preço, localização, avaliação ou número de estrelas e encontre os melhores preços.
Atenção, leitor: ao fazer sua reserva a partir deste link indicado, o Fui, Gostei, Contei receberá uma pequena comissão sem você pagar nenhuma taxa a mais por isso. O Booking.com é um dos parceiros do
Blog e líder mundial em reservas de acomodações. Obrigada pela preferência! 🙂
19 respostas
Sensacional!!!!
Lindo demais!!!Mas acredito que vc deva ser uma ex-sedentária!!!
Continue postando…
ADOREI A MATERIA CARLINHA. FAZ UM DIA COMIGO ESSE PASSEIO?
QUE TAL SER MINHA GUIA? RSRS
BJIM RENATA AMIL
Este comentário foi removido pelo autor.
Oii Renata! Gostou do blog?
Claro q faço com vc! Me avisa quando vier para o Rio… Meu próximo desafio é a Pedra da Gávea, topa? rsrs Beijo!!!!
Ok, uma amante do sedentarismo em busca de uma vida mais saudável. Melhor assim???? rsrsrs
Já fiz essa trilha! Excelente custo/benefício! 😉
Oi Luis. Fez a trilha sozinho ou foi com alguma agencia? Oq você indicaria como melhor opção?
Excelente blog Carla.
Gostaria de saber com quem você fez essa trilha? Agência ou foi com alguém que já conhecia?
Obrigada
Oi, Débora!
Fui com meu irmão, que também não conhecia a trilha. Lá no parque recebemos um mapinha com as instruções e não tivemos dificuldades no percurso, era bem intuitivo e com algumas placas 🙂
Ah! E obrigada 😀
Oi Carla! Quanto paga para ter acesso a trilha? Quanto tempo gastou entre subida, pausa para as fotos e descida?
Adorei as fotos!!
Eiii Bella!
Essa trilha é gratuita, não se paga nadinha 😀
Pelo que me lembro, gastei umas três horas…
Boa tarde Carla, tudo bem?
Sou de Brasília e passarei uma semana no Rio, de 07 a 14 de Março desse ano, eu morei entre 1997 a 2000 e subi a pé umas 3 vezes com dois amigos, mas dessa vez irei sozinho e pretendo fazer esse feito novamente, gostaria de subir comigo, sei que de lá pra cá muita coisa mudou, se aceitares meu singelo convite fico grato desde já ok?
Um abraço!
Arnóbio Marques de Freitas
Oie Arnóbio!
Essa trilha realmente é sensacional. Infelizmente vou ter que recusar o convite, pois estou viajando pela América do Sul.
Mas te desejo uma excelente viagem! Curta muito o Rio por mim!
PARECE LOUCURA, MAS EU SUBI PELA LINHA DO BONDE, QUANDO O MESMO VINHA EU ENCOSTAVA NAS PEDRAS PARA O MESMO PASSAR, FOI UMA EXPERIÊNCIA ÍMPAR, NÃO SEI COMO ESTÁ HOJE, MAS EU FARIA NOVAMENTE, GASTEI UMA HORA E MEIA PARA SUBIR E UMA HORA PARA DESCER!
Hahahaha Sériooo!!! Deve ter sido incrível!