Fui Gostei Contei

Trilhas cariocas: subindo até o Corcovado

Dica de uma sedentária asmática: se prepare psicologicamente para fazer a trilha do Corcovado!
São cerca de 2 horas de subida pesada, com bastante inclinação e pedras expostas que exigem uso das mãos. A trilha é bem sinalizada e, na guarita do Parque Lage, você recebe um mapinha e informações sobre a atividade. Segundo os guardinhas, o percurso tem apenas 2,5 km, porém te leva a 700 metros de altitude. E fique atento, pois já rolaram várias assaltos nessa trilha, por ser em mata fechada e próxima a algumas favelas. Não leve nada de muito valor. Eu levei água, gatorade e cereais para manter o pique – e o celular para bater fotos, claro!

7984375947_2bb8af9d06_b
foto: Davi de Castro

Dica 2: antes de atravessar o trilho do trem para continuar a subida até o Cristo (onde tem a plaquinha com uma seta escrito Corcovado), siga para a direita, ao lado do trilho mesmo, por mais cinco minutinhos. Você vai dar de cara com dois guardinhas proibindo a galera de continuar por esse caminho, mas também vai se deparar com uma vista sensacional, de toda a Lagoa Rodrigo de Freitas, Jockey, Orla de Ipanema… Lindo demais! Recupere ali seu fôlego para continuar subindo e tire as melhores fotos do passeio. A segunda parte que vem aí é tranquila, o pior já passou.

Com mais uns 15 minutos chega-se aos pés do Cristo. Ali você tem acesso à lanchonete e à lojinha com souvernirs. Se quiser, também pode comprar o ingresso para visitar o monumento. Custa 27 reais e dá direito a descer de van até as Paineiras. É um percurso de 3 km de descida em terreno acimentado, o que, convenhamos, para quem já se matou pra subir até aqui pelo meio da mata, parece brincadeira de criança, né? Eu já conhecia o Corcovado, então topamos a descida trotando (tome cuidado para não forçar os joelhos, concentre o peso do seu corpo no calcanhar).

Chegando nas Paineiras, as opções para ir embora são: andando (mais 6 km até alguma civilização? Tô fora!), táxi (com preços fixos e sem taxímetro? Tô fora também!), o trem do Corcovado (23 reais por pessoa) ou de van – ambos têm ponto final no Cosme Velho. Optamos pelo último, que cobrava singelos 10 reais por pessoa e teve saída rápida. E que, no embalo das curvas, parecia uma canção de ninar.

Chegou até aqui? As dicas que compartilhei foram úteis para você? Esse conteúdo foi produzido sem patrocínios, com investimento do meu bolso, e trago gratuitamente para ajudar na sua viagem. Se você curtiu o meu trabalho e gostaria de colaborar para que eu possa continuar produzindo artigos completos e úteis como esse, deixo minha chave pix para você ficar à vontade em contribuir voluntariamente com o valor que quiser. Apoie produtores independentes! Obrigada pelo carinho de sempre.

Minha chave pix: contato@fuigosteicontei.com.br


Veja aqui as opções de hotel no Rio de Janeiro. Pesquise por preço, localização, avaliação ou número de estrelas e encontre os melhores preços.

Atenção, leitor: ao fazer sua reserva a partir deste link indicado, o Fui, Gostei, Contei receberá uma pequena comissão sem você pagar nenhuma taxa a mais por isso. O Booking.com é um dos parceiros do
Blog e líder mundial em reservas de acomodações. Obrigada pela preferência! 🙂

Sair da versão mobile