Ao decidir visitar a região de Cusco, criar um roteiro em Cusco de acordo com a quantidade de dias que você ficará na cidade é indispensável para se organizar bem.
Se você ainda não sabia, Cusco é a antiga capital do Império Inca e um lugar de relevância histórica e cultural significativa para o povo peruano.
Além disso, é também um dos destinos mais buscados por viajantes que vão ao Peru, principalmente por sua proximidade com Machu Picchu, Vale Sagrado e outros locais desta região do país.
Assim, se precisa de dicas sobre o que fazer em Cusco, preparei esse artigo com opções de roteiro em Cusco para 3, 5 e 7 dias, incluindo a visita a Machu Picchu e ao Vale Sagrado. Acompanhe!
O que fazer em Cusco?
Cusco é um destino repleto de mistério, atraindo não só os interessados por história e cultura, como também os amantes da natureza e das aventuras.
Desde passeios pelo centro histórico da cidade, até trekkings de mais de 3 dias, é possível explorar Cusco e sua região em diversos estilos.
Quando falamos de atividades para fazer em Cusco, aqui estão algumas das principais presentes em praticamente todos os roteiros de viagem:
- Fazer um city tour pelo centro histórico de Cusco;
- Explorar o Vale Sagrado;
- Visitar Machu Picchu;
- Fazer um trekking para a Montanha de 7 cores;
- Fazer um trekking para a Laguna Humantay;
- Fazer o Caminho Inca.
Conheça mais detalhes sobre cada uma dessas experiências!
Fazer um city tour em Cusco
A cidade de Cusco por si só já é uma experiência que vale a pena viver, há diversas atrações para visitar, que com a ajuda de um guia ou de uma agência, enriquecerá sua experiência.
Então, quando em Cusco, você pode aproveitar para:
- Visitar a Plaza de Armas e a Catedral de Cusco;
- Conhecer o Mercado de San Pedro e o bairro San Blas;
- Explorar o Templo do Sol (Qoricancha) e as ruínas de Sacsayhuaman;
- Visitar o centro comercial Q’enqo;
- Desfrutar do incrível panorama de Puka-Pukará, etc.
Dica: a Fui Gostei Trips tem duas opções de City Tour. No City Tour Caminhada Cultural, é feito um recorrido a pé pelos principais pontos do centro histórico de Cusco acompanhado de guia. Já no City Tour Clássico, é feito um recorrido de carro até as principais ruínas no entorno da cidade de Cusco. Minha opinião? Vale muito a pena fazer os dois!
Veja aqui o catálogo de passeios completos da Fui Gostei Trips e com preços!
Explorar o Vale Sagrado
É difícil falar da região de Cusco sem citar o Vale Sagrado dos Incas. Por isso, esse é um dos lugares que você precisa adicionar ao seu roteiro em Cusco.
O Vale Sagrado é composto por diversos sítios arqueológicos de grande importância, revelando a herança cultural e histórica dos povos incas no período pré-colombiano.
No Vale Sagrado, é possível fazer diversas atividades como:
- Visitar as ruínas de Pisac;
- Conhecer Chinchero, Moray e Ollantaytambo;
- Visitar as Salinas de Maras, etc.
Dica: a Fui Gostei Trips tem três opções de passeio até o Valle Sagrado. Um deles dura apenas meio dia e visita Chinchero, Maras e Moray. Há um outro que dura o dia inteiro e visita, além desses, as ruínas de Ollantaytambo. Já o terceiro foca em outra parte do Vale Sagrado, visitando as ruínas de Pisac e Pikillacta.
No entanto, se você quer conhecer bem o Vale Sagrado e ainda ir a Machu Picchu otimizando seu tempo de viagem e gastando menos, o roteiro ideal é a Experiência de 3 dias da Fui Gostei Trips – onde você dorme em povoados pelo caminho e tem uma vivência muito imersiva.
Veja aqui o catálogo de passeios completos da Fui Gostei Trips e com preços!
Visitar Machu Picchu
Machu Picchu é uma das grandes atrações do Peru e da região de Cusco e com certeza precisa entrar na sua lista de coisas para fazer em Cusco.
O grandioso sítio arqueológico de Machu Picchu é um Patrimônio Mundial da UNESCO e guarda vestígios históricos da civilização Inca naquela região.
Publiquei um artigo aqui no blog compartilhando em detalhes como visitar Machu Picchu, incluindo informações sobre quando ir, preços e tipos de ingressos. Recomendo a leitura para organizar sua visita a Machu Picchu!
Dica: com a Fui Gostei Trips você pode tanto fazer o bate-volta a Machu Picchu (não recomendo, pois é muito cansativo), como dormir uma noite em Aguas Calientes para conhecer com mais calma a região. No entanto, reforço uma vez mais: vale muito a pena viver a Experiência de 3 dias que engloba também o Vale Sagrado!
Fazer um trekking para a Montanha de 7 Cores
A Montanha de 7 Cores é outra atração popular de Cusco que pode ser visitada tranquilamente em um dia. A explosão de cores faz com que esse seja um dos cartões postais dessa região.
Mas já aviso: recomenda-se uma preparação física prévia para o trekking, além de aclimatação correta, já que a trilha é feita em altitude durante cerca de 1h30 de subida até as montanhas coloridas, que ficam a 5.030m acima do nível do mar.
Contudo, o panorama final do alto da montanha é de tirar o fôlego e vale todo o esforço investido. No passeio da Fui Gostei Trips, o café da manhã e o almoço estão incluídos.
Fazer um trekking para a Laguna Humantay
Se você gosta de aventura, outro trekking possível na região de Cusco leva à Laguna Humantay.
Numa subida que leva cerca de 1h30 a 2 horas e com paisagens alucinantes durante o caminho, você vai se deparar com montanhas nevadas, paisagens verdes e claro, a laguna azul turquesa que forma um cenário inesquecível. Aqui você c hega a uma altitude de 4.200m sobre o nível do mar.
Assim como o trekking para a Montanha de 7 Cores, recomenda-se uma preparação prévia por conta da altitude. No passeio da Fui Gostei Trips, o café da manhã e o almoço estão incluídos. Além disso, a equipe oferece atendimento em português e ajuda nos detalhes do seu roteiro para uma aclimatação adequada.
Fazer o Caminho Inca
O Caminho Inca é uma opção de passeio que dura ou 4 dias e 3 noites, ou 2 dias e 1 noite, levando ao sítio arqueológico de Machu Picchu.
Você pode sair diretamente de Cusco caminhando rumo a Machu Picchu, ou fazer o Caminho Inca Curto que dura metade do tempo. Em Março desse ano eu fiz o Caminho Inca de 2 dias e foi absolutamente incrível, pois chegamos a Machu Picchu por trás, tendo uma vista da cidadela inca que apenas quem faz o Caminho Inca consegue acessar.
Se você gosta de trilhas e tem bom condicionamento físico, essa experiência de aventura é totalmente recomendada! Mas um detalhe: ela não pode ser realizada de maneira independente, e precisa estar acompanhado de guia certificado. A Fui Gostei Trips organizou tudo para mim e foi simplesmente impecável.
Nesses percursos, você vai passar por lugares incríveis, remotos e autênticos, com paisagens exuberantes, ruínas, animais da fauna local e muito mais. Com certeza é uma experiência inesquecível. É uma de minhas vivências preferidas na região.
Roteiro em Cusco: 3, 5, ou 7 dias
Agora que você conheceu as principais atrações e atividades para fazer em Cusco, aqui estão algumas sugestões de roteiro em Cusco para 3, 5 ou 7 dias de viagem. Acompanhe!
Roteiro de 3 dias em Cusco
Se você tem apenas 3 dias em Cusco (sem contar com os deslocamentos de ida e volta), precisa priorizar e otimizar seu tempo disponível escolhendo as atividades que mais te interessam nesta região.
Dentro desse período, eu recomendaria as atividades:
- City tour pelo centro histórico de Cusco, que pode ser feito em um passeio de meio dia, com uma caminhada histórica pela cidade;
- Bate-volta para Machu Picchu, em que você vai conseguir visitar o sítio arqueológico e voltar no mesmo dia para Cusco;
- Trekking para a Laguna Humantay ou para a Montanha de 7 Cores. São dois passeios que duram o dia inteiro e podem perfeitamente se encaixar no seu roteiro de 3 dias.
Uma alternativa completa seria fazer Machu Picchu, Vale Sagrado, Pisac e Ruínas de Cusco em um período de três dias. A Fui Gostei Trips, como eu já comentei acima, conta com essa experiência, facilitando bastante a organização da sua viagem.
Roteiro de 5 dias em Cusco
Com um roteiro em Cusco de 5 dias, você conseguirá fazer todas as atividades acima ou combinar outras opções de atividades, como por exemplo:
- Vale Sagrado. Em apenas um dia, você conseguirá visitar as principais cidades desse lindo vale;
- City Tour Clássico. Esse passeio é feito de carro, e vai te fazer economizar muito tempo de deslocamento para ver as principais ruínas no entorno de Cusco.
- Caminho Inca curto. Tem duração de dois dias e uma noite, no qual você vai caminhando de Ollantaytambo até o sítio arqueológico de Machu Picchu passando por lugares incríveis da região de Cusco;
- Trekking Salkantay. Uma opção para quem curte atividades de aventura e uma experiência autêntica. São cinco dias caminhando e passando por alguns dos lugares mais incríveis dessa região, incluindo Laguna Humantay e Machu Picchu. Esse trekking dura 5 dias e 4 noites.
Roteiro de 7 dias em Cusco
Para um período de 7 dias de viagem, você conseguirá fazer tudo com mais calma e tranquilidade. Será possível fazer todos os passeios mencionados e combiná-los da forma que mais te interessa.
Por exemplo, você pode começar pelo city tour no centro histórico de Cusco no primeiro dia, combinar passeios para o Vale Sagrado e Machu Picchu nos próximos dias, e fechar com um trekking para alguma das montanhas de cores.
Assim como, é possível fazer o trekking Salkantay ou o Caminho Inca (normal ou curto) e ficar uma noite em Aguas Calientes (povoado de Machu Picchu).
As opções são muitas e a escolha dependerá daquilo que mais te interessa nesta região, mas com 7 dias disponíveis, fica mais fácil incluir mais atividades no seu roteiro. Recomendo conversar com a equipe da Fui Gostei Trips para desenhar o melhor roteiro para você.
3 dicas extras para sua viagem a Cusco
Para finalizar, gostaria de compartilhar algumas dicas essenciais para seu planejamento de viagem para Cusco. Confira:
- Lembre-se de comprar os ingressos ou reservar os passeios com antecedência. Por exemplo, para Machu Picchu, a demanda é sempre muito grande e se você não reservar antecipadamente pode não encontrar ingressos disponíveis.
- Faça uma boa aclimatação para a altitude. O mal de altitude pode prejudicar sua experiência caso você não se prepare adequadamente. Assim, tire ao menos um dia para se acostumar com a altitude, por exemplo, você pode usar o passeio de city tour em Cusco para isso.
- Leve roupas e acessórios adequados para a temperatura da estação. Por estar em altitude, é muito provável que você pegará temperaturas baixas em boa parte do ano. Por isso, saber como se vestir é indispensável para uma experiência positiva.
Conclusão
Agora você já sabe como programar seu roteiro em Cusco com eficiência e praticidade, e poderá, considerando suas prioridades e interesses, montar um roteiro que te agrade.
Espero que essas dicas tenham te ajudado no seu planejamento, e se você precisa de ajuda para reservar seus passeios e experiências em Cusco, a Fui Gostei Trips está disponível para te apoiar nesse processo.
Estamos comprometidos em contemplar suas necessidades e oferecer todo o suporte necessário para que você tenha uma experiência incrível do início ao fim.
Entre em contato com os consultores especializados para conhecer o catálogo de passeios e receber um atendimento personalizado e muito carinhoso!