Search
Close this search box.

Roteiro Jordânia: guia completo para 2, 5, 7 e 10 dias

mulher sentada na frente de um monumento em Petra, em um roteiro pela Jordânia

Roteiro Jordânia: guia completo para 2, 5, 7 e 10 dias

Precisa de um guia de viagem para montar um roteiro pela Jordânia? Pois saiba que esse país incrível localizado no Oriente Médio, cada vez mais tem atraído turistas do mundo todo que buscam conhecer as maravilhas milenares dessas terras. 

A Jordânia, que compartilha suas fronteiras com países como Israel e Arábia Saudita, é bastante conhecida por destinos como Petra – uma das sete maravilhas do mundo moderno – e o Deserto de Wadi Rum – cenário cinematográfico para grandes filmes da história do cinema.

Mas não só isso, o país conta com outros lugares incríveis que valem a pena incluir em um roteiro pela Jordânia. 

Assim, para conferir dicas completas que vão te ajudar a criar um roteiro personalizado pelo país, acompanhe esse artigo!

Informações gerais e breve história sobre a Jordânia

Mulher em Petra, em um roteiro de viagem pela Jordânia

No entanto, antes de partir para as dicas de lugares e sugestão de roteiro pela Jordânia, acho válido mencionar algumas informações gerais e uma breve história sobre o país. 

A Jordânia é um país rico em história e já foi lar de povos milenares como os nabateus, que habitavam a cidade de Petra.

O país também é conhecido por ser cenário de eventos religiosos importantes, como por exemplo, acredita-se que foi no Monte Nebo que Moisés avistou a Terra Prometida antes de morrer, como conta a história bíblica. 

Ou ainda, que foi no rio Jordão do lado jordaniano, que Jesus Cristo foi batizado (é possível ver o lado jordaniano a partir de Israel e vice-versa).

Além disso, nas terras da Jordânia você encontra lugares imponentes como o deserto de Wadi Rum, onde o famoso filme Lawrence da Arábia foi gravado e onde hoje é possível viver uma experiência imersiva no deserto. 

Em outras palavras, destinos interessantes, lugares espetaculares e muita história para contar é o que não falta nesse país. 

Informações relevantes sobre a Jordânia

Veja algumas informações relevantes sobre o país para a organização da sua viagem pela Jordânia:

  • Moeda: dinar jordaniano (JOD);
  • Nome oficial: Reino Hachemita da Jordânia;
  • Capital: Amã;
  • Clima prevalente: árido;
  • Habitantes: cerca de 10 milhões;
  • Tipo de governo: monarquia constitucional.

É seguro viajar pela Jordânia?

Em comparação com países vizinhos, onde é comum haver conflitos, a Jordânia é considerada segura para viajar. 

O país mantém uma postura amigável diante dos conflitos e, ao longo dos anos, buscou fazer bons acordos com diversos países, para então se tornar mais “aberta” ao turismo e à modernização.

Esses esforços foram primariamente realizados pelo rei Hussein, que hoje é uma figura prestigiada pela população da Jordânia.

Hoje a Jordânia tem uma moeda muito forte e portanto não é o país mais barato dessa região. Quanto ao nível de segurança, a Jordânia é super tranquila quando comparada com outros países do Oriente Médio, como a Síria.

Enquanto mulher, me senti bem mais segura e menos assediada na Jordânia do que no Egito. E, principalmente na capital do país, percebi uma postura muito ativa das mulheres locais, mais do que em outras cidades.

Vistos, fronteiras da Jordânia e Jordan Pass

Mulher na fronteira terrestre entre Israel e Jordânia

Você precisará de um visto para entrar na Jordânia. Para brasileiros, o “single visa entry” custa 40 JOD (cerca de 51 EUR) e pode ser solicitado na entrada do país (Visa on Arrival).

A Jordânia divide os vistos entre países “com restrições” e “sem restrições”. O Brasil está na lista dos “sem restrições” e por esse motivo, o viajante pode solicitar na entrada. 

Em casos de países com restrições, uma solicitação e aprovação prévias devem ser feitas.

Fronteiras da Jordânia

Se você, assim como eu, pensa em cruzar a fronteira da Jordânia a partir de Israel por terra, saiba que existem alguns fatores a considerar.

As fronteiras entre os dois países são três:

  • The Allenby/King Hussein Bridge Crossing Border;
  • Sheikh Hussein Crossing Border; e,
  • Wadi Araba/Aqaba Crossing Border. 

Eu fiz o trajeto pela Wadi Araba/Aqaba Crossing Border, e você pode conferir o relato completo no artigo que fiz informando tudo que consegui coletar sobre as fronteiras entre Israel e Jordânia

Jordan Pass

O Jordan Pass é um fator indispensável para sua viagem pela Jordânia. Esse passe não é obrigatório, porém, é muito recomendado para quem vai passar alguns dias no país.

Em resumo, o Jordan Pass é um passe de turismo que te dá acesso a mais de 40 atrações turísticas da Jordânia, incluindo a cidade de Petra – um dos locais mais buscados no país.

O preço do Jordan Pass não é o mais econômico, mas quando comparado com o preço das atrações separadamente e o valor que você paga pelo visto (que é abatido caso você tenha o Jordan Pass), vale muito a pena!

No artigo sobre as fronteiras entre Israel e Jordânia, contei todos os detalhes sobre o Jordan Pass. Recomendo a leitura para esclarecer qualquer dúvida.

Como se locomover pela Jordânia?

As principais formas de se locomover pela Jordânia são com as minivans ou ônibus. Essas são as maneiras mais econômicas de viajar por lá e foram os meios que utilizamos na nossa viagem.

Além disso, você também pode optar pelo aluguel de um carro ou até mesmo contratar serviços de táxis (uma opção que só acho que vale a pena se houver mais pessoas para dividir os curtos).

Então, em primeiro lugar a forma mais barata seriam as minivans. Em seguida, os ônibus e por último táxis e aluguel de carros.

Qual é a melhor época para conhecer a Jordânia?

A Jordânia tem um clima predominantemente árido com muitas paisagens desérticas. Assim, o verão é o pior momento para conhecer o país devido às temperaturas extremas.

Em contrapartida, as meias-estações entre março, abril e maio, outubro e novembro, que representam a primavera e o outono, são ideais para uma experiência mais agradável.

Já no inverno, época em que estive no país, peguei algumas temperaturas bem baixas, como no deserto Wadi Rum. Então, se você prefere evitar o frio, melhor escolher uma estação mais amena.

Quais cidades incluir em um roteiro para a Jordânia?

Quando se fala da Jordânia, sem dúvidas a cidade de Petra é a mais popular e mais buscada por turistas do mundo inteiro. Entretanto, existem outros destinos incríveis além da Cidade Rosa (como Petra também é conhecida).

Veja algumas cidades que vale a pena incluir em um roteiro para a Jordânia!

Deserto de Wadi Rum

Homem e mulher no deserto Wadi Rum em roteiro pela Jordânia

O deserto de Wadi Rum é uma reserva natural que reúne uma beleza espetacular e uma experiência única de imersão no deserto. 

O local está a cerca de 70 km de Aqaba, possui uma vila onde vivem os povos beduínos locais e conta com paisagens de formações rochosas e areias em tons avermelhados que atraem viajantes que desejam viver a experiência de conhecer e dormir em um deserto.

Em Wadi Rum, você encontra hospedagens com refeições inclusas e boa estrutura, por preços ridiculamente baixos. Isso acontece porque os proprietários dessas acomodações e pessoas locais, lucram em cima dos passeios realizados no deserto.

Existem vários tipos de tours que você pode contratar, como tours de 2 horas, tours de 4 horas e tours de um dia inteiro.

O Jordan Pass inclui a entrada no deserto de Wadi Rum, ou seja você não precisa pagar separadamente para acessar a reserva. Porém, precisa pagar um tour para conhecer as principais atrações da região.

Sobre quanto tempo ficar, é recomendado que você separe uma ou duas noites para conhecer o deserto de Wadi Rum, sendo o mais comum, apenas uma noite.

Lá, você poderá conhecer atrações como:

  • Jabel Khazali;
  • Al Hassany Dunes;
  • Small Bridge;
  • Lawrence’s Spring;
  • Sete Pilares da Sabedoria;
  • Atividades como trilha e escalada.

Leia mais: Deserto Wadi Rum, Jordânia: dicas completas

Petra

Petra, Jordânia

Petra é uma das principais razões que leva alguém a visitar a Jordânia. Por isso, incluí-la no seu roteiro é indispensável.

A Cidade Rosa, como também é conhecida, é considerada um Patrimônio da Humanidade e uma das sete maravilhas do mundo moderno.

Inclusive, por ser uma das atrações mais buscadas da Jordânia, o preço do Jordan Pass é alterado de acordo com a quantidade de entradas que você deseja fazer em Petra.

Petra foi o lar dos povos nabateus – nômades árabes que viviam na região milhares de anos atrás e conta com sítios arqueológicos, monumentos esculpidos nas rochas, formações rochosas imponentes e um cenário desértico de tirar o fôlego.

Petra fica a cerca de 240 km de Amã, a capital da Jordânia, e próxima ao Mar Morto e do deserto de Wadi Araba.

A cidade tem muitas atrações para se conhecer e uma longa distância para percorrer caminhando. 

Como é bastante cansativo, muitas pessoas escolhem dividir o passeio em dois dias, mas também é possível fazer tudo em um dia. 

Quando fomos à Petra, fizemos o roteiro no contrafluxo, o que foi muito vantajoso, tanto para encontrar algumas atrações vazias, quanto para evitar caminhar em subida, que normalmente você precisa fazer se vai no fluxo normal.

Algumas atrações para conhecer em Petra são:

  • Monastério (Al Deir);
  • Teatro Romano;
  • Elevado do Sacrifício;
  • Rua das Colunatas;
  • Tesouro (Treasury ou Al Khazna);
  • Al Siq.

Leia o artigo completo com dicas sobre Petra, para saber como conhecer a cidade no contrafluxo.

Madaba

Madaba fica a apenas 30 km de distância de Amã e é conhecida como a Cidade dos Mosaicos. Uma das principais atrações da cidade é a Igreja Grega Ortodoxa de São Jorge. 

O local é repleto de mosaicos que datam séculos de história, além de contar com um mapa feito de mosaicos, que remontam ao período bizantino. O mapa seria a representação do local onde estaria a Terra Prometida avistada por Moisés.

Outros locais para conhecer em Madaba e nas redondezas seriam:

  • The Burnt Palace: um sítio arqueológico com ruínas e mosaicos antigos descobertos em uma escavação.
  • Igreja de São João Batista: também cheia de mosaicos e com uma parte subterrânea com muitos artefatos interessantes.
  • Monte Nebo: conhecido como o monte onde Moisés avistou a Terra Prometida, que também foi o local onde o profeta faleceu. O Monte Nebo fica a cerca de 10 km de Madaba.

Amã

Amã é a capital da Jordânia e a porta de entrada mais comum para quem vai ao país por vias aéreas. A cidade foi uma verdadeira surpresa para mim, pois é uma mistura equilibrada entre modernidade e atrações históricas milenares.

Existem muitas coisas a se fazer em Amã e nas redondezas, entre elas:

  • Cidadela – uma antiga fortaleza;
  • Teatro Romano;
  • Museu da Jordânia;
  • Mesquitas de Amã;
  • Rainbow Street;

Um bate-volta para Jerash também é uma ótima opção para quem está na capital, já que essa cidade é um sítio arqueológico bastante conservado da época da dominação romana no país e conta com diversas atrações interessantes.

Leia mais: Amã, Jordânia: veja dicas sobre a capital do país.

Mar Morto

O Mar Morto é outro destino muito popular nessa região do Oriente Médio. O lago (sim, o Mar morto é um lago), banha os territórios de Israel, Jordânia e Cisjordânia (Palestina). 

Esse destino é muito buscado para quem vai a Israel e a parte do Mar Morto que fica na Jordânia também tem atraído muitos turistas nos últimos tempos.

O Mar Morto é bastante conhecido por ser o lago com maior concentração de sal do mundo. Por essa razão, o corpo humano tende a boiar com muita facilidade quando entra em contato com as águas do Mar Morto.

Além disso, o lago também tem uma alta concentração de sais minerais, que contam com propriedades curativas.

Atualmente, a região do Mar Morto na Jordânia está ganhando cada vez mais estrutura para alojar viajantes que desejam explorar a região.

Assim, é possível visitar essa zona e aproveitar alguns dias no ponto mais baixo em relação à superfície do planeta.

A região do Mar Morto está relativamente próxima da capital, Amã, sendo possível alugar um carro e se aventurar nessa zona ou comprar tours saindo da capital.

Roteiro Jordânia: 2 dias

Um roteiro de dois dias pela Jordânia é mais adequado caso você esteja em um país vizinho, como Israel e queira conhecer a principal atração da Jordânia – Petra.

Inclusive, existem tours de bate-volta saindo de Jerusalém para Petra, que podem ser feitos em dois dias tranquilamente.

Assim, em um roteiro pela Jordânia por dois dias, eu recomendo a ida a Petra.

Roteiro Jordânia: 5 dias

Se você tem mais tempo no país, considere a sugestão do seguinte roteiro pela Jordânia, organizando seus dias de acordo com seus maiores interesses pelos destinos:

  • 1 ou 2 noites no deserto de Wadi Rum;
  • 1 ou 2 noites em Petra;
  • 1 ou 2 noites em Amã.

Roteiro Jordânia: 7 dias

Já em um roteiro de 7 dias pela Jordânia, recomendo a adição de Madaba ao roteiro. Ficaria então assim:

  • 1 ou 2 noites no deserto de Wadi Rum;
  • 1 ou 2 noites em Petra;
  • 1 ou 2 noites em Amã.
  • 1 ou 2 noites em Madaba.

Sempre considerando que você pode se organizar como faz mais sentido para você.

Roteiro Jordânia: 10 dias 

Com 10 dias disponíveis para conhecer a Jordânia, você consegue ir em todos os destinos mencionados acima e ainda incluir o Mar Morto no seu roteiro. Recomendo o seguinte planejamento:

  • 2 noites no deserto de Wadi Rum;
  • 2 noites em Petra;
  • 2 noites em Amã.
  • 2 noites em Madaba.
  • 2 noites na região do Mar Morto.

Vale a pena conhecer a Jordânia?

A Jordânia é um país surpreendente e muito interessante. Eu tive uma experiência maravilhosa pelo país e super recomendo a ida. 

O povo é acolhedor, as comidas são gostosas, é um país tranquilo e seguro e os destinos são realmente de tirar o fôlego.

Espero que com esse guia você consiga criar um roteiro pela Jordânia que seja completo e atenda suas expectativas de viagem.

Se curtiu o conteúdo ou tem alguma dúvida, deixe um comentário aqui embaixo que terei o maior prazer em te ajudar! E continue acompanhando os novos conteúdos do blog!

Índice

Leia os artigos + recentes

Garanta 10% off com a FGTrips!

Conhece meu Guia do Deserto do Atacama?

Me segue no Instagram:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *