Todo mundo me pergunta se dá pra conhecer o Salar de Uyuni sem perrengue. Mas você sabia que dá pra fazer seu passeio por essa parte da Bolívia com diferentes tipos de luxo e conforto? Ontem eu subi um vídeo no Instagram de quando me hospedei nos hotéis VIPs que há nessa rota e me dei conta que muita gente nem sabia da existência desse tipo de hospedagem por lá!

Por isso selecionei todas as fotos que tenho aqui, não apenas dos hotéis de luxo do Uyuni, mas de todos os diferentes tipos de hospedagem que já conheci nesse passeio, assim como também das refeições oferecidas. Isso vai te ajudar a entender como são as diferentes opções de passeio para essa parte Sul da Bolívia. Eu fiz esse tour cinco vezes até hoje e conheci pessoalmente tudo que estou mostrando aqui.

Para maiores informações e preços, indico enviar um e-mail para a Fui Gostei Trips no contato@fuigosteitrips.com.br ou dar um alô pra eles no Instagram ou Facebook. Foi a agência que organizou quatro das minhas últimas cinco visitas ao Salar de Uyuni sem perrengue nenhum e que sempre recomendo de olhos fechados! Não esqueça o cupom de desconto FUIGOSTEICONTEI5

É importante deixar claro que há diferentes categorias de quartos e de alojamentos nesse passeio, então não necessariamente a sua hospedagem vai ser exatamente igual a que eu fiquei, ok? Também gosto sempre de lembrar que esse passeio passa por áreas desérticas da Bolívia, portanto as hospedagens ficam em pequenos povoados e algumas vezes até mesmo no meio do nada. E, como eu sempre digo, o principal desse passeio são as paisagens únicas e o contato com uma natureza intocada. E o melhor: isso não muda nadinha de uma categoria de passeio para a outra!

Como é o tour ao Salar de Uyuni

Num breve resumo, o passeio completo ao Salar de Uyuni dura de três a quatro dias, dependendo da sua rota. Você pode iniciar o tour tanto saindo de San Pedro de Atacama, no Chile, como da cidade de Uyuni, na Bolívia.

O passeio inclui chofer em carro 4×4, alimentação (café da manhã, almoço e jantar, podendo solicitar opção vegetariana, como eu sempre faço) e hospedagem (clássico, semi VIP ou VIP). Os grupos são de até seis pessoas por carro.

Ah! E uma das noites sempre é em hospedagem de SAL! Sim, feita de sal. É um dos pontos altos desse passeio, e disponível em todas as categorias abaixo, só variando o estilo.

Quando visitar o Salar de Uyuni, na estação seca ou na época de chuvas? Veja aqui!

Salar de Uyuni sem perrengue

Diferentes categorias do tour ao Salar de Uyuni

Salar de Uyuni Clássico

Esse é o passeio mais popular para conhecer o maior deserto de sal do mundo, e também o mais barato. E é nessa modalidade que as pessoas se preocupam mais em conhecer o Salar de Uyuni sem perrengue.

O carro, os quartos e os banheiros da hospedagem são compartilhados. Mas com a FGTrips você pode pagar um suplemento extra para ter quarto privado todas as noites. A própria agência se encarrega de formar o grupo de até seis pessoas para o passeio. Portanto não tem problema se você está viajando sozinho ou em um grupo pequeno.

As hospedagens são básicas e bastante simples e no geral não têm nem nome. São administradas por famílias locais que se encarregam de manter o ambiente limpo, agradável e sempre organizado para os grupos que chegam diariamente. Não tem aquecedor, mas oferece muitos cobertores e o chuveiro é com água quente (cobrado à parte e o tempo de banho pode ser limitado, pois, como eu disse, estamos no meio do deserto e hospedagens mais simples têm menor reservatório de água potável).

No Inverno recomendo levar saco de dormir para se proteger melhor do frio ao dormir, porque em algumas regiões a temperatura pode ser abaixo de zero. Consulte se a FGTrips poderia te emprestar um, caso não tenha.

Fotos de hospedagens do Salar de Uyuni Clássico

Fotos das refeições servidas no passeio Salar de Uyuni Clássico

Salar de Uyuni sem perrengue: Veja aqui a lista completa do que levar na mala

Salar de Uyuni Semi VIP

Os principais diferenciais do Semi VIP são o fato do passeio ser feito em carro privado (apenas para o seu grupo) e as hospedagens serem no estilo pousada, com quarto e banheiro privados. Não tem calefação, mas também conta com água quente e roupa de cama quentinha.

É um bom custo x benefício para quem quer viajar com mais espaço no carro e dormir com um pouco mais de conforto. Algumas opções de hospedagem no Semi VIP são o Condor Wasi, Piedritas ou Tambo Loma, mas nenhum tem site.

Fotos das hospedagens do Salar de Uyuni Semi VIP

Fotos das refeições servidas no Salar de Uyuni Semi VIP

Salar de Uyuni VIP

Além de também ser realizado em carro privado para o seu grupo, a hospedagem do VIP é nos melhores hotéis da região. Nenhum deles é um 5 estrelas, mas saiba que você pode encontrar muito conforto e luxo – com direito até mesmo a spa!

As opções variam entre os hotéis da rede Tayka (que administra o Tayka del Desierto, entre outros), rede Hidalgo (que administra, por exemplo, o Palácio de Sal e o Mallku Cueva), rede Samaña (que administra o Cristal Samaña), Luna Salada, entre outros similares. Todos têm calefação.

Quando você compra o tour completo do Salar de Uyuni, não é você que escolhe em qual hotel quer dormir em determinada noite. Isso porque existem rotas pré definidas que o chofer deve fazer para que seja possível visitar todos os pontos turísticos previstos para os três ou quatro dias de passeio. E essa logística é MUITO mais complicada do que você pode imaginar (vai por mim, eu fiz esse role várias vezes). Deixe com a agência. É ela a especialista e quem conhece em detalhes o roteiro e os hotéis.

Fotos dos hotéis do Salar de Uyuni VIP

Foto das refeições servidas nos hotéis do Salar de Uyuni VIP

Alguma dúvida pra planejar o Salar de Uyuni sem perrengue?

Tentei trazer tudo bem detalhado e ilustrativo pra todo mundo entender melhor as opções de passeios para curtir o Salar de Uyuni sem perrengue. Mas se ainda ficou alguma dúvida, manda aqui embaixo e terei o maior prazer em ajudar. Ou então escreve logo pra Fui Gostei Trips e já solicita um orçamento 🙂

Pra terminar, você não pode perder o Guia Definitivo para fotos criativas no Salar de Uyuni

1 Comentário

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui