As paisagens do Salar de Uyuni, a maior planície salgada do mundo, são o suficiente para conquistar qualquer viajante apaixonado por belezas naturais. Mas são as fotos divertidas que o pessoal tira nesse deserto de sal que realmente chamam a atenção e fazem deste um dos destinos mais famosos da América do Sul.

A imensidão branca a perder de vista do Salar de Uyuni é o cenário ideal para fotografar, ainda mais quando aliada a certa ilusão de ótica que dá um toque de surrealismo às imagens. Muitas pessoas acham que é só chegar lá e apertar o botão da máquina, mas a fotografia perfeita exige atenção a detalhes técnicos e muitas tentativas para alcançar o resultado ideal. Confira o nosso guia completo para conseguir as melhores fotos no Salar de Uyuni.

Vai viajar para o deserto? Nós da Fui Gostei Trips temos atendimento em português e os melhores passeios para você! Nos escreva no contato@fuigosteitrips.com.br <3

Fotos criativas no Salar de Uyuni: o que causa essa ilusão de ótica?

A ilusão de ótica presente nas fotos tem um nome: perspectiva forçada. O ângulo e a distância certa possibilitam mudar a nossa percepção de profundidade e de tamanho dos objetos, deixando-os muito maiores ou menores do que eles são na vida real. O terreno plano, extenso e uniforme intensifica essa ilusão.

Para conseguir esse efeito, é necessário posicionar o objeto que se deseja grande no primeiro plano, próximo à câmera, e o que se quer pequeno, atrás, afastado em segundo plano. A distância relativa entre eles é o que vai criar a ilusão de ótica.

Melhor época para tirar fotos criativas no Salar de Uyuni

Existem apenas duas estações no Salar de Uyuni — a seca e a chuvosa, cada qual relacionada a uma paisagem diferente. Ao longo de quase todo o ano, entre os meses de abril e novembro, temos a melhor época para fotografias de perspectiva forçada: a estação seca, responsável por aquela planície branca interminável.

Não que a estação chuvosa não renda fotos fantásticas, muito pelo contrário! Há quem se organize para fazer a viagem justamente nos meses de dezembro a março: as chuvas produzem uma fina camada de água sobre a superfície, transformando o salar em um gigantesco espelho, que reflete o céu, as nuvens e até mesmo as estrelas à noite.

Aproveite para ler aqui sobre a melhor época para visitar o Salar de Uyuni!

Dicas técnicas para tirar fotos criativas no Salar de Uyuni

Criatividade é fundamental para produzir uma imagem interessante, mas o diferencial de uma foto boa para uma excelente é acertar a configuração técnica da câmera para captar detalhes que fazem a diferença.

Siga essas dicas e sua foto vai parecer saída diretamente do Photoshop!

Obturador fechado

Para esse tipo de imagem é necessário uma boa profundidade de campo. Se a sua máquina for manual, você deve ajustá-la para deixar o seu obturador o mais fechado possível. Essa configuração é representada na câmera pela letra F, seguida de um número. Quanto maior for esse número, melhor. Por exemplo, o diafragma configurado em f/22 está quase fechado, enquanto o f/1.2 está quase inteiramente aberto.

Agora, se você tem uma daquelas câmeras compactas, tipo cybershot, e não tem a possibilidade de configurar a abertura do diafragma, tente evitar o modo automático. Priorize a função paisagem, geralmente representada pelo símbolo de uma montanha. Se a câmera do celular for a escolhida para captar a cena, evite utilizar o modo retrato, que cria um desfoque no fundo.

Ajuste o foco

Outro fator determinante é a distância focal, que está diretamente relacionada à profundidade de campo. Se você configurou sua câmera direitinho como explicado no tópico acima, já é meio caminho andado. Agora você só tem que garantir que ambos os objetos do primeiro e do segundo plano estejam em foco — isso vai dar um efeito muito mais realista.

Você pode fazer isso usando o foco automático da lente, observando o resultado na sua tela, ou ajustar manualmente, conferindo a imagem em tempo real pelo visor. Uma dica que pode ajudar é não deixar a câmera tão próxima do primeiro objeto, posicionando-a mais distante e utilizando o zoom para fazer a composição.

Tripé

Apesar de não ser obrigatório, o tripé vai trazer estabilidade e, em consequência, melhor definição para a sua fotografia. Além disso, você pode utilizá-lo para fazer o enquadramento ideal e só se preocupar com a distância certa entre os objetos. Melhor ainda se você tiver um disparador automático ou puder fazer isso a partir de um aplicativo no seu celular: não vai ser necessário ir, voltar e refazer o processo inúmeras vezes, basta acertar a posição uma vez e depois variar as poses.

Se a ideia for fazer fotos pulando, o melhor é posicionar a máquina o mais próximo possível do chão — isso vai dar a impressão de pulando mais alto. Porém, sal pode ser mortal para uma câmera fotográfica. Esse é mais um caso em que o mais simples dos tripés se provaria útil.

Capriche nas poses

A essa altura você já deve ter se dado conta do quão importante é acertar na pose, né? Mesmo que você só tenha pessoas para compor a foto, dá para conseguir resultados excelentes!

Algumas ideias:

  • Pular
  • Esmagar o amigo pequeno com o pé
  • Puxar o amigo formiguinha pelo braço
  • Soprar os amigos para longe
  • Levar o amigo em miniatura pela mão
  • Pendurar um amigo na trança do cabelo ou no cadarço do tênis
  • Equilibrar alguém na ponta do nariz
  • Fazer sombras de diferentes animais

Brinque com objetos inusitados

O mais legal é simular interações entre os diferentes elementos da composição, utilizando objetos para criar cenas aparentemente impossíveis.

Dá pra utilizar objetos que, certamente, você, alguém do seu grupo ou o guia do seu tour têm:

  • Panelas
  • Talheres
  • Pratos
  • Bonés ou chapéus
  • Sapatos
  • Livros e guias de viagem
  • Garrafas e taças de vinho
  • Caixinhas de suco, latas de refrigerante ou embalagens de lanche

As possibilidades são infinitas: você pode cozinhar a galera dentro de uma panela, afogar uma pessoa dentro de uma taça de vinho, beber ou comer lanches gigantes, colocar aquela pessoa especial dentro da mochila para levar em todas as futuras viagens… A sua criatividade é quem manda!

Converse com os amigos de grupo

Acredite, o seu guia é provavelmente o fotógrafo mais experiente nessas bandas. Ele sem dúvida já fez fotos brincando com a perspectiva no salar centenas de vezes e certamente já tem todos os truques na manga. Aproveite e peça dicas!

E  tem também os seus amigos do grupo – no geral o carro é compartilhado para até 6 pessoas. Explique como você gostaria sua foto, se possível apresentando referências visuais. Se não saiu como você esperava, não tenha vergonha de pedir por uma nova tentativa.

No final, o enquadramento da cena e as instruções para posicionar a pessoa fotografada são competências do fotógrafo. Seja o seu guia ou o seu companheiro de viagem, uma boa comunicação é essencial.

Para ver mais fotos de viagem do Salar de Uyuni, fica de olho no @fuigosteicontei e @fuigosteitrips 😉

Referências de imagens para fotos criativas no Salar de Uyuni:

  • Céu refletido
View this post on Instagram

Acordando no céu… 💙 Querem mais dicas sobre a experiência para o Salar de Uyuni? Bora lá.. – o período de chuvas normalmente vai de Janeiro a Março, então é a época mais provável de ver o Salar de Uyuni espelhado igual na foto – nessa época do ano, faz calor no Salar, mas não deixe de trazer casacões para os lugares de altitude por onde o tour passa – no momento, os passeios no Deserto do Atacama estão cancelados, mas o tour para o Salar de Uyuni está saindo todos os dias – esse tour dura no mínimo 3 dias, e pode sair tanto de San Pedro de Atacama como da cidade de Uyuni, na Bolívia – temos 3 opções de tour para o Salar de Uyuni: Clássico (hostel com quarto e banheiro compartilhados e carro 4×4 compartilhado para até 6 pessoas), SemiVIP (hostel com quarto e banheiro privados e carro 4×4 privado apenas para o seu grupo) e o VIP (quarto e banheiro privados nos melhores hotéis da região e carro 4×4 privado para apenas o seu grupo) – se você está com tempo muito corrido, uma opção é reservar o Privado Express, que visita exatamente os mesmos lugares, porém em um tempo mais curto, e ainda assim sem ser correria (temos o Express VIP e SemiVIP) . Gostaram? Ainda ficou alguma dúvida? Escreve aqui nos comentários ou chama no WhatsApp que a gente te envia as informações completinhas das nossas Experiências: +5522988467679 . Foto do Richard @vidademochila que tirou ESSA SEMANA no Salar espelhadão assim! 😍 . #salardeuyuni #uyuni #uyunisalar #saltflats #bolivia #sky #desertodoatacama #atacama #atacamadesert #fuigosteitrips

A post shared by Fui Gostei Trips (@fuigosteitrips) on

  • Esmagando
  • Andando sobre a garrafa
  • Dinossauro
  • Dentro da mochila
  • Mortal Kombat
  • Salar seco
View this post on Instagram

S A L A R D E U Y U N I e algumas dicas! ‼️ Já salva nos favoritos e marca os amigos. ⠀ Os passeios pelo Uyuni seguem mais ou menos um padrão e existem dezenas de empresas que fecham esses passeios! Em 2016 pagamos 800,00 bolivianos por pessoa (o preço pode variar) e vão até 6 pessoas num carro 4×4. Nosso passeio durou 3 dias e já tinha incluso o transfer até o Atacama! ⠀ ⠀ Existe a possibilidade de fazer só 2 dias de passeio e também existe a possibilidade de voltar pro Uyuni em vez de seguir pro Atacama (tudo isso é definido na hora que você fecha o passeio na agência)! ⠀ ⠀ COMO FOI O NOSSO PASSEIO DO UYUNI? 🤔 📍DIA 1: Cemitério de trens, Colchani, Monumento do Dakar Bolívia / Monumento Las Bandera, Salar de Uyuni (fotos em perspectivas), Isla Incahuasi (Isla del Pescado – Bs. 30,00), Pôr do sol. ⠀ ⠀ 📍DIA 2: Mirante para observar o Volcán Ollague, Lagunas Altiplânicas, Laguna Cañapa, Laguna Hedionda (pausa pro almoço), Laguna Honda/Romadita, Deserto de Siloli (árbol de Piedra), Reserva Nacional Eduardo Avaroa (Bs.150,00) onde tem a Laguna Colorada. ⠀ 📍DIA 3: Geisers Sol da Mañana (frio -10ºC), Águas Termales, Deserto Salvador Dalí, Laguna Blanca, Laguna Verde, Vulcão Lincancabur e segue pro Atacama (chegada no Atacama às 13:00). ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⚠️ Uma super amiga abriu uma agência de passeios pelo Salar de Uyuni, Atacama e Santiago. A @fuigosteitrips identifica o seu perfil e procura criar um roteiro personalizado a partir dos seus gostos e personalidade (o atendimento é em português). ⠀ ⠀ ⠀ Recomendo demais o serviço deles, principalmente pras pessoas que estão viajando sozinhas pela primeira vez e ainda estão um pouco inseguras! Use o cupom VIDAMOCHILEIRA10 e ganhe 10% de desconto. Só mandar inbox pra eles! ⠀ 🔉 Deixa um ❤️ nos comentários se você quer conhecer o Salar de Uyuni também! ⠀ 🖥 vidamochileira.com.br⠀⠀⠀ ⠀ #vidamochileira #salardeuyuni #uyuni #southamerica

A post shared by Mary Teles • Viagem • Mochilão (@vidamochileira) on

  • Sal em mãos

E aí, curtiram as dicas? Já salva esse port nos seus favoritos!

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui