Search
Close this search box.

O guia definitivo para tirar fotos criativas no Salar de Uyuni

fotos criativas no Salar de Uyuni

O guia definitivo para tirar fotos criativas no Salar de Uyuni

As paisagens do Salar de Uyuni, a maior planície salgada do mundo, são o suficiente para conquistar qualquer viajante apaixonado por belezas naturais. Mas são as fotos divertidas que o pessoal tira nesse deserto de sal que realmente chamam a atenção e fazem deste um dos destinos mais famosos da América do Sul.

A imensidão branca a perder de vista do Salar de Uyuni é o cenário ideal para fotografar, ainda mais quando aliada a certa ilusão de ótica que dá um toque de surrealismo às imagens. Muitas pessoas acham que é só chegar lá e apertar o botão da máquina, mas a fotografia perfeita exige atenção a detalhes técnicos e muitas tentativas para alcançar o resultado ideal. Confira o nosso guia completo para conseguir as melhores fotos no Salar de Uyuni.

Quer ajuda com seu tour pro Salar de Uyuni? Solicite seu orçamento clicando aqui! Atendimento personalizado em português por WhatsApp ou e-mail e uma equipe especializada nos passeios do Atacama, do Salar de Uyuni e de Santiago!

Fotos criativas no Salar de Uyuni: o que causa essa ilusão de ótica?

A ilusão de ótica presente nas fotos tem um nome: perspectiva forçada. O ângulo e a distância certa possibilitam mudar a nossa percepção de profundidade e de tamanho dos objetos, deixando-os muito maiores ou menores do que eles são na vida real. O terreno plano, extenso e uniforme intensifica essa ilusão.

Para conseguir esse efeito, é necessário posicionar o objeto que se deseja grande no primeiro plano, próximo à câmera, e o que se quer pequeno, atrás, afastado em segundo plano. A distância relativa entre eles é o que vai criar a ilusão de ótica.

Melhor época para tirar fotos criativas no Salar de Uyuni

Existem apenas duas estações no Salar de Uyuni — a seca e a chuvosa, cada qual relacionada a uma paisagem diferente. Ao longo de quase todo o ano, entre os meses de abril e novembro, temos a melhor época para fotografias de perspectiva forçada: a estação seca, responsável por aquela planície branca interminável.

Não que a estação chuvosa não renda fotos fantásticas, muito pelo contrário! Há quem se organize para fazer a viagem justamente nos meses de dezembro a março: as chuvas produzem uma fina camada de água sobre a superfície, transformando o salar em um gigantesco espelho, que reflete o céu, as nuvens e até mesmo as estrelas à noite.

Aproveite para ler aqui sobre a melhor época para visitar o Salar de Uyuni!

Dicas técnicas para tirar fotos criativas no Salar de Uyuni

Criatividade é fundamental para produzir uma imagem interessante, mas o diferencial de uma foto boa para uma excelente é acertar a configuração técnica da câmera para captar detalhes que fazem a diferença.

Siga essas dicas e sua foto vai parecer saída diretamente do Photoshop!

Obturador fechado

Para esse tipo de imagem é necessário uma boa profundidade de campo. Se a sua máquina for manual, você deve ajustá-la para deixar o seu obturador o mais fechado possível. Essa configuração é representada na câmera pela letra F, seguida de um número. Quanto maior for esse número, melhor. Por exemplo, o diafragma configurado em f/22 está quase fechado, enquanto o f/1.2 está quase inteiramente aberto.

Agora, se você tem uma daquelas câmeras compactas, tipo cybershot, e não tem a possibilidade de configurar a abertura do diafragma, tente evitar o modo automático. Priorize a função paisagem, geralmente representada pelo símbolo de uma montanha. Se a câmera do celular for a escolhida para captar a cena, evite utilizar o modo retrato, que cria um desfoque no fundo.

Entenda as diferenças entre as categorias de hospedagem no Salar de Uyuni COM FOTOS

Ajuste o foco

Outro fator determinante é a distância focal, que está diretamente relacionada à profundidade de campo. Se você configurou sua câmera direitinho como explicado no tópico acima, já é meio caminho andado. Agora você só tem que garantir que ambos os objetos do primeiro e do segundo plano estejam em foco — isso vai dar um efeito muito mais realista.

Você pode fazer isso usando o foco automático da lente, observando o resultado na sua tela, ou ajustar manualmente, conferindo a imagem em tempo real pelo visor. Uma dica que pode ajudar é não deixar a câmera tão próxima do primeiro objeto, posicionando-a mais distante e utilizando o zoom para fazer a composição.

Tripé

Apesar de não ser obrigatório, o tripé vai trazer estabilidade e, em consequência, melhor definição para a sua fotografia. Além disso, você pode utilizá-lo para fazer o enquadramento ideal e só se preocupar com a distância certa entre os objetos. Melhor ainda se você tiver um disparador automático ou puder fazer isso a partir de um aplicativo no seu celular: não vai ser necessário ir, voltar e refazer o processo inúmeras vezes, basta acertar a posição uma vez e depois variar as poses.

Se a ideia for fazer fotos pulando, o melhor é posicionar a máquina o mais próximo possível do chão — isso vai dar a impressão de pulando mais alto. Porém, sal pode ser mortal para uma câmera fotográfica. Esse é mais um caso em que o mais simples dos tripés se provaria útil.

Capriche nas poses

A essa altura você já deve ter se dado conta do quão importante é acertar na pose, né? Mesmo que você só tenha pessoas para compor a foto, dá para conseguir resultados excelentes!

Algumas ideias:

  • Pular
  • Esmagar o amigo pequeno com o pé
  • Puxar o amigo formiguinha pelo braço
  • Soprar os amigos para longe
  • Levar o amigo em miniatura pela mão
  • Pendurar um amigo na trança do cabelo ou no cadarço do tênis
  • Equilibrar alguém na ponta do nariz
  • Fazer sombras de diferentes animais

Brinque com objetos inusitados

O mais legal é simular interações entre os diferentes elementos da composição, utilizando objetos para criar cenas aparentemente impossíveis.

Dá pra utilizar objetos que, certamente, você, alguém do seu grupo ou o guia do seu tour têm:

  • Panelas
  • Talheres
  • Pratos
  • Bonés ou chapéus
  • Sapatos
  • Livros e guias de viagem
  • Garrafas e taças de vinho
  • Caixinhas de suco, latas de refrigerante ou embalagens de lanche

As possibilidades são infinitas: você pode cozinhar a galera dentro de uma panela, afogar uma pessoa dentro de uma taça de vinho, beber ou comer lanches gigantes, colocar aquela pessoa especial dentro da mochila para levar em todas as futuras viagens… A sua criatividade é quem manda!

Converse com os amigos de grupo

Acredite, o seu guia é provavelmente o fotógrafo mais experiente nessas bandas. Ele sem dúvida já fez fotos brincando com a perspectiva no salar centenas de vezes e certamente já tem todos os truques na manga. Aproveite e peça dicas!

E  tem também os seus amigos do grupo – no geral o carro é compartilhado para até 6 pessoas. Explique como você gostaria sua foto, se possível apresentando referências visuais. Se não saiu como você esperava, não tenha vergonha de pedir por uma nova tentativa.

No final, o enquadramento da cena e as instruções para posicionar a pessoa fotografada são competências do fotógrafo. Seja o seu guia ou o seu companheiro de viagem, uma boa comunicação é essencial.

Para ver mais fotos de viagem do Salar de Uyuni, fica de olho no @fuigosteicontei😉

Referências de imagens para fotos criativas no Salar de Uyuni:

  • Céu refletido
https://www.instagram.com/p/Be5eG7YAIOt/
  • Esmagando
https://www.instagram.com/p/BmqdppVnXZ5/
  • Andando sobre a garrafa
https://www.instagram.com/p/BeJVxAzA7dp/
  • Dinossauro
https://www.instagram.com/p/BpF-6l-nokV/
  • Dentro da mochila
https://www.instagram.com/p/Bokea-nAg6K/
  • Mortal Kombat
https://www.instagram.com/p/BoPGaKHnFGF/
  • Salar seco
https://www.instagram.com/p/BqJ9XAzhuo3/
  • Sal em mãos
https://www.instagram.com/p/BpnLxVLBPu1/

Chegou até aqui? As dicas que compartilhei foram úteis para você? Esse conteúdo foi produzido sem patrocínios, com investimento do meu bolso, e trago gratuitamente para ajudar na sua viagem. Se você curtiu o meu trabalho e gostaria de colaborar para que eu possa continuar produzindo artigos completos e úteis como esse, deixo minha chave pix para você ficar à vontade em contribuir voluntariamente com o valor que quiser. Apoie produtores independentes! Obrigada pelo carinho de sempre.

Minha chave pix: contato@fuigosteicontei.com.br

E aí, curtiram as dicas? Já salva esse port nos seus favoritos!

Índice

Leia os artigos + recentes

Garanta 10% off com a FGTrips!

Conhece meu Guia do Deserto do Atacama?

Me segue no Instagram:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *