Depois de um dia aproveitando os melhores passeios da capital chilena, é hora de descobrir como é a vida noturna em Santiago e o que ela tem a oferecer.
Embora não tenha a fama de uma cidade que nunca dorme, como Buenos Aires ou São Paulo, e mesmo que alguns a considerem até um pouco careta, a capital chilena proporciona muitas alternativas para curtir a vida noturna.
Vale comentar que beber em Santiago não é exatamente barato, mas tampouco é muito mais caro que em capitais brasileiras.
Outra coisa que encarece a conta é a obrigatoriedade de pedir, em quase todos os bares, uma porção de comida para acompanhar os tragos.
Isso acontece porque as licenças comerciais no Chile são muito rígidas e a maioria dos estabelecimentos não têm autorização para vender exclusivamente bebidas alcóolicas.
Agora, se você não quiser economizar nos atrativos noturnos, pode aproveitar as experiências gratuitas que Santiago oferece e seguir o nosso guia de bares, baladas e festas sem culpa.
Acompanhe a leitura para conhecer mais sobre a vida noturna e o que fazer em Santiago a noite.
O que fazer a noite em Santiago do Chile?
As opções do que fazer em Santiago à noite variam desde ir a restaurantes e bares ou esticar a noite e ir a rooftops e baladas.
A seguir, confira algumas opções de vida noturna em Santiago!
Restaurantes em Santiago do Chile
Para muitos viajantes, a noite em Santiago começa com o jantar em algum restaurante.
A gente já recomendou alguns dos melhores restaurantes de Santiago de bairro a bairro – vários deles, inclusive, também têm ótimos bares.
O Bocanáriz e o Sarita Colonia, por exemplo, são ideais para dar a largada. Mas lembre-se que, se a ideia é visitar vários bares, é bom pegar leve na comida: pode ser necessário pedir um petisco para conseguir uma mesa.
Bares em Santiago do Chile
Em relação aos bares, as opções são muitas, espalhando-se por diversos bairros populares da cidade, como Lastarria (bairro boêmio), Providência e Bellavista, entre outros.
Vale a pena andar por esses bairros e decidir pelo bar que tem a vibe mais parecida com a sua. Mas para facilitar a busca, aqui vão algumas opções populares:
- Chipe Libre;
- The Clinic;
- La Piojera;
- S33W70 (The Hip);
Chipe Libre
A origem do pisco, uma aguardente de uva, é uma disputa antiga entre Chile e Peru. O Chipe Libre resolveu acabar de vez com a disputa fundando a “República Independiente del Pisco”, um território neutro para experimentar suas melhores variedades, independente do país produtor.
Você pode pedir uma degustação de piscos ou drinques preparados a partir da bebida (o Pisco is in the Air, com limão, suco de framboesa, mamão, manjericão e mel é uma delícia!).
- Localização: José Victorino Lastarria 282.
The Clinic
Bar da tradicional revista homônima, com seu viés satírico de esquerda, The Clinic tem um ambiente descontraído, com decoração repleta de referências políticas e boa música.
O cardápio tem vários trocadilhos que revelam um pouquinho da cultura chilena. A comida não é o forte do estabelecimento, melhor pedir algo só pra beliscar.
O bar de Bellas Artes, na rua Monjitas, infelizmente fechou, mas resta a filial do bairro Brasil.
- Localização: Av. Brasil 256.
La Piojera
Poucos lugares são tão emblemáticos para a noite em Santiago como esse bar, situado próximo ao Mercado Central.
Diz a lenda que o nome pegou depois que o presidente Arturo Alessandri visitou o local, em 1922, e soltou: “Y a ésta piojera que me han traído?”, que poderia ser traduzido como “é a esta ‘espelunca’ que me trouxeram?”.
De fato, o ambiente é bastante simples, mas a atmosfera é animada e os preços convidativos.
Você vai encontrar desde os tiozões bêbados até estudantes, artistas e turistas. A pedida é o clássico Terremoto, preparado com um vinho doce, sorvete de abacaxi e granadina.
- Localização: Aillavilú 1030.
S33W70 (The Hip)
As coordenadas geográficas apontam para um dos bares mais descolados de Santiago, dentro do hotel boutique “The Hip”, situado no Patio Bellavista.
O espaço é muito bem decorado e o menu traz pratos e drinques sofisticados. De vez em quando organizam festas com DJ, geralmente sábado e domingo.
- Localização: Pío Nono 71-73, Bellavista, Constitución, Dardignac.
Rooftops em Santiago do Chile
Já há alguns anos, a moda dos bares no topo dos edifícios de Santiago veio para ficar.
Afinal, com vistas espetaculares para a Cordilheira dos Andes e para o skyline de Santiago, não é surpresa que os rooftops façam sucesso.
Muitos deles estão situados nas coberturas ou nos terraços de alguns dos melhores hotéis da cidade, e costumam ter um ambiente mais elegante (e preços mais elevados).
Algumas opções populares são:
- The Singular Rooftop Bar;
- Azotea Matilde;
- Sommelier Sky Restaurant Terrazza.
The Singular Rooftop Bar
Esse é um dos terraços mais requintados da cidade, com coquetéis de autor e comidinhas pra lá de caprichadas – vale experimentar os ostiones (um tipo de molusco) com avocado e jalapeño.
O drinque Hilito, com pisco, suco de uva moscatel e manjericão, faz sucesso. O espaço é um tanto limitado, mas dificilmente o lugar está cheio.
- Localização: Merced 294.
Azotea Matilde
No coração de Bellavista, esse terraço está a poucos passos do Cerro San Cristóbal e da casa de Pablo Neruda – inclusive, o nome do estabelecimento é uma homenagem à última amante do poeta.
A vista é incrível e o ambiente muito aconchegante, perfeito para ver o pôr do sol, comer algo (a entradinha de camembert no forno, com uvas, frutos secos e mel, é muito gostosa) e seguir para um dos muitos bares da região.
- Localização: Antonia López de Bello 118.
Sommelier Sky Restaurant Terrazza
Esse rooftop fica dentro do hotel Sommelier Boutique, localizado no centro de Santiago. Oferecem opções de comida e bebida e um ambiente agradável e descontraído com música.
Além disso, é uma ótima opção para ver o pôr-do-sol e curtir o panorama da cidade e da Cordilheira ao fundo. Diversas avaliações online elogiam o excelente atendimento do local.
- Localização: Merced 433.
Casas noturnas e baladas em Santiago
A verdade é que Santiago pode deixar a desejar no quesito casas noturnas. As opções são um tanto limitadas e, mesmo entre as existentes, nenhuma casa em particular se destaca.
A maioria cobra uma entrada, que pode variar de 5.000 a 10.000CLP, às vezes podendo converter para consumação.
Ah, e não espere ver o sol raiar, já que a maioria dos estabelecimentos fecha por volta das 4h ou 5h da manhã.
O Club La Feria (Constitución 275), em Bellavista, é um dos lugares mais bacanas, voltado principalmente para festas de música eletrônica; os preços das bebidas são mais elevados que a média.
Na mesma região, o Club Chocolate (Ernesto Pinto Lagarrigue 192) tem shows ao vivo de diferentes estilos musicais e, depois do espetáculo, começa a festa.
Outra opção, ainda em Bellavista é o Bunker (Bombero Nuez 159), uma boate LGBTQIA+ super animada, com apresentações de dança e performance de drag queens.
Festas em Santiago do Chile
Quarta-feira é o dia em Santiago! Toda semana ocorrem, nesse dia, duas festas famosas, a Miércoles Po, itinerante, e a After Office, no centro.
São dois eventos que valem a pena se você estiver em Santiago durante a semana. Já contei minha experiência nessas festas aqui neste post.
Conclusão
Apesar de não ser uma cidade popular para este fim, a vida noturna em Santiago conta com diversas opções do que fazer à noite para se divertir enquanto estiver por lá.
Espero que essas dicas tenham sido úteis e te ajudem a ter a melhor experiência durante sua estadia na capital chilena. E para conferir outras dicas de viagem sobre Santiago, sobre o Chile e outros diversos destinos do mundo, continue acompanhando as atualizações aqui no blog.