Recebi uma sugestão de post de um leitor essa semana que adorei e que com certeza vou usar todas as dicas nesse período morando na Europa: como usar o Blablacar. Nunca ouviu falar? Ou já ouviu, mas não sabe muito bem o que é? Tá curioso? Olha só que dicas sensacionais do Rodrigo pra quem quer se aventurar na primeira carona! 😀

blablacar caronas

O Blablacar se tornou uma opção bastante atrativa para se locomover entre cidades e países na Europa. A empresa já é sucesso, possui um valor de mercado significativo e até divulgou pretensões de expandir para países como China e Brasil. ATUALIZAÇÃO: a BlaBlaCar finalmente chegou ao Brasil! A proposta do site Blablacar.com é ser uma plataforma para reunir caroneiros e proprietários de carro que viajam frequentemente ou não.

Entre as diversas vantagens (para um ou ambos os lados) estão divisão das despesas de viagem, conforto, praticidade, companhia para conversar, prática do idioma, dicas, intercâmbio cultural. O preço costuma ser imbatível em relação às principais alternativas (ônibus, trem e vôos low cost), a não ser em casos bem excepcionais com compra por muita antecedência.

Como heavy user do serviço (+ de 10 mil km rodados como caroneiro, em diversos países europeus), escrevo esse texto com o intuito de facilitar a vida dos brasileiros que têm a intenção de utilizá-lo como caroneiro, com 5 dicas que adquiri com a experiência na Europa. Tendo essas dicas em mente, garanto que muitos percalços serão evitados.

Seguro viagem geral 468x60

  • Dica 1: Verifique se você tem o perfil certo e está na situação ideal para utilizar o Blablacar

O serviço é indicado para aqueles que gostam de se aventurar, sem frescuras e flexíveis o suficiente para lidarem com pessoas de origem, religião, humor e ideologia nem sempre comuns. Não acredito que seja uma opção arriscada para mulheres; muitas que viajaram no mesmo carro que eu disseram usar o serviço com muita frequência.

A flexibilidade também é importante para os momentos em que o plano não dá certo como se imagina (às vezes você perde a carona, às vezes o condutor desiste de última hora, ou atrasa) e é a hora de manter a linha e/ou adotar um plano B, que sempre deve-se ter em mente.

Quanto menor a distância, em geral mais opções há. As caronas são ideais para quem quer passar um tempo em várias cidades. Mas existem opções de viagens mais longas também.

Se você vai pegar carona sozinho, deve conseguir um carro com facilidade. Em casal, ainda não é difícil. Com 3 pessoas para cima, fica bem mais difícil de gerir em termos de número de carros que você vai precisar achar, pontos de embarque e desembarque parecidos, etc.

Alguns motoristas não conversam muito, mas outros gostam de interagir para a viagem passar mais rápido. Portanto, esteja preparado para os dois cenários.

Os motoristas em alguns casos são pessoas mais humildes. É importante que você não ligue se o carro for mais velho ou com estofado ruim. Outro ponto importante é que comumente viajam 3 passageiros no banco de trás.

  • Dica 2: Cheque se viajará bem acompanhado

Se você não gosta que fumem no carro (ou gosta de fumar no carro), certifique-se com o condutor antes de viajar. Em alguns lugares da Europa é muito comum fumar no carro. A maioria dos condutores que fumam colocam um ícone em seu perfil indicando a preferência.

É importante também verificar se o condutor em questão tem qualificações positivas, e se não recebeu reclamações mais pesadas.

  • Dica 3: Verifique se há muitas opções para o trecho com antecedência

Se você quer planejar uma carona para daqui a 1 mês, por exemplo, em geral não adianta fazer uma busca para a data que pretende embarcar, pois provavelmente não vai achar muitas opções. As caronas são anunciadas em geral na mesma semana da viagem.

Por isso, para ver se costuma haver muitas opções para o seu trecho, faça uma busca sem data ou coloque uma data hipotética, como os próximos 2 ou 3 dias. É importante fazer essa verificação pois alguns trechos e cidades são muito comuns, enquanto outros nem tanto.

Faltando, digamos, 1 semana para a viagem, faça a busca e envie mensagem para uns 3 condutores para aumentar as chances de fechar com algum.

  • Dica 4: Garanta que vai encontrar o carro com facilidade no ponto de encontro e que vai desembarcar em um local bom

Dê preferência para as corridas com cidades de origem e destino iguais às suas. Do contrário, em geral os pontos de embarque e desembarque oferecidos são distantes e até sem transporte público.

Antes de confirmar, envie mensagem para o condutor pedindo ponto de embarque e desembarque. Verifique no Google Maps se o acesso as esses pontos é bom. Veja também no Google Street View. Peça a ele modelo e cor do carro (nem sempre o modelo aparece no perfil dele e nem sempre ele vai viajar no carro que consta no perfil!).

Se você não pode ou não quer utilizar seu celular no dia do embarque (isso faz toda a diferença), é muito importante que ponto de embarque e horário fiquem bem claros para evitar que vocês não se encontrem no dia. Isso aconteceu comigo pelo menos 3 vezes.

Por fim, chegue cedo, pois pontualidade é bastante exigida e cumprida na maioria dos países e pela maioria das pessoas. Muitas atrasam também; e acabam esperando por todos os caroneiros (mesmo os que atrasam), para não perder o dinheiro.

  • Dica 5: Lembre-se das taxas que o Blablacar cobra quando a opção de pagamento é pelo cartão de crédito

Em alguns países, a opção de pagamento é apenas pelo cartão de crédito, e nesse caso o Blablacar leva um percentual como taxa. Em caso de desistência (sua ou do condutor, justificada ou não), as taxas não são devolvidas. Por outro lado, andar com dinheiro também não é bom e, às vezes, o condutor fala que não tem troco e você acaba, na pressa, dando um pouco mais que o combinado com ele. Enfim, cada uma das duas opções tem vantagens e desvantagens.

Enfim, as dicas podem parecer óbvias para quem já utiliza o serviço, mas o objetivo é de evitar que novos usuários passem por dificuldades.

blablacar caronas 2

E aí, curtiram? Alguém já usou o Blablacar? Vou experimentar nos próximos meses e conto minha experiência também aqui depois! ATUALIZAÇÃO: Usei BlaBlaCar na Áustria e na Alemanha e curti demais! Funcionou super bem, saiu muito mais barato que pegar ônibus ou trem e não tive problemas com atrasos ou cancelamentos. Agora quero testar no Brasil! 😉

Para pesquisar hotéis no mundo todo, clique aqui.

Para solicitar um orçamento de seguro viagem, clique aqui.

13 Comentários

  1. Ainda não usei o Blablacar, mas encontrei uma solução também super barata, e com preços competitivos Até com o Blablacar: são as linhas de onibus low-cost que surgiram nos últimos anos. Já usei a Flixbus algumas vezes, todas boas experiências. Cheguei a fazer trajetos de 2 horas por 5 euro!!

  2. Ótima dica, Carla!
    Já ouvi falar do Blablacar mas nunca tinha efetivamente lido algo a respeito e me pareceu ser uma opção muito interessante de descolamento barato aliado a possibilidade de conhecer um pouco mais das pessoas daquele local

  3. Sensacional esta APP de caronas Carla. Confesso que sempre tive medo e nunca pedi carona, até porque aqui no Brasil não é tão comum, mas este aplicativo Blablacar deve ajudar muito, poder ver o perfil do condutor e vários outros detalhes. Certeza que deixa quem pede e quem dá carona muito mais seguro.

    • Eu também tenho medinho de pedir carona no jeito tradicional por ser mulher que viaja muito sozinha, no estilo levantando o dedão na estrada rsrs (apesar de querer muito e estar com essa ideia na cabeça ultimamente).
      Mas com o Blablacar é muito mais tranquilo, porque você sabe mais sobre o condutor, lê resenhas, vê qual é o carro, combina um horário e ponto de encontro. E ainda ajuda a economizar! Eu acho uma opção bem boa 😉

  4. Carlinha, eu não usei o Blá Blá ainda porque não consegui acertar a logística com os caroneiros, mas quero muito experimentar o quanto antes. Obrigada pelas super dicas. Vou usá-las, com certeza! Beijo

  5. Usei o blablacar como carona e gostei muito. Hoje, em todas as viagens, não perco a oportunidade de oferecer carona. Economia compartilhada é ótimo. Bom para todos. Quem oferece divide as despesas e quem pega carona economiza tempo e dinheiro.

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui