Artigo atualizado em 2020
Já fiz três visitas desde 2014 que totalizaram cerca de 15 dias em Foz do Iguaçu, nossa querida cidade brasileira localizada na tríplice fronteira com Puerto Iguazu, na Argentina, e Ciudad del Este, no Paraguai. Durante essas viagens, fui, é claro, aos principais atrativos dessas cidades. Mas também contei com a ajuda da Secretaria de Turismo local, de amigos (um “obrigada” especial para a Cyntia!) e leitores para descobrir outros pedacinhos menos turísticos e trazer o máximo de dicas possíveis de Foz do Iguaçu para cá.
Pesquise aqui preços dos melhores hotéis de Foz do Iguaçu!
Circular pelos três países estando hospedado em Foz é bem fácil, esteja você de carro, táxi ou transporte público. Por isso busquei reunir dicas que sejam fáceis de fazer num dia, e que não exijam pernoites em outros lugares. Aqui vai ter desde o basicão (quem tem a audácia de ir a Foz e não visitar as Cataratas?!) até lugarzinhos mais, digamos, inusitados (já ouviu falar em Salto do Monday?!). Tem também restaurante, passeio de barco, dica de hostel. Tudo pra fazer sua viagem a Foz do Iguaçu ser única.
Vou separar as dicas por países e cidades para facilitar que vocês se programem. E aceito mais e mais dicas para continuar querendo voltar a Foz tooodos os anos e atualizar sempre essa listinha aqui com novidades 😉
O que fazer em Foz do Iguaçu, no lado brasileiro
- Visitar as Cataratas do Iguaçu – desculpa, gente, mas não dava para começar de outro jeito. Esse ainda é o programa número 1 de quem vai a Foz. Mas, se você gosta de ser mais diferentão, aí vai:
- Fazer o passeio Macuco Safari, dentro do Parque Nacional do Iguaçu. Resumindo: você vai de bote, com emoção, até bem pertinho das quedas das cataratas. É in-crí-vel! Eu fiz no ano passado e conto tudinho nesse post aqui.
- Conhecer as instalações da Itaipu Binacional, a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta e uma das maiores obras da engenharia moderna, através do Circuito Especial e da Visita Panorâmica {e cruze os dedos para pelo menos um dos vertedouros estar aberto no dia!}
- Assistir a um maravilhoso pôr do sol a bordo de um requintado barco no Porto Kattamaram, dentro da Itaipu Binacional. Veja minhas fotos e mais informações desse passeio aqui.
- Conhecer o encantador Parque das Aves, bem ao lado da entrada para as Cataratas, e onde você estará muito próximo de mais de 1020 aves de cerca de 150 espécies diferentes – sendo que 50% delas foram resgatadas de maus tratos e do tráfico. É o maior viveiro de aves da América do Sul.
- Visitar o lindo Templo Budista. É um lugar de muita paz e que rende fotos maravilhosas. Não se paga para entrar.
- Visitar a Mesquita muçulmana Omar Ibn Al-Khatab, que tem uns 15 metros de altura e se destaca pela arquitetura arábica. Lembre-se de respeitar as normas da cultura islâmica, como deixar os sapatos na entrada do templo ou, no caso das mulheres, cobrir a cabeça com um véu/echarpe/whatever.
- Fazer o passeio de barco Encontro das Águas, organizado pela Echaporã Turismo. Dura pouco mais de uma hora e é uma excelente opção de conhecer melhor Foz e suas cidades de fronteira sob um ponto de vista totalmente inusitado {navegando pelos rios Iguaçu e Paraná!}.
- Tomar um café na Empório com Arte, uma mistura de cafeteria com galeria de artesanatos. O lugar é extremamente fofo e, detalhe, toda a decoração está à venda {não deixe de experimentar o brigadeiro de paçoquinha}
- Comer uma pizza no Empório Santa Luzia. Mais um cantinho hiper fofo de Foz e com uma pizza deliciosa.
- Tomar uns drinks no bar Meduza. É um bar gay e feminista, com karaokê e drinks com nomes inusitados {experimente um que se chama Menstruação, hahaha}
- Comer um autêntico barreado no Concept Design Hostel. É o único lugar de Foz que serve esse prato tradicional paranaense – é uma delícia!
- Aliás, hospede-se no Concept Design Hostel. É um dos melhores hostels em que já me hospedei no mundo. Tem carinha de hotel, é lindo, super aconchegante e, além dos quartos compartilhados, tem excelentes suítes. Já me hospedei lá duas vezes e conto sobre ele aqui.
- Visitar o Museu de Cera Dreamland, com mais de 90 personalidades do mundo todo em tamanho real
- Visitar o Vale dos Dinossauros – programa ótimo para ir com crianças!
- Ir ao Marco das Três Fronteiras de Foz. Dica: é um bom ponto para ver o pôr do sol, mas melhor ainda se visto desde o estacionamento do marco, de onde se tem uma visão ainda mais ampla do espetáculo.
- Ir à feirinha de domingo de Foz do Iguaçu. É aquela feirinha típica: antiguidades, comidinhas, bebidinhas. Programa pra se sentir um local, e não um turista.
O que fazer em Puerto Iguazu, na Argentina
- Aqui as Cataratas del Iguazu também não podem ficar de fora, certo? Existe a eterna discussão sobre qual catarata é mais bonita, a brasileira ou a hermana. Visite as duas e tire suas próprias conclusões – ou continue em dúvida, como eu!
- Tomar um vinho acompanhado de azeitonas e frios como aperitivo na Feria de Puerto Iguazu. Lugar simples, nada turístico e muito frequentado pelos locais. Adorei!
- Comprar alfajor Milka de Oreo. Se você nunca comeu, não perca a oportunidade. Se já, sabe do que eu estou falando. Dica de onde encontrar: na feirinha que citei acima ou em grandes supermercados.
- Comer uma parrilla no El Quincho del Tío Querido. Sim, o restaurante mais famoso de Puerto Iguazu, mas onde você encontrará a melhor carne da cidade {não deixe de comer também a panqueca de doce de leite!}. E ainda poderá apreciar uma apresentação de tango. Se for fim-de-semana, aconselho a reservar mesa.
- Comer uma massa artesanal maravilhosa no La Mamma, restaurante simples comandado pelo Francisco, um nordestino que já foi chef do Sheraton Rio. Precinho bom e pratos, além de saborosos, muito bem servidos. Preciso voltar aqui para experimentar as empanadas, muito bem recomendadas.
- Se confundir na encruzilhada de sete ruas no centrinho de Puerto Iguazu. Sim, é exatamente isso: sete ruas se cruzam!
- Assistir ao pôr do sol desde o Marco das Três Fronteiras de Puerto Iguazu e circular pela feirinha de artesanatos dali. E, se der sorte, ainda pegar o espetáculo de águas que rola lá – eu soube que ultimamente não tem muita data certa para acontecer, então é na sorte mesmo.
- Tirar uma foto no meio da Ponte da Fraternidade, que liga Foz do Iguaçu a Puerto Iguazu. Mas tem que ser bem onde ela muda de cores: é que metade dela é pintada de verde e amarelo, e a outra de azul e branco – cada parte representando os países vizinhos.
O que fazer em Ciudad del Este
- Se quer comprar eletrônicos, vá à Mega Eletrônicos. Os melhores preços e absolutamente confiável. Aceitam pagamento em dólar ou real {quando fui, em junho de 2016, a cotação deles valia muito a pena} e no cartão de crédito {mas cobram uma taxa extra para esse tipo de pagamento, além do IOF que é obrigatoriamente cobrado pelos bancos do Brasil}
- Para compras de luxo, vá à SAX Department Store. É um shopping super requintado quase em frente à Mega Eletrônicos e com as principais marcas de luxo do mundo, e muitas vezes com boas promoções. Lugar seguro, chique e que não cobra taxa extra nenhuma para pagamentos em cartão de crédito. Falo mais sobre a SAX nesse post.
- Almoçar ou jantar na SAX Palace, no último andar do shopping descrito acima. O lugar é lindíssimo e você com certeza comerá muito bem. Às terças e quartas o menu todo tem 30% de desconto, às quintas há rodízio de pizzas, às sextas há combo árabe e aos sábados combo japonês – a preços fixos de 15 dólares por pessoa.
- Atravessar a Ponte da Amizade de mototáxi. Negociar o preço antes, passar apreensivo pela imigração e cortar mil caminhos que você não faz ideia de onde vão te levar. Tudo isso faz parte da aventura. Dica: o preço da corrida desde o centrinho de Ciudad del Este até Foz fica em cerca de 15 reais, variando conforme a distância até seu destino final.
- Conhecer Saltos del Monday – tipo umas cataratas paraguaias. São três quedas com mais de 40m de altura a cerca de 10km de Ciudad del Este. E pra quem curte, o Parque Municipal conta com paredões para prática de rapel, trekking e alpinismo.
Chegou até aqui? As dicas que compartilhei foram úteis para você? Esse conteúdo foi produzido sem patrocínios, com investimento do meu bolso, e trago gratuitamente para ajudar na sua viagem. Se você curtiu o meu trabalho e gostaria de colaborar para que eu possa continuar produzindo artigos completos e úteis como esse, deixo minha chave pix para você ficar à vontade em contribuir voluntariamente com o valor que quiser. Apoie produtores independentes! Obrigada pelo carinho de sempre.
Minha chave pix: contato@fuigosteicontei.com.br
Para pesquisar opções de hospedagem em Foz do Iguaçu, clique aqui.
Leia também:
O que cabe num fim-de-semana em Foz do Iguaçu?
Macuco Safari: banho com aventura embaixo das Cataratas do Iguaçu
Porto Kattamaran: o melhor pôr do sol de Foz!
SAX Department Store: compras de luxo no Paraguai como você NUNCA imaginou
Concept Design, o hostel mais descolado – e impecável – de Foz do Iguaçu
Obs.: Estive em Foz do Iguaçu essas três vezes a convite da Secretaria de Turismo de Foz do Iguaçu para participar do Festival de Turismo das Cataratas. Todas as opiniões expostas aqui são transparentes e revelam a minha verdadeira experiência nesse destino.
111 respostas
Oi Carla! Eu sou de Foz do Iguaçu e sempre dou uma olhada nos conteúdos que produzem sobre aqui. Curti as dicas, pq tem vários locais e experiências que normalmente os viajantes não conhecem. O Salto Monday mesmo é pouco conhecido até pelas pessoas locais. Em Puerto Iguazu, outro bom restaurante é La Rueda, para quem curte comer carne. Eu sou vegetariana e curto ir no La Mamma que vc tmb sugeriu. Muito bom! Eu tenho um projeto de turismo de aventura e tmb dei dicas do que fazer em Foz do Iguaçu, com dicas lado B, se quiser dar uma olhada: http://www.localplanet.com.br/o-que-fazer-foz-do-iguacu-lado-b/. Abraços!
Ei, Manuela! Super obrigada pela visita e por complementar com suas dicas.
Adorei seu post! Foz é mesmo uma cidade com atrações infinitas, e o bom é pensar que posso voltar sempre, e sempre haverá mais o que fazer.
Beijão
Uau. Dá pra fazer muita coisa mesmo por lá hein. Boas dicas Carla, já queremos voltar, tem muita coisa nesta lista que não fizemos. Rs
Ô se dá! Ainda preciso de uma quarta visita pra terminar de dar conta de tudo, Amanda! hehehe
Hahahaha. Verdade Carla.
Muito legal a lista! Só achei que ficou faltando o dutty free de Puerto Iguazu.
Ei, Gaby! È verdade, muita gente vai no duty free de là!!! boa dica 😉
Passei cinco dias em Foz no carnaval e ficou faltando tanto lugar para visitar! Foz surpreende!
Ainda tem umas ruínas para o lado de Puerto Iguazú (sorry, não lembro o nome…)… voltarei com certeza!!!
Ótimo post! bj
Acho que sempre que eu voltar a Foz, ainda vou descobrir novas coisas para fazer, Gabi! É incrível, rs
Talvez você esteja falando das ruínas jesuíticas, próximas a Posadas. Tem também no Paraguai e no Brasil. Esse ano eu ia visitar, mas acabei preferindo conhecer melhor Foz! Quem sabe numa próxima visita, dizem que são lindas!
Quantas coisitchas para fazer em Foz, hein? Sério mesmo, preciso voltar, pois não fiz nem a metade rss
Muito bacana suas dicas 😉
E eu mal voltei, e já quero ir de novo porque a cada dia descubro ainda mais coisas para se fazer lá, Gabi!!! rsrs
Esse post está sensacional! Já tinha até enviado pra uma amiga e estou pensando seriamente em voltar pra Foz pq não fiz metade dessas coisas!
Até eu já quero voltar pra fazer ainda mais coisas que faltam nessa listinha, Fer!! rsrs
Obrigada pelas dicas dia 05/08 estatei em Foz com suas dicas saberei aproveitar os dias que estarei por la!!!
Ei, Carina!
Foz é uma delícia. Aproveite muito!!! Espero que as dicas sejam super úteis 😉
Beijos
Olá Carla, estou querendo conhecer Foz e achei seu site pelo Google! Parabéns pelo trabalho! Vc inspira e nos faz querer ir ainda mais pra lugares que já estamos querendo ir agora… hehehe…
Recomenda algum hotel BBB para ficar com família (eu, esposa e 02 crianças pequenas – 4 e 6 anos). Tenho encontrado apenas opções muito caras, e o Hostel que vc fez referência, embora pareça bom, a ideia de Hostel com família nunca me soa bem… posso estar enganado, não sei… Algum dica preciosa?
Oi, Tiago! Muito obrigada 😀
Olha, já encontrei muitas famílias hospedadas no Concept Design Hostel e eles têm quartos excelentes para que todos possam ficar juntos. Sempre acho a melhor opção custo benefício na cidade. Recomendo tanto para famílias, como para casais, pessoas viajando sozinhas. O clima de lá é muito amistoso e sempre sou bem recebida. A organização lá é nota 10!
Mas esse ano também me hospedei no Wyndham Golden Foz https://www.booking.com/hotel/br/wyndham-golden-foz-suites.en-gb.html?aid=372609 . Ele é um hotel básico, mas bem central, e minha suíte era na verdade um mini apartamento, com cozinha e sala. Vale a pena conferir!
Qualquer outra coisa que eu possar ajudar, estou por aqui.
Abraços e boa viagem!
Oi, Carla! Adorei seu post, ótimas dicas! Queria saber se tem a possibilidade de banho no passeio do Saltos del Monday. Beijos e continue assim, com olhar diferenciado pra vida!
Ei, Fernanda.
Poxa, obrigada!
Olha, acho que não é possível tomar banho nas quedas do Salto del Monday não! Mas há diversas cachoeiras em Foz…
Oi Carla, Adorei o post e sempre estou te acompanhando no insta.
Estou indo agora em Janeiro pela primeira vez a Foz e suas dicas serão muito bem vindas. Uma dúvida minha é, como faço os deslocamentos para os pontos turísticos? Qual é a forma mais barata? Por que entrei em contato com uma agência da cidade e achei os valores bem salgados e ainda sem ingresso, só o serviço de guia e transporte.
Beijo
Bruna, miiiiiil desculpas na demora em te responder!
Estou morando no deserto do Atacama, trabalhando muito e com quase nada de acesso a internet!
Não sei se ainda está em tempo de responder, mas eu uso muito transporte público em Foz. É beeeem fácil se delsocar de ônibus lá!
Adoro seu blog, estou sempre aqui vendo as dicas e viajando com você. Está de parabéns pela forma simpática e fácil de escrever. Sou amiga da sua mãe admiro e gosto demais, melhor pessoa! Sucesso e boa sorte para você.
Beijo
Ei, Glória!
Poxa, muuuuuito obrigada pela visita aqui e pelas palavras queridas.
Um 2017 incrível para vc e cheio de conquistas!
Oi Carla Parabéns pelo seu blog, sou de Foz do Iguaçu, e posso dizer que suas dicas são muito boas!!
ficou feliz que tenha gostado dessa cidade maravilhosa!! também sou apaixonada por Foz!!
Sou professora e guia de turismo, quero pedir licença para deixar meu contato, tenho van de turismo
e acompanho o turma pelos parques…
qualidade, preços justos, e ótimos passeios são sinônimos do meu trabalho.
Guia Nilsa Witt
45 991083151 whats
Iguassu Life tour Days – veja no tripadvisior ref.
Oi Nilsa!
Super obrigada! Amo Foz!
Vou deixar seu contato aqui sim.
Beijos!!!
Olá, Carla! Estou indo para Foz no CARNAVAL com meu namorado. Vamos em Puerto Iguazu e Ciudad del Este também . Amei suas dicas. Vou segui-las com certeza.
Você acha melhor levar real, já levar as moedas locais ou fazer o câmbio lá ? Obrigada!
Oie Bel!
Obrigada! Curtam muito lá.
Sugiro levar tudo em real. Se você for ao Paraguai, real é bem aceito lá. Se for na Argentina, pode fazer o câmbio em Foz mesmo.
Beijos e aproveitem!
Olá, adore seu post, mas você falou sobre o hotel e gostaria de saber o que levar em conta quando reservar o hotel, qual a localização melhor lá ? Sair do aeroporto para o hotel como fez?
Oi, Penha!
Olha, em Foz tem basicamente duas localizações principais de hoteis: próximo ao centro ou na Avenida das cataratas. No primeiro, você poderá fazer mais coisas a pé e estará mais na parte comercial da cidade. No segundo estão alguns hoteis cinco estrelas, mas pegar taxi ou ônibus por ali é bem fácil.
Para sair do aeroporto, você pode pegar tanto táxi como ônibus. Aliás, o ônibus que passa no aeroporto passa também nas Cataratas e no Parque das Aves.
Beijos
Olá boa noite! Adorei tudo q escreveu.. gostaria de tirar uma dúvida com vc se for possível..
Estou indo agora no feriado do dia 14/03, como é o transporte para ir e voltar de Puerto Iguazu? Reservar um dia para ir lá é suficiente?
Quero programar bem os dias q vou ficar em Foz para conseguir visitar bastante coisa!
Muito obrigada pela atenção.
Abs
Ei Viviane! Dá pra fazer todo o trajeto de ônibus em um dia tranquilamente. Te recomendo sair bem cedinho de Foz.
Beijão e boa viagem
Carla, amei seu blog e suas dicas! meu único receio é o período que escolhi para viajar com as crianças (8 anos)… segunda quinzena de julho… morrendo de medo de não conseguir aproveitar por conta do frio. nessas suas andanças por lá vc já foi nessa época??
Ei, Rachel!
Nunca estive lá nessa época. Mas olha… deve estar frio sim. Mas sempre é possível aproveitar. Já viajei até mesmo para lugares com temperaturas a -40 graus. Claro que para crianças sempre é mais complicadinho, mas se agasalhem bem e eu tenho certeza que vocês poderão curtir. Ah, e comprem capa de chuva quando forem nas Cataratas. Quando chega perto da Garganta do Diabo, a água respinga na gente e molha mesmo. Se estiver frio, ficar com a roupa molhada vai incomodar. Ou, se for o caso, leve uma nova muda de roupa pras crianças e troque depois. Já fiz isso uma vez para não ficar com a calça e o sapato molhados (partes que nem a capa de chuva protege).
Espero ter ajudado.
Beijão e boa viagem!
Ola Carla,
Sou um verdadeiro ”brasiguaio” de CDE – PY (Cidade del Este para os leigos) um viajante e aventureiro nato, apaixonado por coisas novas. Já faz alguns anos tinha vontade de fazer um blog ou algo do tipo sobre viagens, e nos ultimos dias fui mais a fundo do assunto, e como dever de casa fui investigar como são vistas as nossas cidades da fronteira, e sinceramente o seu post foi o melhor que vi até agora, retrata exatamente as melhores dicas, (diferente dos outros que só sabem falar mal da cidade) parabéns, e gostei tanto que tirei o tempo pra fazer um comentario.
Somando as suas dicas ,
BRASIL – Foz
Itaipu Binacional – Hidroeletrica (show de luzes)
Polo Astronomico
Argentina – Puerto Yguazu
Yacutinga Lodge ( hotel )
Puerto – Passeio Catamaran
Paraguay – Cidade del Este / Hernandarias
Itaipu Binacional – Hidroeletrica (turbinas)
Costanera Hernandarias – Passeio Catamaran
Marco das 3 fronteiras – (Lado PY)
entre outros pequenos segredos e vistas (sem nomes)
Parabens pelo post, gostei muito mesmo das fotos!
Ei, Junior!
Poxa, fico super honrada em receber um comentário como o seu aqui no blog. Foram 3 visitas a Foz pra colher esse material aí e fazer um post o mais completinho possível. Espero voltar ainda muitas vezes para poder sempre atualizar as dicas aqui, e também poder conhecer os lugares que você acrescentou. Teho muita vontade de conhecer o show de luzes da Binacional, e também a lua cheia nas cataratas.
Obrigada pela visita!
Meu Deus que delícia de post. Vou pra lá em Julho por causa de um Congresso e vou ter um final de semana livre pra fazer um tour pela região, não sei se seu post mais me ajudou ou me deixou mais confusa com esse taaaanto de lugar legal haha
Beeijos
Eiii Jessica!
Ahhh que legal que curtiu o post 😀
Hahahah veja onde você estará hospedada e confira no google maps quais desses lugares são fáceis para você visitar. Pode ser uma maneira de ajudar a montar o roteiro hehehe
Beijão e aproveite!
Roteiro muito legal, Carla. Quem acha que a fronteira não tem muita coisa para fazer com certeza deve ler o seu post heheh. Uma opção bem legal em Foz são as cachoeiras escondidas na cidade, o passeio se chama Iguassu Secret é bem divertido e pode ser feito de bike ou van. Achei dicas super legais do que fazer em Foz do Iguaçu nesse blog: http://www.localplanet.com.br/o-que-fazer-foz-do-iguacu-guia-alternativo/ quero voltar em breve à cidade :]
Eii Ana Carol!!!
Obrigada hehe
Já ouvi falar desse tour, e tô doida pra fazer quando voltar a Foz! Obrigada pelas dicas! Também espero voltar lá em breve 😀
Alguma indicação de agências para reservar passeios?
Estamos indo em dezembro 2017 e queremos deixar tudo agendado já!
Obrigada
Sim! Gosto bastante do serviço da Loumar Turismo: http://www.loumarturismo.com.br/ 😀
Boa viagem!
Olá, Carla! Muito legal suas dicas!!
Estou pensando em ir em Setembro/2017 com meu esposo, mas ainda tenho muitas dúvidas hehehe Acha que nessa época é muito frio? Dá pra aproveitar bem todos esses lugares?
Dá pra fazer tudo com transporte público ou acha melhor alugar um carro? Não gostamos muito de agência de viagens, porque podemos ficar ‘presos’ a horários. Acha que seria uma boa opção?
Obrigada desde já!!
Ei, Camila!
Olha, nunca fui nessa época,mas acredito que já estará menos frio.
Mas dá pra aproveitar bem sim! É sóir bem agasalhado 😉 Sugiro acompanhar o clima antes de ir. Gosto muito de usar o site http://www.accuweather.com
Sobre locomoção, ando bastante de ônibus lá e acho prático e barato. Já de carro, você terá mais comodidade, mas por um preço maior. Em ambos vocês terão flexibilidade para fazer seus passeios. Foz é um lugar bem fácil de se virar!
Sugiro verem qual o orçamento de vocês e objetivo, para decidir se é melhor andar de ônibus lá ou alugar um carro 😉
Beijos e boa viagem!
Carlaaaaaaaaaaaaa!! Amei suas dicas :o)
Estou indo dia 11/9 e vou ficar uma semana ! Acho que dá para ver alguma coisa neah?
Esse site do clima sempre acompanho antes das minhas viagens… mas me pego pensando , será que vai estar muito frio ?
Pensei também em locar um carro ….mas estou estudando ainda… As fronteiras ficam abertas 24 horas ? Morei bastante tempo em uma cidade em Roraima que faz fronteira com a Venezuela. e Fechava as 22 hrs.
Achei mega demais as dicas !! Obrigada :O))
Uma semana em Foz?? Suuuper dá!
Olha, na fronteira pra Argentina eu já passei em vários horários do dia, inclusive de madrugada, e estava aberta normalmente (muita gente vai jantar no lado argentino). Já a do Paraguai não sei garantir, mas é uma fronteira onde ninguém te para (nunca me pediram documento ali, você apenas atravessa a ponte e pronto, está no Paraguai), então acredito que continue aberta assim durante a noite também.
Boa sorte! Aproveite muitooo!!!!
Oi Carla, estou querendo ir agora no final de julho (dia 22 ao dia 29), saberia me dizer se é muito frio, estou indo com a família e tenho dois filhos de 11 e 13, quais seriam as possíveis atrações infantis??
Oi, Antonio!
Estará frio sim, recomendo irem bem abrigados!
De atrações infantis, recomendo o Parque das Aves, o Museu de Cera e o Museu dos Dinossauros. Eles vão adorar!
Uaaaaalll!! Amei as dicas!!
Vou para Foz em outubro… e estou contando os dias! É m dos lugares que sempre quis conhecer e vou ter essa oportunidade!
Cheguei aqui pelo google e amei!! Estarei sempre por aqui me inspirando e sonhando por mais viagens!!
Beijosss
<3 <3 <3 Obrigadaaaa, Paloma!!! Fico muito feliz em saber que o roteiro te ajudou!
AProveite muito Foz, você vai se encantar com as Cataratas!
Adorei suas dicas e quero levar minha familia pra Foz. QUAL AGENCIA VC INDICA.
GRATA
Ei, Priscila! Todos os passeios que indiquei aqui você pode fazer por conta própria, sem agencia 😉
EM JANIERO :))))
😀
Excelente descriçã. Esse post é de grande ajuda.
Em quanto tempo +- da pra fazer isso tudo?
Ei, Gabriel! Eu diria que em uma semana em Foz daria para fazer tudo corridinho 😉
Da pra fazer uma estimativa de quanto se gasta indo nessas atrações?
Eii, Gabriel! Puxa, teria que entrar nos sites e dar uma olhada quanto estão as entradas.
Carla bom dia, vc usou que transporte para ir para Puerto Iguazu? A noite é fácil de encontrar transporte e o valor é bom?
Oi, Gabriela! Fui de ônibus, pegando ali em frente ao terminal de bus de Foz.
à noite nao usei transporte público, mas da uma olhadinha no Uber. Deve ter um bom preço 😉
Impossível ir a Foz e não ir à churrascaria Rafain. Vale muito a pena ir e assistir o espetáculo que tem lá
Eii, Daniel!
Churrascaria nao é muito meu forte, e acho a Raffain meio turistona. Mas realmente uma galera vai lá e gosta!!! Obrigada pela contribuição 😀
Boas dicas, porém trocaria a loja Mega Eletrônicos pela Madrid Center… Fui duas vezes na primeira loja e fui enganado nos produtos que comprei, diferente da Madrid Center que o produto é testado na hora e você leva o que pediu e pagou…
Ei, Luciano!
Já comprei mais de uma vez na Mega Eletronico, e tenho vários amigos que fazem compras la também, e ninguém nunca teve problemas. Não sei o que houve com você, mas é considerada uma loja bastante confiável no Paraguai – la você também testa todos os produtos no momento da compra.
De qualquer maneira, obrigada pela dica da Madrid cEnter. Não conheço essa!
Ótimas dicas, amei e obrigada
Oie,
Gostei muito das suas dicas!!! Estava procurando locais para aproveitar minhas férias e encontrei seu site.
Tenho muita vontade de conhecer a Argentina e meu marido o Paraguai, então é o local perfeito para deixar todos felizes rsr
Mas será que no período de março e abril o tempo é de sol em Foz do Iguaçu?
Desde já agradeço.
Ei, Tarcyla!
Olha, Foz é o lugar ideal para vocês aproveitarem pra visitar também Argentina e Paraguai!
Em março ainda pode estar mais sol, em abril começando a esfriar um pouco.
Beijosss e boa viagem!
Carla, em Puerto Iguazu, principalmente nos restaurantes qual forma de pagamento vc usou ?
Credito, real, Peso… eles tem uma boa flexibilidade ? estou indo na próxima segunda para Foz e se preciso fazer o cambio onde é mas indicado ?
Ei, Lua! Usei bastante dinheiro, pesos argentinos. Troquei em Foz antes de atravessar para la!
Até aceitam Real, mas a cotação sempre será melhor em casas de câmbio que em lojas.
Beijos
Olá Carla, eu queria ir em foz e tambem ir ao paraguay,em paraguay eu queria comprar : Bermudas,Camisetes,meias,cuecas, e jogos de playstation 4, e queria saber se posso exceder o limite de 300 dolares, e qual desses q te falei posso comprar a vontade,bjao
Oi, Victor!
Por lei, o limite nao poderia ser excedido nao. No entanto, nao é sempre que eles fiscalizam. É uma questão de sorte ou azar.
bom dia carla, em abril sera que o tempo dá pra aproveitar 🙁 ? tu sabe me informar
Ei, Gabi! Da sim
Eu fui lá há muuuuito tempo, quando era criança com meus pais, de carro (1200 km de onde moro +-) e quero voltar. Mas dessa vez, queria voltar de avião (não aguento dirigir tudo isso, né!). Queria saber como funciona na volta, se pode trazer alguma coisa do PY, se tem alguma restrição no que pode trazer… Obrigada 🙂
Ei, Natalia!
De avião tem menos fiscalizado que de ônibus.
Já comprei celular, gopro e outras coisas, e nunca me fiscalizaram no avião!
Olá, fui 3 anos seguidos a Foz pelo mesmo Festival Internacional de Turismo das Cataratas, estou indo para o 4° ano. Sempre fico na Pousada Natureza Foz, localizada no centro da cidade, já que sou estudante facilita tudo pois precisamos de ônibus para nós locomover. O festival sempre oferece vouchers gratuitos para visita técnica a pontos turísticos famosos na área de tríplice fronteira. Consegui conhecer as Cataratas, Parque das aves (são vizinhos da pra ir a pé de um para o outro); o Marco das 3 fronteiras; DreamLand e o parque dos Dinossauros que também são vizinhos; Usina de Itaipu (Me surpreendeu muito, confesso que pensei que não seria legal); Os templos budistas (lindo por completo) e islâmicos (lindo apenas pela arquitetura e vizinho possui uma doceria árabe S2 ).
Já na Argentina conheci a feirinha, ótimo para ir em família; Também conheci a Duty Free shopping, ótimo para compras. Não andei muito na Argentina.
No Paraguai fiz apenas as compras, mas deu pra visitar muitas lojas e conhecer muitos acessórios que nem imaginava que existia kkkkkk. (Coca-Cola de cereja por exemplo).
Andei muito de ônibus por lá e é muito seguro, super recomendo.
Fui a estudos então ainda não consegui conhecer tudo, mas espero um dia voltar fora da correria dos meus projetos, para enfim conhecer tudo com calma.
Pyetro, amei as dicas!! Obrigada <3
Carla Boechat, seu blog continua maravilhoso!!! e super atualizado, Parabéns!!!
Eu continuo guiando meus grupos aqui pelas trilhas desse paraíso, estou iniciando um blog
chamado “Dicas Foz” By Nilsa, com dicas básicas, estou a disposição para passeios,
abraços
Nilsa Witt
45 991083151
Parabéns pela matéria incrível. Estou pesquisando sobre passeios em Foz pq minha irmã passará a lua de mel lá. Essa foi sem dúvida a melhor matéria que li. Cheia de detalhes e descrições excelentes. Muito obrigada.
Oi, Joyce! Puxa, muito obrigada! Fico feliz mesmo que as dicas ajudaram.
Que a lua de mel da sua Irma seja incrível <3
Carla querida! Que achado seu blog! Estou pensando em ir para Foz dia 31/3( sábado de Aleluia) e ficar até 14/4!!!! São 13 noites!! Meu aniversário é dia7 de abril! Será que exagerei nos dias? Queria fazer tudo, mas não tenho idéia de preço! Dá para ficar só em Foz ou é necessário passar dias em outros lufares? É nossa primeira vez, eu e meu namarido.
Help!❤️
Oii, Maria Cristina!
Uauuuu, 2 semanas em Foz <3 Que delícia
Você vai curtir tudo com bastante calma, e ainda poderá ir nos países vizinhos
Se quiser, pode fazer fOz como base. MAs como terá muitos dias, eu dormiria umas noites na Argentina também para aproveitar.
Beijossss, boa viagem
Olá Carla!Sua dicas são ótimas Vamos em abril 2018 e tb gostamos de sair um pouco dos roteiros de RESTAURANTES para turistas, embora sabemos que são ofertas legais. Aquelas churrascarias enormes ou restaurantes assim sem muito aconchego, zelo, faltando detalhes que fazem toda a diferença são opções para o úlitmo caso ou em lugares que só temos desse tipo.
Além das que você falou do barreado, pizza e carne teria mais algum de peixe?
Eii, Rosiene! Desculpe na demora em responder.
Sim, também prefiro lugares mais aconchegantes! Puxa, agora nao estou me lembrando de nenhum lugar com mais ofertas de peixe. Você me pegou.. será que algum leitor aqui vai ter uma dica???
Show as dicas, queria acrescentar o salto duplo de paraquedas que é uma aventura irada com o visual incrível da itapu binacional, vale muito a pena!
Oii, Rodrigo!!!
Opa, esse ainda tá na minha lista de desejos!!! Quero fazer na próxima visita a Foz 🙂
Estive em Foz também e conheci um super motorista que me deu muitas dicas, me levou pra muitos lugares e tinha um preço bem legal. O carro dele é bem espaçoso e ele é super divertido. Marcos Bicalho – excelente motorista e preço muito bom. Carro sedan e super confiável – (45) 99124-3045
Ei, Tatiana! Obrigada por compartilhar a sua dica <3
Parabéns pelo post Carla! Foz é magnífica, né?!
Eu e minha namorada viajamos para Foz do Iguaçu em setembro de 2017 e visitamos as Cataratas do Iguaçu tanto do lado brasileiro quanto argentino, adoramos os dois, mas se tivéssemos que escolher só um, com certeza seria o dos nosso hermanos. Descubra o porque no nosso vídeo no Youtube ou no nosso Blog com o comparativo entre Brasil x Argentina:
Youtube: https://youtu.be/6b2Y8n4pWQ8
Blog: https://traveleiros.com/cataratas-do-iguacu-brasil-x-argentina
Fizemos também um post completo sobre todas as atrações de Foz do Iguaçu: https://traveleiros.com/tudo-sobre-a-triplice-fronteira-foz-do-iguacu
Guia de compras no Paraguai: https://traveleiros.com/compras-no-paraguai-o-que-como-e-onde
Marco das 3 Fronteiras: https://traveleiros.com/marco-das-3-fronteiras-argentina-brasil-e-paraguai
Me diz o que você achou do nosso conteúdo? 🙂
Oi, Renan! Obrigada por compartilhar com a gente a percepção de vocês sobre Foz!
Ótimo post, adorei as dicas. Iremos passar uns 6 dias, no caso nos hospedaremos em Foz. Minha dúvida é se daria para conhecer esses lugares na Argentina e no Paraguai sem ter que passar a noite lá, no caso voltando a noite para nosso hotel em Foz, e se daria para fazer isso tudo de ônibus (transporte coletivo).
Agradeço pela atenção!!
Oi, Felipe!
Da sim, é bem pertinho. Da pra você fazer bate-volta e seguir hospedado em Foz sem problema nenhum.
Para passar o dia, dá tranquilo pra usar transporte público. Se for voltar muito tarde, eu veria a opção de um taxi.
Beijos e boa viagem!
Ah legal, obrigado!!
Minha experiência lá foi ótima. Lindo local. Pegamos transporte com um rapaz muito simpático – Marcos – Ele conhece tudo, horários, preços, me levou pra todos os lugares. Segue o tel dele se quiserem – (45) 99124-3045 – Super Indico a cidade e o motorista!!!!
Eu sinceramente tenho uma excelente opção de cidade para viajar, eu fui para Foz do Iguaçu a pouco tempo e encontrei um paraíso na terra. Conheci cataratas, conheci parque das aves, tudo foi ótimo, e lindo! Para ir para o paraguai eu entrei em contato com uma empresa chamada Make Tour, e fiquei num Hotel chamado Vivere Cataratas, ficou tudo num pacote lindo, optei por ir na argentina por conta, paguei um uber e aproveitei a noite. SE NÃO CONHECEM FOZ, VÃO conhecer!
Ps: Links das empresa, inclusive comprei online, atendimento top:
http://www.maketour.com.br/
https://www.hotelviverecataratas.com.br
Oi, Cristopher! Obrigada por compartilhar sua experiência 🙂
olá, adorei seu post, muito esclarecedor, sou de brasília e nao pude deixar de comentar essa parte “comandado pelo Francisco, um nordestino “, desculpa mas só pra esclarecer. Se referir ao estado, porque não existe um povo ou raça “nordestina”. Só a região nordeste. Baiano, pernambucano, cearence são povos diverentes que estão no nordeste. Valeu e muito boa sorte e divertimento nas suas viagens
Oi, Ronaldo. Agradeço o seu comentário.
Aliás, você sabia que existe o dia do Nordestino? É celebrado dia 08 de Outubro.
Beijos!
Ótimas dicas, Carla! Eu sou daqueles que tenta ficar mais próximo o possível das coisas locais, nada muito turístico. Por isso acho a dica das feiras de foz e puerto iguazu excelentes!
Oi, Gustavo! Que bom que curtiu 🙂
Olá Carla boa noite…
Mas onde é melhor se hospedar para curtir tudo isso que você descreve e dá tanta vontade de conhecer esse lugar?
Ei, Val! Sou apaixonada no Concept Design Hostel!
Se você for para Foz do Iguaçu, Não faça nenhum passeio pela Colibri Express | Turismo Receptivo, se o Hotel que estiver hospedado(a), for parceiro dessa Colibri, FUJA, é uma Roubada! São Irresponsáveis, não cumprem com o prometido, no ato da compra do passeio, sequer te dão um comprovante decente para que possas provar que comprou o passeio.
Minha filha, foi vítima da falta de responsabilidade, e compromisso com o turista, por parte dessa Colibri. Minha filha, escolheu o passeio By Night, na Argentina, achava que seria tranquilo, que faria suas compras no Duty Free, que conheceria a fronteira do lado argentino, que encontraria uma feirinha de artesanatos e comidas regionais, conforme lhe foi dito, pelo senhor Renato, responsável pelos atendimentos junto ao hotel, que falou que seriam duas horas no Duty, e o restante dividido na fronteira e feirinha, na realidade, começou a dá errado pelo horário, interrompido por conta do motorista, ir em busca de hospedes de outros hotéis, no mesmo horário que a levaria para a Argentina, o mesmo, dirigia com tamanha brutalidade, parecia conduzir mercadorias de alto impacto, acabou que, o que seriam duas horas, foi uns 35 minutos, a fronteira foi em dez minutos, e pasmem, o pior viria… o tal motorista deixou minha filha, na tal feirinha, sem falar onde a pegava, o lugar parecia mais um prostíbulo, sem nenhuma segurança, com pouquíssima iluminação, com cheiro e comidas de embrulhar o estômago, artesanato? Nenhum…. ela ainda foi perseguida por três homens, que vocês devem bem imaginar o que fariam, por sorte, ela correu bastante, e entrou em uma espécie de bar, que se não tivesse pago, teria sido convidada a sair, depois de cerca de uma hora e meia, conseguiu encontrar o motorista. Enfim, chegou ao hotel duas horas da manhã.
Resumindo, nada fez no maldito passeio, arriscou a vida, e ao fazermos a reclamação, a então responsável pelas vendas daquele horário, bem Irônica, nos disse: “E o que a senhora esperava de um passeio que custa 65,00 reais?” E é assim mesmo que vocês trabalham, enganando, e Satirizando seus clientes? E porque não nos cobraram mais? Teríamos pago, qualquer valor, desde que fosse um passeio DECENTE E SEGURO. Argumentei, mas ainda assim seríamos humilhadas, depois de muita conversa, de ânimos alterados, veio o que seria pra mim o CÚMULO, foi feita uma ligação pra uma supervisora de nome Daniela, que disse ao telefone pra minha filha: ” de onde você é mesmo hen?” Naquela altura, já tinha visto a ficha do hotel, e sabia que éramos Nordestinas, vocês sabem o que isso significa? XENOFOBIA.
Essa senhora sequer cogitou nos devolver a quantia, sequer pensou no que eu passei, junto com meu neto e minha irmã, pela demora do retorno na noite anterior. Isso é INADMISSÍVEL, É CRUEL E DESUMANO.
Prometi a mim mesma divulgar essa humilhação, que esses Canalhas fazem, ENGANANDO E LUDIBRIANDO os turistas, tudo isso com o aval do Hotel Nacional Inn, que também,me negou ajuda, esquivaram-se dizendo que a COLIBRI eram terceirizados, enfim tiraram a sua responsabilidade, porque a COLIBRI, estava e Está dentro do hotel, eles são parceiros….
NÃO FAÇAM NENHUM PASSEIO PELA COLIBRI EXPRESS | TURISMO RECEPTIVO, NEM SE HOSPEDEM NESSE HOTEL NACIONAL Inn, NÃO TEM SERVIÇO DE QUARTO, COMIDA RUIM, ALGUNS FUNCIONÁRIOS ALTAMENTE DESEDUCADOS, MOBILIÁRIO CAINDO AOS PEDAÇOS E PREÇOS EXORBITANTES.
Oi, Dirce! Eu sinto muito pelo que aocnteceu, e deixo seu comentário aqui como um alerta. Obrigada por compartilhar.
Estive em Foz também e conheci um super motorista que me deu muitas dicas, me levou pra muitos lugares e tinha um preço bem legal. O carro dele é bem espaçoso e ele é super divertido. Marcos – excelente motorista e preço muito bom. Carro sedan e super confiável – (45) 99124-3045
Ei, Daniel! Obrigada por compartilhar a sua experiência!
Ola Carla Tudo bem? Eu sou motorista privativo em Foz do Iguaçu e gostaria de sua permissão para deixar meu serviço de transporte aqui. Muitas pessoas querem um serviço diferenciado, com horários flexíveis sem depender de grupos e passeios amarrados, como pessoas com crianças pequenas, deficientes, ou idosos ou até mesmo quem busca mais conforto. Então ofereço meus serviços de transporte leva e traz em carro privado, agradeço muito e quem precisar de qualquer informação sobre Foz ou dicas pode ficar a vontade para entrar em contato comigo. Sidney 045 99805 8411 https://passeiosfozdoiguacu.com.br/. Abraço
Oi, Sidney. Obrigada por compartilhar o seu contato aqui para quem esteja buscando esse tipo de serviço!
Lugares lindos, obrigada por compartilhar.
Feliz que gostou, Maria!
Que descrição boa de um lugar e dicas. Queria ir com você pra viagens. Essa parte de pegar o moto táxi deu um frio na barriga misturado com me chama rsrs
Queria muito indicação de empresa q façam passeios, caso eu ache necessário…
ahaha dá um frio na barriga mesmooo, Thacyane!
Poxa, nao saberia te indicar uma agência! Mas seguindo essas dicas, você consegue fazer bastante coisa por conta própria!