Confesso que essa deve ser a quarta vez que venho a Iquique, praia no norte do Chile, nesses últimos 3 anos. Porém só nessa última visita consegui juntar um material bem legal pra fazer um post completinho com dicas pra vocês. Então vamos lá?

Iquique está no extremo Norte do Chile, na região de Tarapacá, e é parte do Deserto do Atacama. Se você não tinha ideia que o Deserto do Atacama é tão grande, não pode deixar de ler o artigo que tem aqui no blog contando tudo que você pode fazer no deserto mais seco do mundo. O que mais amo em Iquique é que é uma cidade que está entre montanhas com dunas e a praia. Um contraste lindo!

No entanto, não espere praias tipo Caribe. A água do mar aqui é fria, como em qualquer parte do Chile. Mas isso não faz esse destino menos interessante. Conto aqui nesse artigo o que fazer em Iquique e como aproveitar ao máximo esse destino chileno.

Uma delícia a orla de Iquique, pra caminhar, pra andar de bicicleta, de patins, pra admirar o por do sol…

Iquique, aliás, foi a minha primeira parada em uma viagem de 4 meses percorrendo o Chile de Norte a Sul, indo do Deserto do Atacama até a Patagônia!

Quando ir a Iquique

A alta temporada por aqui é, definitivamente, o verão. Nessa época você vai ver uma cidade cheia, com muita gente na praia, e os preços também vão ser um pouco mais altos.

Mas, caso você passe por Iquique em outra época do ano, ainda terá o que fazer. Mas traga casacos e esqueça o biquíni, pois dá uma esfriada e não rola curtir a praia.

Como chegar a Iquique

Você pode ir pra Iquique em avião a partir de Santiago pagando desde uns 50 reais pela passagem aérea. Se esse for o seu caso, recomendo, claro, pesquisar com alguma antecedência pra encontrar bons preços.

Outra maneira de chegar a Iquique é de ônibus, já que existem ótimas empresas no Chile que oferecem uma viagem confortável. Eu fui de ônibus saindo de San Pedro de Atacama com a empresa Pullman e paguei 10.000 pesos chilenos na passagem (foram umas 7 horas de viagem).

O que fazer em Iquique

Aqui há várias opções legais de passeios e de coisinhas pra fazer!

Rua Paseo Baquedano

Essa é uma rua para pedestres, com diversos cafés, restaurantes, bares e lojinhas. Certamente você vai passar por aqui mais de uma vez durante a estadia em Iquique. Se você curte sair à noite, esse também é o lugar pra isso.

Antiga salitrera Humberstone

Essa foi uma das salitreras mais importantes de todo Chile no início do século 19 e hoje é um povoado fantasma, onde ninguém mais vive, e que está aberto a visitação. O lugar não tem nada de fantasmagórico (pelo menos de dia hehehe), e vale a visita pra conhecer mais da história do Chile.

Essa região, por exemplo, já pertenceu ao Peru e o salitre, que já foi considerado o “ouro branco” por ter sido a principal atividade de exportação no Chile na época, deu origem até mesmo a uma guerra (a do Pacífico).

É um passeio que pode ser feito com agência ou por conta própria. A vantagem de fazer com agência é que é um passeio mais completo, que vai também a Pica, um oásis no deserto. O preço mais em conta que vi foi 25.000 pesos chilenos (há vátias agências na rua Baquedano).

Eu optei por ir de van, que custa 2.000 pesos chilenos cada trajeto e te deixa na beira da estrada, daí você tem que andar uns 10 minutinhos pra chegar na entrada da antiga salitrera.

Andar por Humberstone é uma viagem no tempo, recomendo reservar no mínimo uma hora lá dentro

Laguna Roja

Não fiz esse passeio, mas confesso que fiquei na vontade! As fotos dessa lagoa são bem lindas, e pelo que entendi precisa ir com agência, pois é bem longe de Iquique e o passeio dura um dia inteiro. Geralmente visitam também os Petroglifos de Chillaiza, os povoados de Camiña e de Noma e as Lagunas Roja (vermelha), Amarilla e Verde.

Sandboard nas dunas

Mais um passeio que você pode fazer com agência. Não vou indicar nenhuma agência aqui, pois não conheci o serviço de nenhuma delas. O hostel em que me hospedei, por exemplo, vendia esse passeio. Me amarro demais em levar vários tombos tentando fazer sandboard e acho que esse é um super passeio!

Parapente

Se você pegar um dia aberto e bonito em Iquique, procure saber sobre esse passeio. COm certeza vai ter uma vista inesquecível da praia!

Aula de surf

Você vai ver que na praia, em especial na Praia de Cavancha, há várias placas indicando que oferecem aulas de surf ou até aluguel de prancha de SUP.

Praia de Cavancha

Aliás, essa é a praia principal de Iquique. Se estiver calor, não deixe de curtir uma tarde ali e ver o por do sol – que é espetacular! Uma ótima dica dessa praia: no Chile é proibido beber álcool nas ruas, mas aqui eles vendem mojito! Sim, muitos vendedores vão passar te oferecendo mojito. Aproveite! hahaha

Estava nublado, mas e daí? Haha tomamos vários mojitos e aproveitamos a praia Cavancha
  • Dica importante: as agências de turismo em Iquique fecham aos domingos!

Onde ficar em Iquique

Aquela dúvida de sempre, né? Minha dica em Iquique é ficar próximo da rua Paseo Baquedano. Assim você poderá fazer muitas coisas a pé! Eu escolhi o hostel Feel Iquique, que é de um amigo meu. A localização é impecável, de frente pra praia e coladinho na Baquedano. O WiFi também funcionava muito bem. Os quartos são bem simples, mas poderiam estar mais limpinhos, e o hostal conta com cozinha compartilhada. É uma boa opção se você quer conhecer gente animada, pois o staff realmente dava o clima do lugar.

Outro hostel que eu curti demais (não me hospedei, mas pedi pra entrar e dar uma olhada haha) foi o Aotea Hostel. Se você está buscando um pouco mais de conforto, dê uma olhada no Departamento Edificio Neo. Já se quer mais luxo, o Gavina Sens Iquique é um 5 estrelas bem localizado de frente pra praia de Cavancha!

Essa foto é no Feel Iquique, logo atrás de mim está a porta que dá de frente pro mar

Onde comer em Iquique

Já te adianto que Iquique é um ótimo lugar pra comer bem! Vamos às dicas?!

Hell

Esse é um bar temático bem legal na Paseo Baquedano, que fica também como dica pra sair à noite, pois é bem animadinho. Amei demais os tacos que servem aqui e que têm ótimo preço (dividi com uma amiga!). A batata frita com muito queijo também é ótima pedida. E pra beber recomendo a tábua de mojitos, que são 4 de diferentes sabores.

Rodizio de mojitos! Haha Recomendo pedir essa tábua no Hell se estiver em pelo menos duas pessoas pra dividir

Bulldog

Também é mais um barzinho maneiro na Paseo Baquedano, ótimo pra uma cerveja acompanhada de hambúrguer! Toca rock e costuma encher à noite. Curti!

Barsóvia

Já te falei que quase tudo fica na rua Baquedano? Haha Pois é! No Barsóvia às vezes rola música ao vivo e mais legal é que têm uma varanda grande no segundo andar, que fica bem animada à noite. Recomendo o ceviche daqui, que é feito com peixe fresco.

Soul Café e Restaurante

Adivinha onde fica? hehe É uma opção legal de almoço em conta, já que o menu (entrada + prato principal) sai a 3.990 pesos chilenos. As saladas aqui também são muito gostosas, e o peixe era fresco do dia.

Cavancha Super Market

É um mercado gourmet que também vende salgados, sanduíches, sucos e cafés. Pro café da manhã, por exemplo, têm uma opção de suco natural + café + sanduíche em pão ciabatta por 2.850 pesos chilenos.

Mahalo Good Food

Apenas amei esse lugar! E se você está com saudade de açaí, corre pra cá que eles têm um do bom! O ruim é que muitas vezes passei por aqui e estava fechado. Mas valeu demais as várias tentativas de ir lá. Recomendo também a torta de cenoura com manjar (doce de leite). Dos deuses!

Yunis Berkah

É um restaurante bem simples e que serve comida indiana! E de verdade, o tempero era delicioso. Sou apaixonada por essa culinária! É ótima dica pra um almoço baratinho, o menu de entrada + prato principal saiu a 2.500 pesos.

Se liga que gostoso o café da manhã no Mahalo Good Food! Mas o melhor mesmo foi tomar um açaí no Chile rsrs

Iquique é perigoso?

Vou finalizar esse artigo falando sobre a segurança em Iquique. Na região de Playa Cavancha me senti segura. No entanto, à noite recomendo uma atenção extra. Já no entorno do terminal de ônibus não recomendo ir à noite, pois é bem perigoso. Vá somente de dia.

Aos fins de semana a praia de Cavancha costuma encher! Não deixe de esperar o sol se por no Pacífico.

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui