Se você está planejando uma viagem pelo Chile, certamente ouviu falar de Bahia Inglesa, certo? Essa é uma das mais famosas praias chilenas, e também uma das mais lindas. Eu estive aqui pela primeira vez em 2017, e agora voltei enquanto faço minha rota cruzando o Chile de Norte a Sul, quatro meses viajando do Deserto do Atacama até a Patagônia.

Aliás, essa região de praias ainda é parte do Deserto do Atacama e é isso o que mais amo aqui, o contraste do encontro do deserto com o mar. E por que no título eu falo de Bahia Inglesa e também de Caldera? Pois Caldera é uma ótima opção mais econômica que está a apenas 5km de Bahia Inglesa.

Decidi dormir 3 noites em Caldera, usando esse lugarejo como base para explorar a região. É uma boa opção, e Caldera também é bem fofinha e tem uma infra legal de supermercado, pequenos restaurantes e cafés, museus.

O Circuito Costero do Chile é uma linda região de muitas praias e que vale a visita!

Quando ir a Bahia Inglesa e a Caldera

A alta temporada por aqui é, definitivamente, o verão. Nessa época você vai ver uma cidade mais cheia, com muita gente na praia, e os preços também vão ser um pouco mais altos.

Mas, caso você passe por Caldera/Bahia Inglesa em outra época do ano, ainda terá o que fazer. Mas traga casacos e esqueça o biquíni, pois dá uma esfriada e não rola curtir a praia.

Ir à praia de calça, casaco e sapato? Normal no Chile! hahaha Estive nessa região em Outubro e estava frio

Como chegar a Bahia Inglesa ou a Caldera

Você pode ir pra essas praias em avião a partir de Santiago para Copiapó pagando desde uns 50 reais pela passagem aérea. Se esse for o seu caso, recomendo, claro, pesquisar com alguma antecedência pra encontrar bons preços. Depois de Copiapó até Caldera ou Bahia Inglesa dá pouco menos de uma hora de carro ou ônibus.

Outra maneira de chegar a Caldera é de ônibus, já que existem ótimas empresas no Chile que oferecem uma viagem confortável. Eu fui de ônibus saindo de Iquique com a empresa Andes Mar e paguei 20.000 pesos chilenos na passagem em semi cama (foram quase 15 horas de viagem). Dica: o site Recorrido.cl é uma boa opção para buscar passagens terrestres no Chile.

Atenção: ao comprar a passagem de ônibus, pergunte se vão te deixar dentro de Caldera ou no “cruce” (na beira da estrada). O meu, por exemplo, me deixou no cruce e eu fui andando até o hostel – não era longe, deu tipo 1,5km. Porém se te deixarem dentro da cidade é melhor (me disseram que a Turbus faz isso).

Fiz muita coisa a pé e de ônibus, mas também tive a sorte de encontrar amigos que me levaram de carro a várias praias

Onde ficar: em Bahia Inglesa ou em Caldera?

Bom, já fiz uma pequena introdução acima, né?

Bahia Inglesa

Bahia Inglesa é o balneário mais badaladinho e mais turístico da região, então lá você naturalmente encontra opções mais carinhas mesmo. Vale a pena se hospedar em Bahia Inglesa se você quer ficar no burburinho e não se importa de pagar a mais pra isso.

Dicas de onde se hospedar em Bahia Inglesa: no Cabañas Paraiso, que está de frente pra praia, ou no Hotel Rocas de Bahia, um 4 estrelas que é Bestseller no Booking.

Amo que o mar de Bahia Inglesa é desses de água transparente e azul. E é um pouco menos frio que a média no Chile! A distância de Bahia pra Caldera é de 5km.

Vejam só que linda é a praia de Bahia Inglesa, de mar azul claro e areia branquinha!

Caldera

Já Caldera tem mais cara de vila de pescadores, com vários barcos atracados na beira da praia.

Em Caldera eu me hospedei no Hostal Cactus e achei ótima opção! Bem localizado, super limpinho, as camas são ótimas, os banheiros também e a diária já inclui o café da manhã. Ah, e tem um supermercado quase na frente do hostel! É tipo uma pousadinha, e contam com quartos privados. Gostei tanto que fiquei mais do que eu havia planejado.

Já o Hotel & Cabañas el Mirador é uma das opções mais sofisticadas de Caldera – vale dizer que em Caldera há muitos hostels e nenhum hotel de luxo.

Foto do museu principal de Caldera, um dos pontos turísticos da cidade

Dica extra!

Já se você ama um cantinho roots, menos turístico e bem tranquilo, considere ficar em Bahia Loreto. Eu estou simplesmente apaixonada por essa praia, com pouquíssimas casas e ruas de areia e nada de asfalto. Conquistou meu coração e não podia deixar de dar essa dica!

Loreto é tão pequenininha, que nem está no Booking. Porém tem algumas opções no Airbnb! Deixo aqui o link de algumas casas e domos que encontrei no Airbnb: cabaña com vista pro mar, casa Bahia Loreto, casa Loreto, domos glamping, cabaña a poucos minutos da praia.

Eu me apaixonei por Bahia Loreto, e numa próxima visita com certeza vou me hospedar aqui!

O que fazer em Caldera ou Bahia Inglesa

Curtir muito e muito as praias com certeza é a dica mais óbvia! Haha Mas também rolam outras atividades por aqui. Então vou separar esse tópico em dois: Caldera e Praias. Considerando um dia para Caldera e outros três dias para as praias abaixo, você completa 4 dias de programação nessa região.

O que fazer em Caldera

Museu Casa Tornini

Centro cultural que faz uma viagem ao passado contando toda a história de Caldera. As visitas guiadas (2.500 pesos chilenos) acontecem somente duas vezes ao dia: entre 1 de Janeiro e 28 de Fevereiro acontece às 12h e às 20h e entre 1 de Março e 31 de Dezembro acontece às 11h30 e às 16h30. Fora desses horários o museu fica fechado.

Museu Paleontológico

Fica dentro de um galpão instalado na antiga estação ferroviária, bem em frente ao mar e a entrada custa apenas 1.000 pesos. Não abre às segundas-feiras.

Mercado de Peixes

Ao lado do museu Paleontológico está o mercado de peixes, sempre uma boa opção pra comprar as pescas fresquinhas do dia!

Que praias visitar

Bahia Inglesa

Claro, pra mim parada obrigatória. Vá pra passar o dia, e ao entardecer escolha um dos restaurantes de frente pra praia para comer peixes frescos e tomar uma cervejinha ou um pisco sour.

Bahia Loreto

Se você for andando ou de bicicleta desde Caldera a Bahia Inglesa, vai passar por essa pequena praia. Vale a pena desviar o caminho e dar um passeio por aqui! Assim você conhece ambos lugares em um mesmo dia.

Playa La Virgen

Considerada uma das praias mais lindas do Chile, você pode ir em tour saindo de Caldera. Vi preços de passeio de dia todo a partir de 15.000 pesos chilenos.

Chorrillos

Meus amigos chilenos me levaram pra conhecer essa praia e eu fiquei hipnotizada! Ao chegar, você estaciona o carro e depois precisa fazer uma trilha bem rápida. Visual muito diferente e contrastante, onde você vê claramente o encontro do deserto com o mar.

Parque Nacional Pão de Açúcar

Estive aqui há dois anos atrás e te conto que é um parque super lindo na beira da praia. Também há agências que levam em passeios de dia inteiro, com preços a partir de 25.000 pesos chilenos.

A praia de Chorrillos foi uma grata surpresa, muito diferente das outras praias que já visitei no Chile

Onde comer em Caldera e em Bahia Inglesa

Em Caldera gostei do café do Caffe Museo – recomendo provar as tortas! Outra dica é dar um passeio na orla à noite, pois há vários foodtrucks. Por ali também rolam uns barzinhos animados nos fins-de-semana.

Já em Bahia Inglesa você pode ir no La Piojera de Bahia, que tem preços mais amenos, mas não está de frente pra praia. Logo na frente também está o Naturalia, onde as empanadas são muito gostosas. De frente pra praia você encontra várias opções – eu acabo sempre indo no Rocas de Bahia, pois gosto da música ambiente.

Não posso deixar de recomendar que você prove os ostiones, marisco chileno delicioso e abundante nessa região

Caldera e Bahia Inglesa são perigosos?

Não, são lugares pequenos e bastante tranquilos. Claro que um turista sempre deve estar atento, em especial na alta temporada e porque no Chile acontecem muitos furtos. Mas esses foram lugares onde circulei sozinha até mesmo à noite e me senti bem segura.

Que tal esse fim de tarde com o sol se pondo no Oceano Pacífico? Um dos grandes espetáculos da natureza no Chile

2 Comentários

  1. Olá

    Carla, quero conhecer Bahia inglesa

    quanto tempo é do aeroporto Copiapó a Bahia inglesa? Tem ônibus perto você sabe? Não achei nada

    Outra coisa, sou vegetariana na Bahia Inglesa será que vou passar raiva?

    E por lá tem supermercados de fácil acesso?

    Abs e parabéns pelas aventuras

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui